Projeto educacional em Resende mostra o lado divertido dos números – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoProjeto educacional em Resende mostra o lado divertido dos números

Projeto educacional em Resende mostra o lado divertido dos números

Oficinas serão realizadas na Escola Municipal Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra - Foto: Divulgação

Projeto educacional em Resende mostra o lado divertido dos números

Professores e alunos da Escola Municipal Professor Carlinhos vão experimentar neste sábado, que aprender matemática pode ser uma atividade divertida. É que neste dia, a direção da unidade, que fica na Fazenda da Barra III, promoverá o projeto ‘Matemática da Vida’, que ensinará, através de oficinas, que a disciplina que costuma provocar arrepios na grande maioria dos alunos está em todos os lugares do cotidiano e pode ser muito mais simples do que se imagina. As atividades, que serão abertas ao público, terão início às 9 horas.

Seis oficinas que trabalham conteúdos como as operações básicas da matemática, geometria e raciocínio lógico foram trabalhadas. Entre elas: atravessando o rio; circuito geométrico; jogos de tabuleiros; mosaico da tabuada; tangram (um quebra cabeças geométrico chinês formado por sete peças); e instruções sobre a resolução de cubos mágicos.

De acordo com a diretora da escola, a professora Célia Maria da Cunha, a ideia surgiu em função de uma série de fatores, entre eles a preparação dos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que começa esta semana. “Além de atender ao desejo dos próprios estudantes de aprenderem algo mais sobre o conteúdo estudado em sala de aula, tornaremos a atividade ainda mais interessante, e a escola decidiu então aprofundar o assunto através da realização de oficinas que estimulam o aprendizado da matéria de uma forma divertida e recreativa” destacou a diretora.

A professora Bruna Caroline de Matos destacou que dessa maneira lúdica o aprendizado fica mais fácil. “Com esta atividade lúdica, esperamos despertar um olhar diferenciado dos alunos para esta disciplina e fazer com que eles entendam que a matemática está em todos os lugares. Além disso, esta também será uma oportunidade para os estudantes exercitarem, fora do horário escolar, o conteúdo aprendido nas salas de aula, ampliando o uso da matemática para as questões do dia a dia. Desta forma o aprendizado virá através da diversão e sua fixação ficará mais fácil”, explicou a professora.

Melhor infraestrutura

A Escola Municipal Professor Carlinhos, que foi ampliada com a instalação de 11 novas salas de aula no início de 2017, vai ganhar, nas próximas semanas, um vestiário onde os estudantes poderão se preparar para as atividades de educação física. A instalação do vestiário deveria ter ocorrido anos atrás, quando a escola ganhou sua quadra poliesportiva coberta, mas o projeto foi paralisado por falta de verba. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de julho.

INAUGURAÇÃO BIBLIOTECA PÚBLICA

Hoje, às 10 horas, a Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio retornará à sua sede original, fundada há 70 anos. O imóvel, localizado na Praça do Centenário – uma área carregada de importância histórica para o município, que foi totalmente revitalizado e modernizado pela Prefeitura de Resende, para receber os cerca de 20 mil títulos que compõem o acervo da Biblioteca Pública. A inauguração da nova sede, que seria realizada na última sexta-feira, dia 25, foi transferida em função da greve dos caminhoneiros, que ocasionou a suspensão das aulas em toda a Rede Pública Municipal.

Durante a inauguração, que contará com diversas atividades, como apresentações musicais, edição especial do projeto ‘Árvore do Saber’, jogos e brincadeiras lúdicas, além de uma homenagem aos familiares de personalidades que estiveram presentes na primeira inauguração, ocorrida em 1948, também serão entregues as obras de reforma e revitalização da Praça do Centenário, que ganhou novo piso, calçadas, bancos e lixeiras, além de rampas de acesso para deficientes, iluminação e sinalização. As intervenções fazem parte do projeto ‘Revitaliza Resende’.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar