Superintendente federal de Agricultura apresenta projeto de Consórcio para cidades do Sul do Estado – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadeSuperintendente federal de Agricultura apresenta projeto de Consórcio para cidades do Sul do Estado

Superintendente federal de Agricultura apresenta projeto de Consórcio para cidades do Sul do Estado

José Essiomar explicou as vantagens do Consórcio para desenvolvimento rural da região - Créditos Carlos Henrique Moreira

Superintendente federal de Agricultura apresenta projeto de Consórcio para cidades do Sul do Estado

RESENDE

 Estar incluído no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) que comprova a competência de inspecionar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal produzidos na região com a mesma eficiência que faz o Ministério da Agricultura. Esse pode ser um dos principais ganhos da formação do Consórcio Intermunicipal de Inspeção Sanitária da Região Sul Fluminense que começou a ser discutida no fim da manhã de ontem em Resende.

Representantes dos municípios de Resende, Porto Real, Barra Mansa e Volta Redonda se reuniram como o Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio de Janeiro, José Essiomar Gomes da Silva na sede da Casa da Cultura Macedo Miranda para delinear os primeiros passos do Consórcio. As cidade de Itatiaia e Quatis também farão parte do grupo mas não enviaram representantes a reunião que contou também com empresários e entidades ligados ao setor rural.

Durante a reunião um técnico do Serviço de Inspeção Federal (SIF) deu orientações sobre a formação do Consórcio.

De acordo com o superintendente José Essiomar, ao estar incluído no SISBI-POA, os municípios integrantes do Consórcio terão a permissão de comercializar seus produtos fora do estado. Ele destaca que este tipo de consórcio já acontece em outras regiões do país com muito sucesso. “Isso fomenta o agronegócio regional que passa a atingir outros mercados. Com o Consórcio, cada cidade contribui com alguma coisa, seja com maquinário ou profissionais para o bem de todo o grupo. Isso reduz custo e melhora a qualidade dos produtos”, explica.

O superintendente destaca outra vantagem do Consórcio que é a representatividade como entidade jurídica. “Isso fortalece o desenvolvimento rural da região porque unidos em forma de um consórcio o grupo terá maior representatividade na busca de recursos junto as instituições financeiras e para celebração de convênios para programas oferecidos pelo estado ou governo estadual”, enfatizou Essiomar.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir que o produto apresenta todos os requisitos segurança alimentar. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI.

Para o prefeito Diogo Balieiro (DEM) a criação do Consórcio é mais um passo para retomada da vocação rural do Sul Fluminense. “Desde que assumimos o governo temos buscado formas de incrementar a produção rural da nossa cidade buscando formas de incentivo ao produtor rural. Tenho a certeza que este Consórcio trará grandes benefícios a nossa região”, afirmou o prefeito.

Memória do café

Antes deste encontro para discutir o consórcio, foi realizado no entorno da Casa da Cultura, um plantio de mudas de café, marcando o lançamento do programa de Recuperação da Memória do Café em Resende. O evento contou com participação da Corporação Musical de Visconde de Mauá e de alunos da Escola Municipal Luiz Pistarini. O historiador Fúlvio Stage fez uma explanação sobre a história do café em Resende, relembrando porque o fruto já foi chamado de “ouro verde” na região. As mudas foram doadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural pelo Ministério da Agricultura.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar