Cidades 05/09/2016 08:33:57 - Atualizado em 05/09/2016 08:33

Sexta Conferência da Cidade define representantes municipais

Evento teve como tema 'A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas'

Da teoria para a prática

0 comentários

Envie o seu comentário

* Nome:
* E-mail:
Telefone:
 
* Comentário:  
Declaro expressamente que li as Condições Gerais e aceito seus termos de forma integral. 
 
Fotografada por Cris Oliveira/PMBM
Palestrante definiu reunião como satisfatória e produtiva (Foto: Cris Oliveira/PMBM)

BARRA MANSA

Na manhã de sábado, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, entidades de classe, movimentos sociais e moradores, participaram da 6ª Conferência da Cidade, elaborado pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Planejamento Urbano. O evento, que teve como tema ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, aconteceu no auditório do Sest Senat.

Além das propostas apresentadas e delegados escolhidos para representar o município na etapa estadual, durante a Conferência ainda foram eleitos os 17 novos membros do Conselho Municipal da Cidade. O mandato é de três anos.

“Dedicamos um dia inteiro à Barra Mansa, debatendo temas de alto interesse da sociedade. São questões importantíssimas para o crescimento do nosso município”, disse o secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves, explicando que a palestrante do dia, Laura Sodré, se reuniu na sexta-feira, dia 02, com os membros do Conselho da Cidade: “Foi uma reunião satisfatória e positiva. Ouvimos pensamentos, críticas e propostas para o desenvolvimento de Barra Mansa”, destacou, frisando a importância da Conferência da Cidade, que acontece a cada três anos.

Em sua palestra, com o tema ‘A cidade como espaço coletivo’, a arquiteta e urbanista Laura Sodré falou sobre a necessidade da participação da população na construção de uma nova cidade. “Precisamos entender que cada um é ator nesse processo. Estamos na zona de conforto, faltando boa vontade. Mas a única maneira de se construir algo é envolvendo as pessoas. Senti que Barra Mansa tem pessoas dispostas a fazer, que amam e querem o melhor para a cidade”, salientou Laura. A conferência foi composta por mesas de debates, painéis e grupos temáticos, que discutiram questões ligadas à mobilidade urbana, qualidade de vida e habitação.

“Este evento norteia o rumo da cidade. Infelizmente, muitas pessoas não vêem a importância desta Conferência. Ainda há pouca adesão. Mas discutimos vários indicativos a serem melhorados e que precisamos tirar do papel”, disse Gilmar Fêlix, representando os membros do Conselho Municipal da Cidade, que finalizaram seu mandato neste sábado. Os 'delegados', que irão representar o município na conferência estadual, levarão propostas de melhoria na elaboração do Plano Diretor. Essas propostas serão discutidas na conferência nacional e depois irão retornar aos municípios, para que sejam colocadas em prática.

© A Voz da Cidade. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por AM4