Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

MODIFICAÇÃO NEGADA
Foi colocado em discussão na sessão de terça-feira o projeto de resolução que trata sobre pedidos de urgência especial de autoria do vereador Thiago Valério (PPS). Ele cobrava um parecer da Mesa Executiva em projeto protocolado no meio do mês de outubro. O presidente da Câmara, Marcelo Borges (PDT), disse que iria colocar em votação no plenário na terça e foi isso que aconteceu. E apenas Thiago votou contra. A Mesa Executiva não vislumbrou ilegalidade ou irregularidade, mas aconselhou a reprovação porque a iniciativa poderia prejudicar o trabalho dos vereadores que muitas vezes precisam recorrer desse dispositivo. Além disso, mencionou os casos de urgência que chegam por parte da prefeitura para recebimento de verbas.
O QUE MUDARIA
O projeto de resolução inseriria o inciso primeiro dentro do artigo 135 criando a seguinte redação: todo projeto só poderá ser colocado em discussão e votação somente na sessão posterior a sua leitura no expediente, mesmo estando em Regime de Urgência Especial. Atualmente, nesses casos, por ter a nomenclatura “urgência especial” é lido e votado na mesma sessão.
REUNIÃO CEIVAP
Às 19h30min de hoje o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) realiza suas últimas reuniões em 2017. Entre as pautas, está a assinatura de Termos de Cooperação Técnica para realização dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de municípios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. O documento estabelece a mútua cooperação entre a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), enquanto secretaria executiva do Comitê, e cada município, visando o intercâmbio de dados e apoio técnico para a realização conjunta de atividades vinculadas à elaboração do Plano de Resíduos Sólidos. Dos 184 municípios da bacia do Paraíba do Sul, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, 122 já contam com investimentos destinados à elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O encontro será na sede do Ceivap, Manejo, Resende.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
A equipe da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda vai ministrar palestras de Educação no Trânsito para motoristas e funcionários de Recursos Humanos das empresas de ônibus das linhas municipais. O objetivo é buscar melhores condutas profissionais no dia a dia mo trânsito em Volta Redonda e melhor atendimento da população usuária dos transportes coletivos, informou a secretária. As palestras ocorrerão hoje e no dia 28, a partir das 10 horas, no auditório da secretaria municipal de Planejamento, no bairro Aterrado. A previsão é que o evento dure 40 minutos cada, com direito a certificação dos participantes. Entre os palestrantes, está confirmada a participação do secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Nascimento Silva.

HOMENAGEM
Em solenidade a ser realizada na noite de hoje, no Plenário da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, em homenagem funcionários públicos em destaque, a vereadora Rosana Bergone (PRTB) irá agraciar os servidores Antonino Zacarias Filho, funcionário da Escola Municipal Rubens Machado e a professora da Rede Municipal de Ensino, Andrelina Euzébio de Paulo Lopes. A Sessão Solene será aberta ao público e começa às 19h30min, na sede do Legislativo Municipal, no bairro Aterrado.

