Patrulha Maria da Penha garante segurança de mulheres assistidas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesPatrulha Maria da Penha garante segurança de mulheres assistidas

Patrulha Maria da Penha garante segurança de mulheres assistidas

Patrulha Maria da Penha garante segurança de mulheres assistidas

 

VOLTA REDONDA

Com objetivo de garantir a integridade física e proteger a mulher que está sob medida protetiva, a prefeitura conta com o programa ‘Patrulha Maria da Penha’. O serviço possui uma viatura própria e inspetores treinados para a função. Atualmente, o programa presta assistência a 73 mulheres que vivem sob risco de violência doméstica.

O programa funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) e a Guarda Municipal.  Além de proteger de possíveis agressões, o serviço visa que a mulher possa conquistar sua independência.

“Grande parte das mulheres assistidas pela patrulha já conseguiram sua autonomia. A maioria está trabalhando fora, ou seja, conseguindo sua independência através do dispositivo criado pela Lei Maria da Penha e busca coibir e prevenir a violência doméstica e familiar, assegurando que toda mulher tenha seus direitos fundamentais garantidos”, explicou Dayse Penna, secretária de Políticas para as Mulheres, Idosos e Direitos Humanos.

De acordo com a prefeitura, Volta Redonda é uma das pioneiras no estado do Rio de Janeiro no serviço de atendimento à mulher, e para que as atividades pudessem ser realizadas na cidade, quatro guardas municipais – duas mulheres e dois homens – fizeram uma capacitação de dois meses em Duque de Caxias (RJ).

Segundo o prefeito Samuca Silva, a patrulha visa defender e apoiar a mulher do município. “Além de proporcionar uma vida sem violência, com a preservação de sua saúde física, moral, mental, intelectual e social, a patrulha defende e apóia essa mulher. A Secretaria também está disposta a colaborar dando todo auxilio necessário. O trabalho é pioneiro ainda no país. Estamos conscientizando todas as secretarias e órgãos municipais para terem protocolos de atendimento”, contou Samuca.

De acordo com dados da Guarda Municipal, 83% das mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha conseguiram sua autonomia. O objetivo é realizar ações que promovam o acolhimento das vítimas de violência. “A mulher pode entrar em contato com a gente através de vários canais (telefone, internet, entre outros). Estamos aqui para acolher a vítima. Os guardas que atuam na patrulha são treinados e capacitados para dar o acolhimento adequado. E nós, da secretaria, temos o dever de acompanhar e dar suporte ao fortalecimento dessa mulher. Quando a informação é passada pela Justiça, a Patrulha Maria da Penha entra em contato e oferece todo o apoio necessário”, garantiu Dayse.

Serviço

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Idosos e Direitos Humanos fica na Rua 552 – Jardim Paraíba, em Volta Redonda. Fica aberta de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. O telefone para contato é (24) 3339-9025.

 

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar