Cartão Postal de Barra Mansa completa 60 anos – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEspecialCartão Postal de Barra Mansa completa 60 anos

Cartão Postal de Barra Mansa completa 60 anos

Cartão Postal de Barra Mansa completa 60 anos

O mais famoso cartão postal de Barra Mansa, a Ponte Ataulpho Pintos dos Reis (Ponte dos Arcos), completou 60 anos de construção neste feriado, 1º de maio.  O gerente de Patrimônio Cultural, Nikson Salem, relembra da história da construção do principal símbolo do município.

“A Ponte Ataulpho Pintos dos Reis foi construída e inaugurada (em 1º de maio de 1958) na gestão do prefeito Engenheiro Leonísio Sócrates Batista e foi uma reivindicação dos moradores do bairro Ano Bom, que estava em franco crescimento. Sem recursos para realizar a construção, Leonísio pediu ajuda ao então Governador do Estado do Rio de Janeiro, Miguel Couto Filho. O Estado, na época, tinha dívidas com o município e pagou com a construção da ponte. Quem intermediou a negociação foi o ex-prefeito de Campos, Salo Brand, que era amigo do prefeito Leonísio e do Governador Miguel Couto”, conta Salem.

Em homenagem ao prefeito, o primeiro nome do cartão postal é Ponte Engenheiro Salo Brand. Posteriormente, através da deliberação nº 883, de 19 de julho de 1968, o então prefeito Marcelo Drable, rebatizou a ponte com o seu atual nome.

“Um fato na história chama a atenção. Na madrugada de 11 de maio de 1982, o vão principal cedeu e teve que ser reconstruído, sendo a obra terminada e entregue à população em 17 de junho de 1984; gestão de Luiz Amaral, e contou com a presença do governador Leonel de Moura Brizola”, informa o historiador.

Tributo à ponte

Para comemorar a data, a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-BM), a Academia Barra-mansense de História (ABH) e o Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal) fizeram um tributo à ponte, com homenagens e rememorações da história da cidade. O evento foi realizado na Beira Rio, tendo a homenageada ao fundo.

Para Denyse Singulani, presidente da Aciap-BM, comemorar o aniversário da construção é celebrar a história de Barra Mansa. “A Ponte dos Arcos é o símbolo e cartão postal da nossa cidade e merece ser celebrado. Muitas pessoas, principalmente as mais jovens, não conhecem a nossa história, então nos sentimos na obrigação, como entidade da sociedade civil, de manter vivo esse apreço pelo patrimônio histórico e principais marcos de Barra Mansa”, afirmou Denyse.

Para o presidente do Grebal, Rozan Silva, Ataulpho foi homenageado. Não somente por ser um bom vereador, mas por ter conseguido recursos para a construção. “Há reportagens relatando encontros de Ataulpho com o vereador solicitando a ponte, e outras importantes obras para o município, como a estrada da Colônia”, destaca.

A sede do Grêmio está localizada em frente à Ponte do Arcos, fato que, de acordo com Rozan, fortalece a conexão entre a instituição e a história que a construção representa. “Há 38 anos, os grebalistas lançam seus livros e promovem a literatura, com a maravilhosa vista da Ponte dos Arcos. Ela está presente em cada fotografia dos nossos eventos e é fonte de inspiração para contos, crônicas, sonetos e poesias de nossos autores, além de ser um ponto de referência para se chegar a nossa sede. Desta forma, não poderíamos deixar de homenagear este importante marco da nossa história”, destaca Rozan.

Presente no evento, a filha de Ataulpho, Maria Aparecida Souza Reis, agradeceu a todos pelo tributo ao pai. “Meu pai foi um grande amante de Barra Mansa, lutava por essa cidade. Ver a ponte é saber que ele está feliz”, agradece Maria.

Classifique essa Notícia
Comentários
  • Infelizmente nada mudou em sessenta anos só temos a mesma foto para mostrar sinal que a nossa cidade infelizmente não mudou nada.

    02/05/2018
  • Será que o viaduto que está parado em construção vai demorar esse tempo todo para terminar pois a beira rio dizem que foi urbanizada entre aspas e pelo jeito vai para o mesmo caminho pois ate agora so serviu de enfeite daqui a pouco tem que reformar.

    02/05/2018

Comentar