Cultura dos índios Puris será tema de encontro em Visconde de Mauá – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCulturaCultura dos índios Puris será tema de encontro em Visconde de Mauá

Cultura dos índios Puris será tema de encontro em Visconde de Mauá

Aline Rochedo e Marcos Apoena contarão o universo e tradições dos Puris em Mauá - Foto: Rachel dos Santos

Cultura dos índios Puris será tema de encontro em Visconde de Mauá

A cultura dos índios Puris será tema de uma roda de conversa que acontecerá no Centro Cultural Visconde de Mauá  no próximo sábado, dia 16. O evento contará com as presenças de Aline Rochedo Pachamama e Marcos Apoena Puri, que contarão um pouco sobre a história da tribo indígena. O encontro será às 16 horas.

A dupla trabalha engajado na causa da valorização e preservação da cultura indígena. Aline Rochedo é indígena Puri.  Poeta e escritora, ela é a idealizadora da Pachamama editora. Também é Mestre em Historia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda em História Cultural pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Também participa do Movimento dos Povos Originários em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, elaborando projetos em prol da divulgação da cultura Indígena.

Também da etnia Puri, Marcos Apoena é responsável pelo espaço Inhã uchô-Piau, em Minas Gerais. Praticante fluente do idioma Puri, da matriz Macro-Jê, Marcos é conhecedor da cultura Puri e de diversas etnias. Tradutor de idiomas indígenas e escritor da Pachamama editora. “O idioma marca a presença de um povo, é um patrimônio imaterial e, por isso, nós sempre abrimos as nossas falas cantando, fazendo referência a esse idioma que hoje a gente pode registrar em livros, que é o nosso trabalho”, ressaltou Aline.

Dupla indígena realizam palestras onde falam sobre a cultura Puri – Foto: Rachel dos Santos

Segundo Apoena, o objetivo das rodas de conversa “é o de dialogar, interagir e mostrar quem somos”. “E ter através desse diálogo essa aproximação para que a gente possa continuar caminhando juntos em prol de alguns avanços para a nossa etnia fazendo essa troca de sabedorias”, afirmou.

Para a diretora do CCVM, Márcia Patrocínio, a Roda de Conversa será uma oportunidade para que a população em geral tenha mais conhecimento sobre a etnia formadora do  povo brasileiro. “Será um bate papo muito interessante sobre cultura, ancestralidade e tradição dos índios Puris.  A conversa está aberta a todos que se interessam por educação, cultura e pela causa indígena”, destacou a diretora.

O Centro Cultura Visconde de Mauá fica na Avenida Wenceslau Braz, 699.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar