Vereador volta a solicitar informações sobre contratações nas obras de novo Shopping em Volta Redonda – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaVereador volta a solicitar informações sobre contratações nas obras de novo Shopping em Volta Redonda

Vereador volta a solicitar informações sobre contratações nas obras de novo Shopping em Volta Redonda

Vereador volta a solicitar informações sobre contratações nas obras de novo Shopping em Volta Redonda

Desde o início das obras de construção do Shopping Park Sul, às margens da Rodovia dos Metalúrgicos, em Volta Redonda, o vereador Rodrigo Furtado (PDC) vem fiscalizando o local para conferir de perto se a Lei 5.335, de sua autoria, vem sendo devidamente cumprida. A Lei prevê que todas as empresas instaladas no município devem preencher 70% do seu quadro de funcionários com mão de obra local, sendo que desse total, 15% deve ser ocupado por mulheres.

O parlamentar informou que, nesta semana enviou ofício a todas as empresas envolvidas na obra, solicitando informações sobre as contratações realizadas, incluindo número de funcionários, origem deles, guia atualizada de recolhimento de FGTS, entre outras. Segundo Furtado, com a ajuda do Sindicato da Construção Civil está fiscalizando e acompanhando as contratações do shopping e das demais empresas da cidade. “Sabemos que a crise afetou bastante a economia, mas tenho certeza que vamos recuperar. Nosso objetivo é valorizar o potencial da nossa população e da qualidade da mão de obra local. Precisamos buscar investimentos, gerar emprego e fazer com que estas vagas, primeiramente, sejam preenchidas pelos nossos trabalhadores”, destacou Furtado, lembrando que vai continuar acompanhando de perto as obras do novo investimento e lutando para garantir este direito.

Ainda de acordo com o parlamentar, na fase final da obra, destinada ao acabamento, a expectativa é de que diversas oportunidades de emprego sejam geradas, aumentando o número de contratações no shopping. Completou ainda que, solicitou as informações visando garantir que a reserva para trabalhadores voltarredondenses seja obedecida, conforme esclarecido na Lei de sua autoria. Vale lembrar que, a previsão é de que o empreendimento seja inaugurado ainda no segundo semestre deste ano.

VISITA ÀS OBRAS

Vale lembrar que, em fevereiro, após receber denúncias de que as obras do novo shopping não contavam com a maioria de trabalhadores de Volta Redonda, intensificou suas visitas ao canteiro de obras. Na ocasião ele se encontrou com representantes do Setor de Recursos Humanos da empresa Racional Engenharia, responsável pelas obras, e ficou satisfeito. Disse que a inspeção foi positiva e que a empresa viabilizou um funcionário especificamente para gerenciar a fiscalização das contratações. Disse que, que, aparentemente tudo estava funcionando bem e as especificações estavam sendo respeitadas. Mesmo assim, não deixou de fiscalizar para saber se a Lei está sendo cumprida.

Segundo o vereador, conforme explicação do Departamento de Recursos Humanos da Racional Engenharia, durante a visita ao local em fevereiro, todas as empresas abrangidas pela Lei são orientadas a cumprir a porcentagem. Lembrou ainda que, para facilitar o cumprimento da reserva, os currículos recebidos e selecionados pelas empresas são enviados pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e pelos sindicatos da cidade. Foi verificado também que, das 25 empresas que prestavam serviço à obra, somente cinco têm efetivo superior a 20 funcionários.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar