Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Maromba retoma atendimento – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesUnidade de Estratégia de Saúde da Família de Maromba retoma atendimento

Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Maromba retoma atendimento

A ESF de Maromba realiza atendimentos de segunda a quarta-feira em virtude da interdição da RJ-163 - Foto: Divulgação

Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Maromba retoma atendimento

ITATIAIA

Com a liberação do fluxo de veículos pela Serra do Eme (RJ-161), o governo municipal de Itatiaia pretende restabelecer o atendimento integral na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Maromba. O bairro é situado na Serra da Mantiqueira, imediações de Visconde de Mauá, tendo como principal acesso a RJ-163 (Estrada Parque) que devido às chuvas está interditada por prazo indeterminado pelo Departamento de Recursos Minerais do Governo do Estado.

Referência também para os moradores de Maringá, Vale das Cruzes e Pavão, a ESF de Maromba foi prejudicada com a falta de profissionais. Segundo o governo municipal, eles tiveram dificuldade no acesso à localidade até a rota alternativa pela Serra do Eme.

Os serviços na unidade têm continuidade com atendimento promovido de segunda a quarta-feira, entre 8h e 17h. De acordo com a Secretaria de Saúde de Itatiaia, o atendimento será mantido neste sistema enquanto durar as obras na RJ-163. “Os profissionais seguiam para a região diariamente e com a queda de barreiras e a destruição de parte da estrada esse acesso ficou prejudicado, mas a Secretaria de Saúde está trabalhando para restabelecer a normalidade do serviço. Os atendimentos médicos e de enfermagem são realizados todas as segundas, terças e quartas-feiras”, declara a diretora de Atenção Básica, Liliane Moura.

Com a retomada dos atendimentos, seguem os procedimentos de rotina na enfermagem, como aferição de pressão e glicose e a aplicação das vacinas, inclusive a da febre amarela. “De segunda a sexta-feira os Agentes de Saúde da Família estarão no local, mas realizando somente os serviços que são suas atribuições”, explica Liliane Moura.

INTERDIÇÃO

Assim como os demais municípios envolvidos nos problemas gerados pelas chuvas, Itatiaia ainda não foi comunicado pelo Governo do Estado sobre montante dos recursos que serão destinados para obras de reparos após os temporais. Nesta terça-feira o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) frisou que também aguarda a publicação do decreto federal do Ministério da Integração, que permitirá obras na RJ-163.

No dia 8 o prefeito Eduardo Guedes decretou situação de emergência nas áreas da cidade afetadas pelas chuvas intensas, ocorridas entre os dias 3 e 7 desse mês. O chefe do Executivo espera apoio do ministro Helder Barbalho, que recebeu relatório do Gabinete de Gestão de Crise, sobre o município.

Enquanto as obras na RJ-163 seguem sem previsão, o único acesso a Maringá, Maromba, Vale do Pavão e Cruzes também é pela Serra do Eme (RJ-161) que está em obras até esta quinta-feira, dia 15, com fluxo de veículos em horários específicos.

Portanto, os moradores e visitantes de Maringá, Maromba, Vale do Pavão e Cruzes, devem utilizar a Serra do Eme evitando estes horários de interdição: das 8h às 11h e das 13h às 17h. Neste período ocorrem serviços de limpeza e recuperação da via.
Desde a última semana o acesso aos bairros de Itatiaia, localizados na Região de Visconde de Mauá, está sendo feito pela Serra do Eme (RJ 161).

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar