Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

DIRIGINDO A 175 POR HORA

Uma motocicleta importada BMW R1200 GS foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última sexta-feira, trafegando à velocidade de 175 quilômetros por hora. No trecho, KM 260, altura de Barra Mansa,o limite máximo para velocidades para veículos leves é de 100 quilômetros por hora.  Segundo a PRF, o condutor receberá uma multa de R$ 880,41 e terá sua carteira de motorista suspensa. A infração cometida é considerada gravíssima. O limite máximo de velocidade permitido foi excedido em mais de 50%.

Cadastramento iniciado – com foto

Teve início na última quinta-feira o cadastramento dos produtores de cultura e artes e dos artesãos de Itatiaia. A ação está sendo realizada pela Assessoria Especial de Cultura. A inscrição é realizada na Casa da Cultura, no Centro, e o objetivo é fazer um levantamento para obter um melhor conhecimento quantitativo e qualitativo da cidade. Segundo a Assessoria, os dados obtidos também permitirão a organização de encontros e debates. O Assessor de Cultura, Rafael Fioratto, explica que já foi realizado um cadastramento dos artesãos pela Assessoria Especial de Cultura e dos produtores de cultura e artes, pelo Conselho de Cultura, durante os fóruns realizados na cidade,porém, a Prefeitura quer dar continuidade a esse trabalho. Para fazer o cadastro os produtores de cultura e artes podem comparecer pessoalmente ou acessar o link https://goo.gl/forms/YdllDf5KSRvEMJQa2. Já os artesão precisam comparecer a Casa da Cultura para efetuar a inscrição.

PLATAFORMA DIGITAL

Além do cadastro municipal na Unidade Cultural, os interessados também poderão fazer o cadastramento do Núcleo de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro  realizado por meio de uma  plataforma digital de cadastro da Secretaria de Estado de Cultura no link http://www.cultura.rj.gov.br/materias/sec-cadastra-artistas-tecnicos-produtores-e-agentes-culturais-do-estado-do-rio-de-janeiro.Nesse caso o cadastro também  poderá ser feito pela internet, a qualquer momento e de onde o interessado estiver.

ENDEREÇO

A Casa da Cultura fica localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. O telefone de contato é (24) 3352 2077. As inscrições são realizadas das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.

SOBRE O IPTU

A Secretaria de Finanças de Angra dos Reis oferece uma série de possibilidades para descontos no pagamento do IPTU. Os carnês foram entregues pela própria prefeitura e podem ser pagos em até dez vezes sem juros, mas quem optar por pagar a vista até o dia 2 de fevereiro tem 10% de desconto. Em caso de não recebimento, o carnê pode ser retirado através do site www.angra.rj.gov.br ou presencialmente na sede da Prefeitura de Angra na Praça Nilo Peçanha, nº 8, no Centro. Além do desconto no pagamento em cota única, é possível obter um crédito no pagamento do IPTU através do cadastramento do IPVA. Esse cadastro acontece sempre até o mês de outubro do ano anterior. Esse crédito pode chegar até 50% do valor do imposto.

NOVOS CURSOS NA ESTÁCIO RESENDE

A Universidade Estácio Resende iniciará o ano letivo com muitas novidades. Este ano, a Unidade passa a oferecer oito novos cursos de graduação presencial, além dos oito já ofertados, e as inscrições já estão abertas. A gestora da Estácio Resende, Érika Machado, explica que a Unidade optou por oferecer os cursos de Nutrição, Arquitetura, Serviço Social, Marketing, Engenharias Elétrica e Mecânica, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para atender à demanda regional após pesquisas de campo. As aulas começam em fevereiro e as inscrições podem ser feitas no site www.estacio.br ou pessoalmente na Unidade Resende, que fica na Rua Zenaide Vilela, no bairro Jardim Brasília.

MATRÍCULAS

Com a novidade da chegada dos novos cursos, a Estácio promove este mês campanhas promocionais referentes à matrícula, como a “Me Leva Estácio”, que irá sortear dez intercâmbios (para Londres ou África do Sul) entre os matriculados até o dia 31. Além disso, quem se matricular em janeiro pagará R$ 49 na primeira mensalidade (referente ao valor parcial de matrícula, sendo o valor restante diluído ao longo do curso, sem juros); e terá até 50% de desconto durante todo o curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3383-4602.

OBRAS

Os alunos da Estácio Resende iniciarão o ano letivo com novas estruturas na Unidade. As obras de construção da passarela coberta entre os Blocos A e B, e a instalação de um elevador já estão adiantadas. O novo auditório, com capacidade para 100 pessoas, também está em fase final de construção, e o laboratório de Biomecânica e Cinesiologia, voltado ao curso de Educação Física, já está sendo finalizado.

ELEIÇÃO DO COMDEMA 

Acontecerá em Porto Real a eleição dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). São 12 vagas a serem preenchidas. O chamamento é feito pela Secretaria de Meio Ambiente. Regido pela Lei 603/2017, que altera a composição do conselho, tornando-o paritário, serão destinadas seis cadeiras para representantes do Poder Público; três para representantes de entidades da sociedade civil organizada; e três para representantes do segmento produtivo (sendo duas para indústrias instaladas no município e uma para o comércio local). Os conselheiros nomeados responderão ao mandato de dois anos, renováveis por igual período. Na primeira reunião do conselho formado, será estabelecido o novo regimento interno do COMDEMA. Entre as atividades de relevante interesse público, o COMDEMA normatiza, delibera e fiscaliza ações de Meio Ambiente no município.

REGULAMENTO

Até 7 de fevereiro, prazo de 15 dias úteis da publicação do edital, deverá ser apresentado ofício diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, pela entidade interessada em compor o conselho, contendo um suplente e um titular. O endereço fica na Avenida Renato Monteiro, nº 2000, bairro Novo Horizonte.

REPRESENTANDO NO CEDIM

A ex-deputada e ex-prefeita de Barra Mansa, Inês Pandeló, foi eleita uma para compor o Conselho Deliberativo do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, para o mandato de 2018/2022. Pandeló é a titular representando o Fórum de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Sul Fluminense. A suplente é Vani Teresinha Vasconcelos.  O Cedim fiscaliza, orienta as políticas públicas para mulheres no estado.

CURSO SIMPLES NACIONAL

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRCRJ) oferece aos profissionais da Contabilidade e a todos os demais profissionais interessados de Resende e região, o curso gratuito “Análise das Regras Tributárias do Simples Nacional – MPE”. O curso será ministrado no próximo dia 3 de fevereiro (sábado), das 9 às 16h40min, pelo contador Osvaldo Nunes Angelim, especialista em Direito Tributário. O curso será realizado na Câmara Municipal de Resende (Rua Padre Couto, 10 – Primeiro). As inscrições podem ser feitas pelo site do CRCRJ: http://webserver.crcrj.org.br/spw/cursosTT/inicio.aspx.  Na chegada, é necessária a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis que o CRCRJ doará para instituições de caridade.

JOGOS MUNICIPAIS PARA TERCEIRA IDADE

Visando a integração de idosos de Resende, o vereador Luís Henrique Sene de Brito, o Hick Sene (PSD) solicitou a Prefeitura de Resende que faça um estudo de viabilidade para a realização dos jogos municipais para a terceira idade. “A iniciativa tem o objetivo de fazer a integração social dos idosos através do esporte, bem como é uma maneira de incentivar a prática de atividades físicas e culturais, como vôlei, futebol, dança, jogos de dama, xadrez, totó, entre outras atividades, proporcionando, desta forma, qualidade de vida e autoestima para as pessoas que se encontram nesta faixa etária”, explicou o vereador.

OPERAÇÃO TAPA BURACOS NO CENTRO E JARDIM BRASÍLIA

Preocupado com a segurança de motoristas e pedestres de Resende, o vereador Sandro Ritton (PPS) reivindicou a prefeitura que seja realizado operação tapa buracos e nivelamento de paralelepípedos, na Rua Francisco Vilaça, no Centro da cidade. “Devido ao precário estado de manutenção em que se encontra a supramencionada rua e por se tratar de uma ladeira íngreme, se encontra com inúmeros buracos e os paralelepípedos desnivelados, causando transtornos ao trânsito, bem como aos pedestres e ciclistas”, explicou o vereador. Ele também pediu que seja feito a recuperação da pavimentação na Rua Rosina Oliveira Botelho, no Jardim Brasília II.

UM FATO NA FOTO

ACIDENTE

Um acidente aconteceu na tarde de sábado no bairro São Francisco, em Barra Mansa. Um homem estava arrumando seu caminhão, quando, de repente, ele perdeu o freio, passou por sua de sua perna e desceu rua abaixo. Parou quando atingiu cinco carros que estavam parados, atingindo ainda o muro da Escola Municipal Francisco Vilella. O homem teve fratura na perna e quebrou o braço.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar