Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

Aterro Sanitário Classe 1

Será realizado nesta sexta-feira pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Barra Mansa, às 14h30min, uma reunião extraordinária do órgão, no Parque Natural de Saudade.  O encontro será voltado para debater a implantação do Aterro Sanitário Classe 1 no município. O parque fica localizado na Rua Elza Maia de Amorim, no bairro Saudade.

CORPO ENTERRADO

Foi enterrado no último sábado, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos, em Resende, o corpo de um dos fundadores e presidente de honra do Sindicato dos Comerciários de Resende, Itatiaia e Porto Real, José Maria Ribeiro, 70 anos. Zé Maria, como gostava de ser chamado, estava internado desde o último dia 10, em um hospital particular de Resende, por complicações de diabetes e faleceu no sábado. Segundo seu filho e diretor Sindical, Marco Aurélio Ribeiro, José Maria teve uma parada cardíaca e não resistiu.

FAMÍLIA

Natural de Arapeí, distrito de Bananal, no interior paulista, José Maria era casado com a advogada Rita Ribeiro, pai de quatro filhos biológicos e de cinco adotivos; e também avô de seis netos. Além do movimento sindical, Ribeiro também era reconhecido pela militância política. Ele completou, este ano, 31 anos de filiação no Partido dos Trabalhadores (PT), sendo um dos fundadores da sigla em Resende.

DOAÇÃO NAS FÉRIAS

O Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista, realiza campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue durante o período das férias escolares. A queda na frequência de doadores é nacional e, por isso, o Hemorio alerta para os baixos estoques de sangue. “O período que compreende os meses de dezembro e janeiro é um dos mais críticos do ano, já que as festas e as férias de verão refletem diretamente no movimento do salão de doadores”, afirma a coordenadora do Hemonúcleo no Hospital São João Batista, Cristina Guimarães de Nascimento, acrescentando que a grande demanda se concentra no período que antecede o carnaval.

TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO

De acordo com a coordenadora do hemonúcleo, em janeiro, por exemplo, a conscientização é feita diretamente com os familiares dos usuários das instituições que recebem material do Banco de Sangue do município. Membros da equipe do hemonúcleo abordam as famílias no próprio Hospital São João Batista, no Hospital Municipal Munir Rafful, e entre os pacientes do Programa Unacom, no Himja, em Volta Redonda; além dos usuários do Hospital Municipal de Pinheiral e da Agência Transfusional, que fica no Hospital Municipal Flávio Leal, em Piraí.

COMO CONTRIBUIR?

Apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos. Estão impedidos de doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; e pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

DICAS

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos. O Banco de Sangue fica no Hospital São João Batista e funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas.

REVITALIZAÇÃO DE CRECHE

A Prefeitura de Resende está realizando obras de revitalização da creche do Morro do Cruzeiro. Estão sendo reformados os banheiros, troca de louças, piso de escola toda, pintura do prédio, além de reparos na parte hidráulica para acabar com vazamentos e o paisagismo do jardim. Outra novidade é que este ano, a creche vai contar com dois novos espaços para os alunos: uma biblioteca com dezenas de livros e uma brinquedoteca. Estes espaços foram criados para os estudantes terem momentos de conhecimento e lazer, que vão ajudar no desenvolvimento.

MAIS DE MIL EXAMES DE MAMOGRAFIA

A Secretaria de Saúde de Porto Real informou que foram realizados no ano passado mais de mil exames de mamografia, considerados essencial para o diagnóstico de nódulos nas mamas. Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, ainda são mais de 100 exames disponíveis na unidade, aguardando para serem entregues para as pacientes. “No momento em que o exame fica pronto a paciente deve agendar atendimento com o médico solicitante, para devida análise”, pontua Jardim, lembrando que os exames são realizados na Casa da Mulher.

DIAGNÓSTICO PRECOCE
De acordo com a coordenadora da Casa da Mulher, Maria Lúcia Pineschi, ao ser identificado mais cedo, as chances de sucesso do câncer de mama aumentam bastante. A mamografia também é indicada para as mulheres com casos diagnosticados na família. A Casa da Mulher fica na Rua Pascoina Lanconi Tavernari, no Centro de Porto Real. O exame de mamografia, realizado na Casa da Mulher, é feito por meio de encaminhamento e agendamento prévio na Secretaria de Saúde através do número 3353-4899.

RETIRADA DE ABELHAS

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura, realizou ontem a retirada de um enxame de abelha que estava localizado numa goiabeira no caminho entre o Hospital e o Corpo de Bombeiros, no bairro Jardim Itatiaia. A ação foi realizada em parceria com a Defesa Civil que isolou a área para proteger a integridade física das pessoas que passavam pelo local e corriam o risco de sofrer ataque durante a retirada do inseto.

Orientações – nota de continuação

Segundo o apicultor da prefeitura, Olavo Francisco, é importante que a população não tente agir por conta própria nessas situações, mas busque proteger os animais domésticos, fechar a casa, avisar os vizinhos e procurar a ajuda de um apicultor profissional. “Se o enxame estiver em vias e prédios públicos aí a orientação é entrar em contato com a Secretaria de Agricultura. A pessoa não deve jamais utilizar atear fogo na colmeia, nem colocar produtos tóxicos como veneno e querosene no local. Matar abelhas é crime ambiental, então elas devem apenas ser capturadas, afinal elas são importantes porque muitos dos alimentos que consumimos dependem da polinização das abelhas”, explicou. Em 2017 foram 23 chamadas atendidas pelo órgão.

2ª CONFERÊNCIA DE MOBILIDADE URBANA

Estão abertas até o dia 15 de janeiro as inscrições para participar da eleição dos conselheiros, representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (Comutran). O pleito acontecerá durante a 2ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda, que será realizada nos próximos dias 19 (das 18 às 21 horas) e 20 (das 8 às 11 horas) no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado. “É mais um compromisso do nosso governo que está sendo cumprido. Além da eleição, vamos apresentar na conferência um diagnóstico das demandas que a população nos passou durante as discussões do Plano de Mobilidade Urbana. Estamos pensando em políticas públicas para os próximos 20 anos”, comentou o prefeito Samuca Silva.

QUEM PODE PARTICIPAR? – nota de continuação

Pode participar do processo eleitoral, nas condições de Eleitor e de Candidato a Conselheiro, qualquer membro da sociedade. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) – Avenida dos Trabalhadores, n° 333, Centro – ou através do e-mail stmu@voltaredonda.rj.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O formulário e os requisitos necessários estão disponíveis no site da STMU (www.voltaredonda.rj.gov.br/suser/).

REUNIÃO COM FISCAIS

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se reuniu na tarde de ontem, com os fiscais tributários do município. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Palácio 17 de Julho, e contou com a presença de mais de 30 fiscais. O objetivo foi debater o projeto para regularizar a estrutura, a organização, os deveres funcionais e a carreira dos fiscais tributários de Volta Redonda. De acordo o prefeito, foi criada uma comissão para elaborar o projeto de regularização da função. “A ideia é que possamos ter esse projeto pronto ainda nesse início do ano para enviarmos para avaliação dos vereadores. Acredito que no primeiro trimestre já possamos ter essa matéria enviada ao Legislativo”, comentou, ressaltando que o projeto vai gerar segurança jurídica aos atos dos fiscais tributários. Um novo encontro foi marcado para o dia 15 deste mês.

UM FATO NA FOTO

POR UM FIO

O fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, flagrou a cena acima, onde lixo misturado

à vegetação, ficou por um fio sob a ponte Ataulfo Pinto dos Reis (Ponte dos Arcos), que liga os bairros Centro e Ano Bom, em Barra Mansa.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar