Artesãos participam de curso de capacitação com artista plástico Cocco Barçante – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEconomiaArtesãos participam de curso de capacitação com artista plástico Cocco Barçante

Artesãos participam de curso de capacitação com artista plástico Cocco Barçante

O artista plástico trabalhou no curso a temática do Design no artesanato - Foto: Divulgação

Artesãos participam de curso de capacitação com artista plástico Cocco Barçante

BARRA MANSA

Uma série de encontros com o artista plástico Cocco Barçante está sendo realizada com cerca de 100 artesãos da cidade. O curso faz parte da capacitação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap) e o Sebrae, visando a participação desses profissionais na 20ª Feira de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul), que será realizada no mês de agosto. O artista plástico trabalhou no curso a temática do Design no artesanato.

O curso é gratuito e acontece todas as terças-feiras, 9 e 18 horas, na Aciap. A previsão é que ele termine no mês de julho. Os artesãos estão participando de diversas oficinas de aprimoramento divididos em dois setores principais: gestão de negócios, que compreende conhecimento acerca de controle financeiro, planejamento e estratégia de mercado; e Aprimoramento de produtos, que abrange o conceito de identidade.

Segundo a analista do Sebrae, Fabiana Ramos, após essa formação, os profissionais estarão mais seguros e preparados para apresentar seus produtos na Flumisul. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, o artesanato tem se tornado uma complementação da renda ou até mesmo a principal fonte econômica de várias famílias e, isto foi um dos motivos para que novas formas de capacitação fossem aplicadas à atividade no município. “Nós percebemos que muitas famílias estão vivendo através da renda gerada pelo artesanato, por isso foi preciso investir nessas capacitações e cursos. E já é possível perceber a diferença dos artesãos no contato com o cliente, na forma de apresentação do produto e na qualidade em si”, afirmou.

COCCO BARÇANTE

Cocco Barçante tem mais de três décadas dedicada às artes plásticas. É um dos mais respeitados profissionais da área. Fundou em 2013 a Casa de Cultura em Petrópolis, onde vive. Em 2014 passou a abrigar também o Museu do Artesanato no local, primeiro do ramo no Estado do Rio de Janeiro. Cocco é formado em Design de Moda e com diversas especializações na área. “Conhecer mais sobre o Design permite a criação de novos produtos e incentiva a formação de uma identidade local nos produtos artesanais. Esse diferencial se torna um atrativo para apresentar na Flumisul”, disse.

Segundo o artista plástico, o Design é uma ferramenta de mercado que tem influenciado no aumento da renda para os artesãos e abre novas possibilidades. “O resultado desse curso é visto no produto final, seja através da diversificação da linha, como também pela oferta de conhecimento teórico da área em que estão atuando”, declarou.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar