Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

PALESTRA GRATUITA SOBRE E-SOCIAL

Finalmente, depois de tanto adiar, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) entrou em vigor em 8 de janeiro deste ano. O sistema obriga os empregadores a comunicar ao governo, de forma unificada e eletrônica, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Para abordar mais sobre o sistema e esclarecer dúvidas dos empresários, a Aciap Barra Mansa, em parceria com a Verdes Mares Contabilidade, promove no próximo dia 28, a palestra ‘Preparando sua empresa para o e-Social’. O evento acontece a partir das 19 horas, no auditório da entidade, e é gratuito. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas antecipadamente por meio do telefone (24) 3323-4861. A Aciap-BM fica localizada na Avenida Domingos Mariano, 196, Centro.

PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda vai qualificar e aperfeiçoar profissionalmente 4.130 trabalhadores em 27 cursos distribuídos em todo o estado ao longo deste ano. O projeto terá verba de R$ 3,3 milhões do Programa Brasileiro de Qualificação Social Profissional (Qualifica Brasil), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além da participação de universidades, ONGs e empresas captadas em convênios sem ônus. Os cursos são totalmente gratuitos. Para estar apto a participar do programa, o trabalhador deve se dirigir a uma unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ), se inscrever ou atualizar seu perfil no banco de dados. Em 2017, a secretaria qualificou 2.214 pessoas em mais de 40 cursos realizados nas duas Casas do Trabalhador (Manguinhos e Ilha do Governador) e por meio de convênios com a Universidade Castelo Branco (UCB), da Organização Não Governamental (ONG) Favela Mundo e da empresa de conservação Clean Soluções.

CAPACITAÇÕES

Entre as propostas de qualificação, o trabalhador irá encontrar formação e aperfeiçoamento para Porteiro e Vigia; Encarregado de Limpeza; Gestão de Segurança Patrimonial; Técnica de Vendas; Motivação para o Mercado de Trabalho; Grafite; Maquiagem Social; Decoração de Unhas; Turbantes e Tranças Afro; Fantasias e Adereços; Maquiagem Artística; Noções Básicas de Marketing; Metodologia 5S; Gerenciamento de Mídias Digitais; Técnicas de Vendas; Gestão Profissional; Atendimento ao Cliente; Excel e  Word; Noções Básicas de Inglês; Noções Básicas de Francês; Preparação para Entrevistas de Empregos; Assistente Administrativo; Consultor de Vendas ( Vendedor de Comércio Varejista); Cuidador de Idosos; Eletricista e Instalador de Baixa Tensão; Reparador de Telefone.

OUTROS CURSOS

As capacitações ainda serão feitas ainda para Profissional de Hotelaria (Porteiro de Hotel, Recepcionista de Hotel, Camareiro de Hotel); Profissional de Varejo (Operador de caixa e repositor); Profissional de Conservação e Limpeza; Profissional de Produção (Alimentador de linha de produção e tecnólogo em logística e transporte); Barbearia; Design de Sobrancelha; Cestaria em Jornal; Artesanato (Diversos); Empreendedorismo; Agente Social Comunitário; Fotografia; Maquiagem; Laços e fitas decoradas; Curso de Alemão/URFJ; Relógios em Jornal;  Laboratório de Corte e Costura; Bijouterias; e Cursos de Gastronomia Sustentável.

ACADEMIA DA VIDA

Duas novas disciplinas entraram na grade de ensino da Academia da Vida de Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, para atender ainda mais os idosos. Mais de 200 alunos participaram da aula inaugural, na segunda-feira, 19, que contou com a participação dos professores e também com uma breve introdução sobre duas novas disciplinas que vão entrar na grade deste ano. As duas disciplinas incorporadas à grade foram o Programa de Apoio Voluntariado (PAV) que tem como objetivo, apoiar os alunos que desejam atuar na parte de voluntariados em programadas e de instituições da cidade e o Projeto Escola Sustentável (PES), que visa basicamente trabalhar o meio ambiente e as possíveis mudanças da sociedade em relação à natureza.

CONTRA A EXPLORAÇÃO INFANTIL

A Corrida ‘Federal Kids’, que acontece no dia 25 de março, um domingo, na Rua de Lazer, está com inscrições abertas. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Polícia Federal. O objetivo é conscientizar sobre a importância do combate à pedofilia e a exploração infantil. A corrida vai ser realizada das 8 às 12 horas, na Rua de Lazer, no bairro Aero Clube. Vale lembrar que, Volta Redonda é a primeira cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro a realizar o evento. Interessados podem se inscrever no site www.federalkids.com.br. A corrida é promovida pela Fundação Brasileira de Ciências Policiais (FBCP), pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Federal e pela Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol). É um evento apartidário, mas que conta com o apoio da prefeitura.

DIVIDIDA POR IDADES

A Corrida ‘Federal Kids’, que acontece no dia 25 de março em Volta Redonda, será dividida por idades. A ideia é possibilitar que todas as crianças, com autorização dos pais e responsáveis, participem. A primeira etapa é para crianças de até seis anos, em um percurso de 600 metros. Em seguida, na faixa etária de 7 a 10 anos, o percurso de um quilômetro e a terceira será de 1,5 quilômetro para os jovens de 11 a 14 anos. As crianças precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis para participar da competição. Terá ainda a caminhada da família de dois quilômetros.

EXPOSIÇÕES

No dia da Corrida ‘Federal Kids’, em Volta Redonda, haverá participação de algumas entidades. Entre elas a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), que fará uma exposição de veículos militares e de materiais bélicos. O quartel do Corpo de Bombeiros também fará uma exposição de viaturas, além de palestras educativas sobre as atividades dos bombeiros.

A Polícia Militar estará presente como o Programa Educacional de Resistência às Drogas. A Guarda Municipal e a Defesa Civil também farão exposições com seus materiais de trabalho e apresentação. Já a Ordem de Advogados do Brasil de Volta Redonda (OAB-VR) e a Fundação CSN também estarão participando do evento.

PALESTRA SOBRE LIDERANÇA

O Sebrae/RJ promove na próxima segunda-feira, em Resende, a palestra Técnicas e Ferramentas de Coach. O evento acontece na sede da CDL Resende, às 19 horas. A palestra é gratuita e voltada para as empresas que desejam capacitar sua equipe para o desenvolvimento de líderes. Durante o evento, será apresentado o programa Sebrae Mais Líder Coach, que visa a capacitação na utilização de técnicas e ferramentas do coach na busca da alta performance de suas equipes. A CDL Resende fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 355 – 3º andar. Informações e inscrições pelo email [email protected] ou telefones: 0800 570 0800 e 24 3383-4000.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Visando comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de Março, o Sider Shopping, em Volta Redonda, estará promovendo, durante três dias, ações dedicadas à saúde e a beleza da mulher. Nos dias 8,9 e 10, de quinta-feira a sábado, na Praça de eventos do Piso S, as mulheres terão à disposição, diversos serviços gratuitos, como Quick Massage (massagem rápida), aferição de pressão arterial, medição de glicemia, spa dos pés, maquiagem e limpeza de pele. Para realizar o evento, o Sider  conta com a parceria da Escola ITEC – Instituto Tecnológico de Capacitação e O Boticário.

FORMA DE HOMENAGEAR

Em relação às atividades que o Sider Shopping, em Volta Redonda, estará realizando entre os dias 8 e 10 de março, a gerente de Marketing do estabelecimento, Camile Teixeira, disse que é uma forma de homenagear a todas as mulheres, que muitas vezes se desdobram em múltiplas jornadas. Desta maneira, segundo ela, o Sider convida a cada uma delas que separe alguns minutos do seu dia, para cuidarem da sua saúde e beleza, relaxando a mente e fortalecendo a autoestima. “Esperamos a participação de mulheres não só de Volta Redonda, mas da Região Sul Fluminense”, disse Camile, lembrando que os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e os serviços, gratuitos, estarão disponíveis nesses três dias sempre nos horários das 14 horas às 21 horas, na Praça de eventos do Piso S.

DISPUTA ACIRRADA

Sábado foi dia de sequência a Copa Angra Basquete. Ocorreram mais dois jogos, válidos agora pela segunda rodada, e mais uma vez na quadra do Ginásio do Cepe, na Vila Residencial da Petrobras. E quem agora está na liderança sozinho é o Basket Resende, que venceu o Rubro Negro por 60 a 47 em seu segundo jogo seguido, e está em primeiro lugar na classificação geral, com quatro pontos ganhos. O time das Agulhas Negras já assegurou sua presença nas semifinais da Copa.   No segundo jogo, uma disputa duríssima e uma grande partida. A vitória foi do Basket Master Angra sobre o GilDivers Paraty, pelo placar de 81 a 75, diferença de seis pontos, com o primeiro tempo terminando com o placar de 41 a 37 para o Basket Master Angra. Mas a emoção mesmo ficou para a reta final do jogo. Os últimos dois minutos da partida foram de uma grande batalha, e os detalhes decidiram o jogo, onde quem errou menos levou a vitória.

UM FATO NA FOTO

Horário integral

Mães de alunos de colégios de Barra Mansa localizados no bairro Vista Alegre (Escolas Municipais Padre Anchieta; Eliete de Oliveira Ferreira e Leonel de Moura Brizola), protestaram contra o horário integral nas unidades de ensino. Com cartazes, demonstraram descontentamento pela mudança, que começa no dia 1º de março. Para as responsáveis, a adesão dos estudantes à ampliação do ensino deveria ser opcional. A cena foi registrada sábado pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, na Avenida Joaquim Leite, no Centro.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar