Tradição é a marca registrada do Carnaval de Paraty – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeVariedadesTradição é a marca registrada do Carnaval de Paraty

Tradição é a marca registrada do Carnaval de Paraty

Tradição é a marca registrada do Carnaval de Paraty

Uma volta ao passado, ao som das tradicionais marchinhas. Assim será o carnaval de Paraty muita brincadeira nas ruas, de forma livre e descontraída. Todos os dias, a toda hora, é possível encontrar bonecões, mascaradinhos, fantasiados e todo tipo de gente animada brincando nas ruas. A festa acontece entre os dias 9 e 13.  A programação completa está disponível no site http://www.paraty.com.br/feriados/carnaval/

A festa começa nesta sexta a partir das 19 horas com a Banda Santa Cecilia e Rei Momo em tenda montada na Praça da Matriz.  Todos os dias haverá DJs e bandas se apresentando no local.

Atualmente, os sete blocos carnavalescos da cidade – Os Paulos, Vamos que Tô, Meninos do Pontal, Paraty do Amanhã, Acadêmicos da Patitiba, Tribo do Samba e Mangueira, são alguns dos principais responsáveis por arrastar centenas de foliões durante os quatro dias do feriado.

A Banda Santa Cecília e o Bloco da Lama estão entre os destaques do calendário, que conta ainda com a presença de blocos menores, como Os Caras de Pau, o Nega Maluca e o Bloco das Piranhas. Seus integrantes vestem fantasias e acompanham as atrações que se apresentam pelas ruas, divertindo ainda mais o público.

Além disso, outro ponto alto da programação é a fusão entre arte, música e folia desfilada pelo Arrastão do Jabaquara e pelos Assombrosos do Morro. Seus membros confeccionam bonecos gigantes em papel machê e saem pelas ruas ao som de marchinhas de Carnaval, impressionando crianças e adultos.

BLOCO DA LAMA

Um dos mais tradicionais blocos do litoral é o Bloco da Lama. Sua originalidade e alegria tem atraído a atenção da mídia e a curiosidade do público. Criado num sábado de carnaval, há mais de vinte e um anos, por alguns amigos que banhavam-se na lama medicinal da Praia do Jabaquara e, ao se perceberem irreconhecíveis, decidiram brincar incógnitos o carnaval. No ano seguinte, um grupo maior se reuniu e saiu em bloco no Sábado de carnaval, representando uma tribo pré-histórica: enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas, aos gritos de “uga, uga, rá, rá”! O Bloco da Lama tem, a cada ano, reunido um número maior de adeptos e sua passagem no sábado de carnaval, dizem, tem a função de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para o Carnaval de Paraty. O Bloco desfila no sábado, a partir das 15 horas, a concentração será a partir das 15 horas.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar