Tradicional desfile cívico-militar marca aniversário de 216 anos de Resende – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesTradicional desfile cívico-militar marca aniversário de 216 anos de Resende

Tradicional desfile cívico-militar marca aniversário de 216 anos de Resende

O prefeito Diogo Balieiro Diniz, o vice-prefeito Geraldinho e o presidente da Câmara, Roque Cerqueira acompanharam o desfile cívico-militar - Cyntia Freitas

Tradicional desfile cívico-militar marca aniversário de 216 anos de Resende

Nem o tempo nublado da manhã de ontem desanimou o público que foi até prestigiar o desfile cívico-militar que marca o aniversário de 216 anos de emancipação político-administrativa de do município. Dezenas de pessoas compareceram à Avenida Rita Ferreira da Rocha, mais conhecida como Beira Rio, no bairro Jardim Jalisco, para acompanhar o ato cívico que contou com a participação dos membros da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), 37º Batalhão da Polícia Militar, 23º Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, Cruz Vermelha, escoteiros, creches, escolas e fanfarras municipais.

Desfile durou mais de três horas e contou com a presença de dezenas de pessoas na Beira Rio

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD), acompanhado do vice-prefeito Geraldo da Cunha (Democratas), a secretária de Educação do município, Rosa Frech, do presidente da Câmara de Vereadores, Roque Cerqueira (PDT), o vice-presidente Joaquim Romério (PMDB), além de vereadores e o comandante da Aman, o general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves e demais autoridades, prestigiaram o desfile, que durou mais de três horas. Uma hora antes da cerimônia, o prefeito Diogo e autoridades acompanharam uma missa em ação de graças pela passagem de aniversário da cidade. A missa contou com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

O prefeito Diogo aproveitou as comemorações e disse que sua equipe está trabalhando arduamente nos últimos meses para fazer com que o município retome o crescimento econômico. “Apesar da crise econômica que o país atravessa, nos últimos dez meses, estamos preparando e organizando o município para que Resende seja novamente uma cidade prospera que deixou de ser nos últimos anos”, disse Balieiro Diniz, acrescentando que neste dia do aniversário da cidade, a população ganha o presente com a realização da 50ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor – Edição Especial). “A Exapicor é a maior festa do Sul Fluminense. Tanto os resendenses e os moradores das cidades vizinhas esperam este momento. Com a ajuda dos servidores da prefeitura e, principalmente contando com os empresários da nossa região, essa festa é 100% feita com dinheiro privado. A prefeitura não coloca nenhum dinheiro. Graças aos parceiros e patrocinadores que entendem a importância da festa e nos apoiaram neste evento conseguimos dar mais este presente para a população de Resende. Temos uma festa ordeira, com muita segurança e feita com todo o carinho para a população se divertir e aproveitar nestes seis dias de Exapicor”, completou.

DESFILE

Apesar do tempo nublado, o público compareceu em massa para assistir o desfile que contou com a presença de 27 escolas das zonas urbana e rural do município e 20 instituições da cidade. A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), que abriu o evento com o corpo do Exército divididos em várias alas, além de seus carros de combate, soldados e cadetes. O prefeito Diogo Balieiro Diniz e o general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante da Aman, passaram em revista a tropa alguns minutos antes do desfile.

Veículos blindados do Exército chamaram a atenção do público pela robustez

A Aman abriu o desfile. A passagem da frota motorizada da Aman, que levou para a avenida diversos veículos utilizados pelo Exército brasileiro, entre eles, o Urutu. O blindado que é utilizado pelo Exército para transportar tropas de até 12 soldados, além do motorista e do comandante. O veículo chamou a atenção da população, principalmente das crianças, por sua robustez. “Nunca tinha visto um tanque de guerra”, disse admirado o estudante Douglas José dos Santos, de seis anos, que participava do desfile.

Um dos pontos alto do desfile foi à passagem dos integrantes do Programa Gente Eficiente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que integra quase 300 pessoas com diversos tipos de deficiência, que empolgou o público e as autoridades do palanque do cerimonial que aplaudiram calorosamente os integrantes.

Instalado na Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, o Programa Gente Eficiente trabalha com uma equipe multidisciplinar formada por professor de educação física, educador ambiental, pedagogos e psicopedagogos, entre outros profissionais da área da educação. Atualmente, dos 278 integrantes, 50% deles frequentam o programa em horário integral e fazem lá três refeições diárias: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar