Secretaria de Educação atacará a defasagem escolar em Itatiaia – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoSecretaria de Educação atacará a defasagem escolar em Itatiaia

Secretaria de Educação atacará a defasagem escolar em Itatiaia

Rede municipal de Ensino desenvolverá vários projetos de aprendizagem ao longo do ano - Aecom PMI

Secretaria de Educação atacará a defasagem escolar em Itatiaia

ITATIAIA

Em 2018, a Secretaria Municipal de Educação de Itatiaia estará ajudando aqueles alunos que apresentarem defasagem escolar, ou seja, aqueles que estiverem cursando a série abaixo do correspondente a sua idade. Neste ano quatro escolas começarão a desenvolver o ‘Programa de Aceleração’ que visa corrigir esta distorção do fluxo escolar. A Secretaria informa que o Programa terá duração de dois anos “respeitando o conteúdo programático normal, mas trabalhando de forma lúdica e contextualizada para ajudar os alunos que estão atrasados”.

Segundo o Ministério da Educação, que desenvolve programa dessa natureza em todo o país, essa distorção geralmente está ligada à repetência e à evasão escolar, que são considerados os principais problemas da educação nacional.

Além do Programa de Aceleração, a Secretaria de Educação de Itatiaia começará ainda neste semestre os estudos para implantar a nova base comum curricular e para dar continuidade ao  PNAIC ( Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)  terá o apoio do Governo Federal com o projeto ‘Mais Alfabetização’. “O MEC deu prazo até 2020 para adequação a nova base comum curricular, mas já iremos iniciar os estudos para implantar no próximo ano em nosso município”, revelou a diretora do Departamento Pedagógico do município, Diene Christina Motta, que acrescentou que o Programa Mais Alfabetização consiste em reforçar o trabalho do professor com a participação de um assistente, a fim de aprimorar a experiência dos alunos nas áreas de leitura, redação e

PROJETOS

Com 4.886 alunos matriculados e 538 professores, a aprendizagem na rede municipal em 2018 contará com 18 projetos pedagógicos que serão desenvolvidos ao longo do ano. Entre os projetos a serem desenvolvidos estão o Itatiart, Transitando com Consciência, Roda de Leitura e Contação de Histórias, Aprendendo Justiça na Escola, Música nas Escolas, Jogos Estudantis e Cooperativos, Dia da Matemática, Dia do Meio Ambiente. Dia do Desafio, Tecnologia Educacional e Robótica, Espaço das Artes e Não bata, Eduque.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar