Unidade de saúde de Volta Redonda que oferece esporte e dança para crianças e adolescentes – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeVariedadesUnidade de saúde de Volta Redonda que oferece esporte e dança para crianças e adolescentes

Unidade de saúde de Volta Redonda que oferece esporte e dança para crianças e adolescentes

Unidade de saúde de Volta Redonda que oferece esporte e dança para crianças e adolescentes

Por iniciativa da própria equipe, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, além de atendimento de saúde, oferece mais à comunidade. São aulas de dança, balé, futebol e arte terapia de graça para crianças e adolescentes da localidade. A nova estrutura, inaugurada em dezembro do ano passado, melhorou o atendimento aos moradores da localidade e disponibiliza, ainda, projeto social para comunidade.

Atualmente, cerca de 300 crianças e adolescentes são assistidas pelo Projeto Cura, o Comunidade Unida Rumo ao Amanhã. Segundo a moradora do Padre Josimo e voluntária do projeto, Priscila Pereira da Costa Pinto, qualquer atividade é válida para tirar as crianças da rua e da ociosidade quando não estão na escola.

Segundo destacou a gerente da unidade de saúde, a enfermeira Beatriz de Souza Campos, uma das idealizadoras do projeto, promover atividades esportivas e culturais para as crianças e adolescentes do bairro também é cuidar da saúde delas. Destacou que, a UBSF, como o próprio nome diz, tem que cuidar da família, da comunidade como um todo. Lembrou também que, para participar não tem burocracia, basta procurar a unidade de saúde, a sede do projeto e se inscrever, pois tem vaga para todo mundo.

A técnica em enfermagem na unidade de saúde e uma das coordenadoras do projeto, Ingrid Anastácio Soares Carrilho, Projeto Cura foi criado a partir de reuniões para tratar de prevenção à saúde com adolescentes, realizadas na própria UBSF. Disse que, eles levaram as demandas e a unidade conseguiu implementá-las no bairro. De acordo com Ingrid, o projeto cresceu tanto que ultrapassou os limites da unidade de saúde e é realizado em uma casa da comunidade mantida com ajuda de voluntários. Informou ainda que, as meninas da dança irão se preparar para participar do Festival de Dança de Volta Redonda.

A veracidade da informação sobre o projeto no Padre Josimo é constatada nas declarações dos beneficiados, como os meninos do futebol, que esbanjam saúde. “Adoro jogar bola, não sei se serei profissional, mas a diversão é garantida”, declarou, lembrando que antes do projeto não praticava esporte nenhum. Suzana Izabela, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Palmares no período da manhã, é outra que comemora. Afirmou que, a aula de dança é a diversão favorita para o período da tarde. Disse que faz ginástica, dança e ainda encontra amigas todas as quartas-feiras.  Entre as amigas de Suzana estão Maísa e Ana Camila, de nove anos, que aluna da Escola Municipal Jesus Menino, e Kimberlly, de oito anos, que estuda na Escola Municipal Palmares.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar