Temperatura deve subir hoje após ligeira queda – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadeTemperatura deve subir hoje após ligeira queda

Temperatura deve subir hoje após ligeira queda

Temperatura deve subir hoje após ligeira queda

SUL FLUMINENSE

Desde a última segunda-feira a temperatura caiu na região e isso impactou no comportamento de alguns moradores. As blusas de frio, casacos deixaram os armários em pleno verão e ganharam as ruas das cidades. No entanto, o fenômeno, que se deve a atuação de dois sistemas de baixa pressão, já perde força e começa a se deslocar para o alto mar nesta quarta-feira, segundo a meteorologia. Ele dará espaço à Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), um sistema de alta pressão que irá inibir a chuva, deixando o tempo seco e quente.

O Centro de Monitoramento Climático Fluminense, o CMCF, informou que esses dois sistemas de baixa pressão que deixaram as temperaturas mais baixas nos últimos dias agiam no interior do país, entre a região Sudeste e Centro-Oeste, e o outro na costa fluminense. Os observadores do CMCF explicaram que esses sistemas criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor. Isto facilita a formação e o crescimento das nuvens, pois ele carrega a umidade e o calor para as partes altas da atmosfera, quando esse ar quente e úmido encontra o ar frio e seco ele se condensa, criando assim grandes nuvens, que provocam chuvas fortes e volumosas. Ou seja, há um excesso de nuvens que impedem o aparecimento do sol e aumentando as chances de chuva, mantendo as temperaturas amenas.

O observador meteorológico Rafael Leonardo Bellan disse que esses dois sistemas juntos intensificaram o corredor de umidade que é comum se formar nessa época do ano entre o Norte e Sudeste.

“Esses dois sistemas de baixa pressão canalizaram toda a umidade em direção ao estado do Rio”, falou, lembrando que por conta da atuação desse sistema de baixa pressão na costa fluminense, havia chances de chuva forte e volumosa em praticamente todo o estado do Rio, principalmente no Centro-Norte Fluminense.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar