Cidades 19/03/2017 14:16:34 - Atualizado em 19/03/2017 14:16

Tratamento da água em Itatiaia contará com cloradores eletrônicos

Segundo a secretaria de Meio Ambiente, novo sistema evitará o desperdício de cloro

0 comentários

Envie o seu comentário

* Nome:
* E-mail:
Telefone:
 
* Comentário:  
Declaro expressamente que li as Condições Gerais e aceito seus termos de forma integral. 
 

ITATIAIA

Manter a água que é oferecida a população em boas condições de consumo tem sido uma das preocupações da administração municipal. Com este objetivo, a secretaria de Meio Ambiente informou que em breve o município contará com os cloradores eletrônicos que serão instalados, a custo zero, para ajudar no trabalho de cloração. Segundo a secretaria, a implantação do sistema eletrônico evitará o desperdício de cloro e melhorará o serviço ofertado.

Outra medida tomada pela secretaria foi a recente compra de mais de 4.295 quilos de Hipoclorito para tratamento manual da água que é distribuída à população. Essa iniciativa visa reforçar o trabalho de cloração e melhoria da qualidade da água à população. “O cloro comprado é utilizado no tratamento da água em todas as redes de captações do município. A cloração é realizada toda semana, e, mensalmente, são utilizados 1.500 quilos de cloro. Essa quantidade recém adquirida, somada ao estoque que temos será utilizada nesse primeiro semestre, porém já estamos programando uma nova compra”, informou o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio.

O secretário ressaltou ainda que a cloração é uma exigência do Ministério da Saúde, através da portaria 2914\2011, que normatiza o padrão mínimo da qualidade da água que é servida à população. Em Itatiaia ela acontece quatro vezes na semana e a coleta das amostras para análise e controle é feita semanalmente por profissionais da Secretaria. No laboratório, a qualidade da água é analisada levando em consideração a turbidez, o PH, a colimetria (presença de coliformes) e a existência ou não de bactérias. A avaliação permite ao município o monitoramento da qualidade da água que chega à casa dos moradores.  

Com relação aos cloradores eletrônicos, Valter Lúcio esclarece que eles serão fundamentais para agilizar o trabalho e evitar qualquer forma de desperdício, uma vez que atualmente todo o serviço é feito de forma manual. “ Estamos sempre atentos a qualidade da água, por isso fazemos um trabalho de prevenção que nos ajuda no  controle da qualidade da água distribuída em toda a cidade, porém o morador que desejar também pode nos ajudar com sugestões e  reclamações , para isso basta fazer contato com a  Secretaria de Meio Ambiente”, finalizou o secretário. 

A Secretaria fica na Sede da Prefeitura (Praça Mariana Rocha Leão,20, Centro). O telefone de contato é (24) 3352 6740.

© A Voz da Cidade. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por AM4