PREFEITURA TROCA PONTE


Quem passar nesta quinta-feira, pela Estrada Joaquim Criminal, na APA da Serrinha do Alambari, em Resende, verá homens trabalhando. É que a ponte localizada na Serra da Mantiqueira será substituída por uma estrutura de ferro, sendo necessário interditar o trânsito de 9 até 16 horas. A nova edificação ficará no lugar da antiga ponte de madeira que, devido ao grande fluxo de veículos de grande porte e o longo período de utilização, teve sua estrutura totalmente comprometida. “Estávamos apenas aguardando a chegada do material para dar prosseguimento ao trabalho. As vigas de ferro estão sendo transportadas para o local e nesta quinta-feira, a equipe já entra com todo maquinário para a execução da obra”, explicou o secretário de Agricultura, Alberto Figueiredo.
ATENDIMENTO À ZONA RURAL
A ação faz parte do plano de atendimento à zona rural do município, com intuito de atender as principais demandas das comunidades mais afastadas do perímetro urbano. A partir do mapeamento, a prefeitura pôde identificar as necessidades mais urgentes e montar um planejamento de trabalho, no qual fosse possível atender tais regiões de maneira eficaz. “Nosso principal objetivo é atender a população com extrema qualidade. Existem outras pontes na qual também atuamos, fazendo a reforma ou optando pela substituição. De qualquer maneira, é um serviço que vamos continuar ampliando para outras comunidades, pois beneficia centenas de famílias”, disse Figueiredo.
CONSELHO DA JUVENTUDE
A equipe do Conselho Municipal da Juventude de Itatiaia (COMJUVI), formada pela presidente, Roberta Nunes; coordenadora CRAS Penedo, Tayenne Parada; assessor especial da Cultura, Thiago Ferreira, além de Tiago Canuto; diretor do Neq, Cleber Alberto da Silva; diretor do 19º Grupo de Escoteiros Campo Belo, Alan Alves, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Marluce Veiga e o representante da Secretária de Ação Social, Edson Vieira, participou, na tarde de terça-feira, de uma reunião com os vereadores. Durante a reunião, que aconteceu na sede do Legislativo, o Conselho pediu o apoio dos vereadores para ajudar na realização de uma série de demandas, entre elas, o projeto Casa Jovem; Estação Juventude; adesão da Juventude Viva; Jovem Ação; Tenda Itinerante do ID Jovem; adesão do ID Jovem.
ESTATUTO TA JUVENTUDE
“O Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013) determina quais são os direitos e deveres dos jovens que devem ser garantidos e promovidos pelo Estado. Jovens são as pessoas com idade entre 15 e 29 anos. O Estatuto da Juventude é resultado de uma década de lutas da juventude brasileira. Esperamos que cada jovem de Itatiaia conheça os seus direitos e deveres e saibam que eles estão sendo respeitados no cotidiano”, disse a presidente Roberta Nunes, que agendará um novo encontro para apresentar os projetos aos parlamentares.
REATIVAÇÃO DO CONSELHO
O presidente do Legislativo, vereador Vander Leite Gomes (PMDB) destacou a reativação do Conselho Municipal da Juventude e disse que a Câmara estará de portas abertas para apoiar as ações a serem promovidas pela entidade. “Com a reativação do COMJUVI, retomamos a caminhada na direção do empoderamento dos nossos jovens. Sua participação e interlocução com o poder público, no planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas para os nossos jovens”, concluiu.
MOÇÃO DE PESAR
A Câmara de Vereadores de Itatiaia entrega nesta quinta-feira, uma Moção de Pesar a família do atleta Ramom Melo, que faleceu no dia 25 de setembro. A moção será ofertada por meio do requerimento do vereador Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira PMDB. A entrega acontece na sessão ordinária, que começa às 18 horas. O corpo do nadador brasileiro Ramom Melo, que morreu nos Estados Unidos, foi sepultado no Cemitério Municipal, no bairro Vila Odete no último dia 1º, em Itatiaia, cidade onde ele nasceu.
NOS ESTADOS UNIDOS
Nos últimos anos, o nadador estava morando nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de treinar e estudar. Nesse período, se formou em engenharia na Southern Methodist University. No dia 25 de setembro, em Dallas, no Texas, cidade onde vivia, Ramom teve um mal súbito quando fazia musculação. Sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou constatado um tumor cerebral considerado inoperável. O nadador foi declarado clinicamente morto na noite do dia 26 de setembro. Atendendo ao desejo do próprio atleta, a família doou seus órgãos, beneficiando a 150 pessoas.
ERRATA
A redação do A Voz da Cidade informa que por um erro de digitação o título de uma matéria na Coluna Notas e Notas saiu errado na edição nº14.814, do dia 16 de novembro. Onde está escrito “Campanha nos Leitos do Hospital” leia-se “Campainha nos Leitos do Hospital”.
CONCURSO COSPLAY
A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) promove hoje, às 18 horas, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, localizado no Colégio Getúlio Vargas, a apresentação do Projeto Hora Nerd, com o tema “Harry Potter”. O projeto foi desenvolvido ao longo do ano com alunos dos colégios José Botelho de Athayde, Delce Horta Delgado e Getúlio Vargas. Durante a apresentação haverá distribuição de brindes, quiz (jogo de perguntas e respostas), concurso de cosplay, entre outras atrações. O objetivo do projeto é aproximar os alunos da divulgação científica, atraindo os estudantes para a literatura e despertado o senso crítico deles. São 90 alunos participantes e a escola vencedora do quiz receberá um troféu.
UM FATO NA FOTO
Talentos e produtos em harmonia
Uns vendem produtos; outros vendem talentos. Prova disso está na imagem acima, registrada pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus. Enquanto o jovem tocava seu instrumento, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, outro vendia tapetes e toalhas de mesa.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar