Alunos expõem projetos inovadores na Olimpíada do Conhecimento – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoAlunos expõem projetos inovadores na Olimpíada do Conhecimento

Alunos expõem projetos inovadores na Olimpíada do Conhecimento

Alunos da região participam da Olimpíada em Brasília//Divulgação

Alunos expõem projetos inovadores na Olimpíada do Conhecimento

SUL FLUMINENSE

Luva tradutora de Libras, sistema autônomo de irrigação com reaproveitamento de água da chuva e balança de medição de gás para evitar fraudes. Esses são alguns dos projetos inovadores que alunos do Senai e Sesi  estão expondo no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento. Com novo formato, o objetivo é mostrar a importância da indústria para a sociedade do futuro.

Desenvolvida por estudantes dos cursos de Mecânica e Mecatrônica do Senai Resende, a Luva tradutora de libras foi criada a fim de aprimorar a comunicação entre pessoas com deficiência na fala e a população. Eles desenvolveram um dispositivo em formato de luva capaz de decodificar os sinais em libras. Acoplada a componentes eletrônicos e sensores, a luva faz a leitura da linguagem em libras e traduz, simultaneamente, em um display via comunicação sem fio.

Os alunos que cursam o Ensino Médio Articulado do Sesi Resende, em conjunto com curso de Mecatrônica do Senai, apresentam um sistema automatizado que reaproveita a água da chuva. O Hidro Hortus é um sistema autônomo que não só reduz o consumo de água, como também o esforço físico humano na irrigação de hortaliças orgânicas. A partir de componentes eletrônicos, o sistema é programado para captar a água da chuva e irrigar a horta diariamente sem interferência humana.

Já os estudantes do Sesi Barra Mansa expõem a Balança de Medição de Gás. O equipamento, que participou da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em 2017, propõe solução tanto para consumidores quanto para empresas. Ela pode servir para uso doméstico, ao informar sobre a quantidade de gás que ainda está dentro dos botijões, ou para auxiliar empresas distribuidoras do produto no processo de certificação e controle de fraudes.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar