Cidades 21/04/2017 02:31:31 - Atualizado em 21/04/2017 02:31

Programa municipal voltado a pessoas especiais ganha sala de informática

Iniciativa vai beneficiar 278 alunos do programa Gente Eficiente

0 comentários

Envie o seu comentário

* Nome:
* E-mail:
Telefone:
 
* Comentário:  
Declaro expressamente que li as Condições Gerais e aceito seus termos de forma integral. 
 
Fotografada por Divulgação/Ascom
Novo laboratório vai oferecer aulas de informáticas a alunos com necessidades especiais - Foto: Divulgação/Ascom

RESENDE 

Aguardado por três anos, finalmente os alunos do programa Gente Eficiente poderão utilizar o laboratório de informática que foi montado recentemente. Composto por 11 computadores, o laboratório vai beneficiar 278 participantes do programa que possuem diversos tipos de deficiência em Resende. O Gente Eficiente é desenvolvido pela Secretaria de Educação.

De acordo com a coordenadora do programa, Zuleica Florentino, a demora na montagem do laboratório ocorreu porque a sala destinada para este fim estava com problemas no telhado, o que ocasionava goteiras durante as chuvas. “Este ano, assim que a atual administração fez a reforma do telhado, providenciamos a montagem dos computadores, que agora estão funcionando plenamente e ajudando nossos alunos a descobrir um mundo novo”, disse Zuleica.

Segundo a coordenadora, os estudantes que ainda não tinham contato com o equipamento ficaram animados com a nova possibilidade e estão aprendendo comandos básicos como, por exemplo, ligar e desligar os computadores, utilizar o mouse e abrir programas. “Já os alunos que estavam mais familiarizados com a informática, são orientados pelos professores a utilizar jogos que estimulam a memória, reforçam cores e ensinam conteúdos, sempre de forma lúdica”, explica.

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, a instalação do laboratório de informática no Gente Eficiente é um passo importante no processo de inclusão social dos alunos, que já têm acesso, no programa, a aulas de psicopedagogia, educação ambiental, artesanato, música, esportes e atividades da vida diária, na qual eles aprendem a pegar ônibus, pagar contas e andar na rua sozinhos, mas com segurança.

 CONHEÇA O PROGRAMA

 Instalado na Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, o Programa Gente Eficiente trabalha com uma equipe multidisciplinar formada por professor de educação física, educador ambiental, pedagogos e psicopedagogos, entre outros profissionais da área da educação. Atualmente, dos 278 integrantes, 50% deles frequentam o programa em horário integral e fazem lá três refeições diárias: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

© A Voz da Cidade. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por AM4