Prioridade irá definir a realização de exames de sangue em Quatis – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesPrioridade irá definir a realização de exames de sangue em Quatis

Prioridade irá definir a realização de exames de sangue em Quatis

Novas medidas priorizarão os exames de sangue no laboratório do Hospital São Lucas - PMQ

Prioridade irá definir a realização de exames de sangue em Quatis

QUATIS

A Secretaria de Saúde de Quatis passou a tomar novas medidas para o atendimento de pedidos de exames de sangue no laboratório de análises clínicas do Hospital São Lucas. Agora, os exames precisam ser agendados de acordo com a urgência indicada pelo próprio médico autor do pedido. A lista de prioridades inclui gestantes, idosos, pacientes em tratamento específico ou com doença crônica, além dos pacientes atendidos pelo pronto-socorro do hospital.

O agendamento poderá ser feito de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas (segunda a sexta-feira). O laboratório é a unidade contratada pela prefeitura para a realização dos exames, e funciona num espaço anexo ao próprio hospital. Antes da entrada em vigor das novas medidas, os pacientes faziam o exame no mesmo dia.

De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Ana Lúcia Galvão, o objetivo da medida é o de priorizar a realização dos exames de sangue considerados mais urgentes pelos médicos das unidades de saúde.  Ela ressalta, porém,  que nenhum pedido de exame será deixado de ser feito, mas a data de realização do procedimento respeitará sempre a escala de urgência informada no formulário de solicitação. “Os exames considerados não urgentes estão sendo feitos em no máximo uma semana”, informa.

MEDICOS ORIENTADOS

Segundo a Secretaria, a tabela de prioridades deverá ser informada ao laboratório, no pedido do médico, através da marcação dos seguintes critérios: P0 – Vermelho (com brevidade/urgente); P1 – Amarelo (controle com prioridade); P2 – Verde (controle com patologia prévia) e P3 – Azul (controle assintomático/rastreamento). “Todos os médicos das unidades de saúde do Município já estão orientados sobre os novos procedimentos, cujo objetivo é esclarecer os casos que necessitam com maior rapidez das informações para o tratamento dos pacientes”, explica Ana Lúcia, esclarecendo que, no que diz respeito aos pacientes acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família, os agentes comunitários vão agendar os exames apenas no caso daqueles que não têm condições de se locomover até o laboratório.

TABELA SUS

As normas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde estabelecem ainda que os médicos deverão solicitar preferencialmente os exames listados na tabela elaborada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O laboratório é a unidade contratada pela prefeitura e funciona anexo ao próprio hospital – PMQ

Se o médico entender pela necessidade de qualquer outro exame não previsto na relação do SUS, o pedido deverá justificar a solicitação em formulário do receituário medicado carimbado e datado, sendo que o atendimento dependerá de análise e autorização prévia do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde do Município.

O mesmo procedimento é indicado para os exames solicitados por médicos de outras cidades, que atendem pacientes residentes em Quatis, através do Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio).

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar