Quatis realiza Conferência de Cultura neste sábado – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCulturaQuatis realiza Conferência de Cultura neste sábado

Quatis realiza Conferência de Cultura neste sábado

Corporação Musical de Nossa Senhora do Rosário, uma das forças vivas da cultura popular em Quatis - PMQ

Quatis realiza Conferência de Cultura neste sábado

QUATIS

Agentes ligados ao setor de cultura de Quatis se reúnem neste sábado, dia 14, para discutirem os rumos das atividades do setor no Município durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro acontecerá das 13 às 18 horas, no auditório da Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias, situado no Centro. A conferência é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental de Quatis (CULTUPPHAQ).

O evento terá como tema principal “A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico em Quatis, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil”. Outros subtemas estão previstos para serem discutidos ao longo do evento como: “Economia da cultura e novas tecnologias”, “Infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento”, “Cultura e sustentabilidade”, “Democracia, cidadania e diversidade”, “Política cultural, gestão e capacitação” e “Preservação e salvaguarda do patrimônio cultural”, além da consolidação do sistema de cultura do Município.

Segundo os organizadores a programação da conferência também prevê discussões temáticas, plenária para votação das propostas apresentadas durante o encontro, eleição dos delegados que vão representar a cidade na conferência estadual e duas palestras, uma proferida pela presidente do Fórum Regional de Cultura da região do Médio Paraíba, e Marinez Fernandez, representante no Conselho estadual de Cultura das 12 cidades do Médio Paraíba.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo do Município, Rosina Porto, o encontro também é aberto à participação de todo e qualquer cidadão interessado no debate, definição e realização de propostas voltadas à preservação das tradições e costumes da cidade, bem como de novas ações na área cultural. “O nosso Município tem um rico acervo cultural, que deve ser preservado e incrementado como forma de conservar e garantir a identidade cultural do nosso povo, daí a importância do comparecimento da população ao encontro deste sábado. A conferência significa que as portas estarão abertas para que o cidadão participe dos debates com esses objetivos e ajude o poder público a construir novas propostas voltadas à valorização cultural da nossa cidade”, declarou Rosina.

A Conferência de Cultura contará também com as presenças do prefeito Bruno de Souza (MDB); da presidente do Conselho, professora Helena Fabiano Teixeira Leite, entre outras autoridades, representantes de segmentos organizados da sociedade quatiense e convidados.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, quanto à implantação do Sistema Municipal de Cultura, o governo municipal já dispõe de um esboço do projeto de lei relacionado ao tema, visando o debate com segmentos interessados, e à efetiva criação. “Quatis já têm três segmentos necessários para a implantação do Sistema Municipal de Cultura. São eles o conselho, plano e fundo, todos no âmbito do Município. Com isso, estamos bem próximos de efetivar a criação do sistema, aprimorando dessa maneira as iniciativas culturais já existentes e implantando novas ações voltadas ao incremento do setor”, concluiu Rosina Porto.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar