Cidades 19/03/2017 14:13:44 - Atualizado em 19/03/2017 14:13

Ubirajara Vaz lança chapa para concorrer à reeleição

Eleição para nova presidência da APPVR tem seis chapas concorrentes

Os candidatos

0 comentários

Envie o seu comentário

* Nome:
* E-mail:
Telefone:
 
* Comentário:  
Declaro expressamente que li as Condições Gerais e aceito seus termos de forma integral. 
 
Fotografada por FÁBIO gUIMAS

VOLTA REDONDA

Está chegando o dia de votação para a escolha da nova diretoria e do Conselho Fiscal da Associação dos Aposentados e Pensionistas (AAP-VR) para o quadriênio de 1º de abril 2017 até 31 de março de 2021. A eleição vai acontecer entre os dias 29 e 30 deste mês, das 8 às 16 horas. Seis chapas se inscreveram para disputar o pleito. E para que os votantes conheçam melhor as propostas dos candidatos, o A VOZ DA CIDADE inicia, hoje, uma série com todos eles. E o primeiro a apresentar suas propostas é o atual presidente da Instituição, Ubirajara Vaz, o Bira, que concorre à eleição encabeçando a Chapa 10.  

Em 1989, Bira iniciou trajetória de “homem de ferro” dos aposentados, quando entrou para a AAP-VR. Na ocasião, a entidade atuava com o apoio de voluntários. Disse que em 1991, ele começou a fazer parte da diretoria, que tinha como presidente João Pinheiro, já falecido. E foi em 1994 que a verdadeira história de realizações de Bira começou na maior associação de aposentados do Brasil. Durante eleição, que era de dois em dois anos, ao invés de quatro em quatro como é atualmente, entrou como presidente e depois foi reeleito. A reeleição, de acordo com Bira, é porque ele agradou. Sendo assim, acabou ficando.

Ubirajara garante que a equipe que estava à frente da Associação era boa, só faltava colocar cada um no seu lugar certo. E foi assim que ele fez e os membros só vão saindo quando morrem ou alguns, por vontade própria. Falou ainda da sede da Associação, que funcionava em uma barraco na Rua 4, no bairro Conforto. Era, segundo ele, o lugar onde era feito o atendimento aos funcionários com apenas dois médicos com a ajuda da CSN. O atendimento era feito apenas para funcionários, depois se estendeu para os aposentados e agora qualquer pessoa pode ser sócio colaborador da entidade. Lembrou que a AAP-VR atende pessoas fora da base, como Rio de Janeiro, Barra do Piraí e Pinheiral.

Segundo Bira, hoje, a Associação oferece vários serviços aos associados e não só na sede, na Vila Santa Cecília, mas em outras unidades como no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso no Aterrado, Centro Odontológico, Edifício CBS, Sede Campestre em Pinheiral, além de atividades de esporte, lazer e outras. Disse ainda que, quando assumiu a entidade eram oito mil sócios e hoje já são mais de 47 mil, sendo 14 mil aptos a votar.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA

No último dia 10, Ubirajara Vaz, lançou sua campanha e apresentou os membros de sua chapa à imprensa. A apresentação aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros, Vila Santa Cecília. Na ocasião, Bira garantiu que, pela família, não entraria na disputa este ano, mas só está atendendo uma solicitação dos 422 funcionários diretos.“Tenho a administração da AAP-VR como uma missão e que o momento atual da política e da economia brasileira pesaram em sua decisão por concorrer”, declarou Ubirajara Vaz.

Ressaltou ainda que foi convencido por dois argumentos. O primeiro pelo fato do Brasil está vivendo uma de suas piores recessões e o segundo quando o Governo Federal inicia as discussões para a reforma da Previdência. Por isso, acha que jamais poderia abandonar a Associação e sendo assim, montou uma equipe forte para ajudar a vencer a crise. Lembrou que a eleição na AAP-VR é um pouco diferente das eleições partidárias. “É que enquanto em uma eleição de prefeito, governador e presidente a gente só conhece a equipe depois do pleito encerrado, na da Associação os candidatos têm a obrigação de apresentar a equipe antes” contou.

Informou ainda que, os membros de sua chapa foram escolhidos a dedo para ajudar a encarar os desafios que virão. Garantiu que são pessoas conhecidas pelos trabalhos reconhecidos pelos aposentados, pensionistas e pela cidade em geral. “Estão messe time o ex-vereador e ex-secretário Municipal de Obras, Jerônimo Teles, e a atual Secretária Municipal de Saúde, Márcia Cury, que na última administração dirigiu o hospital Munir Rafful. Vai ser uma eleição disputada, pois nunca vi tantos candidatos. Quando pegamos a Associação AP-VR ela era pequena. Acredito que por isso, ninguém se interessava pela administração. Agora o quadro mudou, já que conquistamos maior credibilidade”, concluiu.

© A Voz da Cidade. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por AM4