Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

CHUVA DE GRANIZO
No início da tarde de quinta-feira, uma chuva de granizo atingiu a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. Por cerca de 30 minutos, a tempestade deixou o chão coberto de pedras de gelo. De acordo com a Estação Meteorológica do Posto Marcão, na entrada do Parque, durante a tempestade, os termômetros marcavam 6,8º C. O temporal estava previsto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais devido a uma frente fria no Sul que está se aproximando da região e deve chegar nas próximas horas.
INTERFERINDO E LIMITANDO CPI DA UERJ
Foram veiculadas mensagens gravadas no telefone de Jorge Picciani, apreendido durante a operação, mostrando como o presidente da Casa interferiu e limitou a CPI da Uerj. O assunto foi mencionado em uma troca de mensagens com o deputado Gustavo Tutuca, também do PMDB.
Na mensagem Tutuca pede para conversar com Picciani sobre a coleta de assinaturas para dar entrada na CPI da Uerj e perguntou o que ele achava. Picciani disse: CPI das folhas de pagamento da Uerj, Uenf e Uezo. Em seguida, Tutuca disse que começaria a movimentar. Picciani voltou a falar dizendo que teria que ser em cima da folha, senão viraria contra o governo, que não passa o custeio. Tutuca disse que teria entendido.
PODER DE BLINDAR
Segundo os procuradores, isso mostra como o presidente da Alerj conseguia blindar o governo e manobrar para rejeitar CPIs como a Fetranspor, que chegou a ser protolocada na Casa com 27 assinaturas, três a mais do que o necessário, porém foi arquivada após seis deputados terem retirado os nomes.
TUTUCA
Sobre as informações divulgadas, Gustavo Tutuca esclarece que, desde o início, o intuito da criação da CPI das universidades estaduais era identificar possíveis discrepâncias nas folhas de pagamento de Uerj, Uezo e Uenf. “Desta maneira, seria possível ajustar a despesa com pessoal e destinar mais verba para o custeio das unidades. O foco não era, nem nunca foi, investigar a administração das universidades. Na conversa, Gustavo consultou o presidente da Alerj, que é quem conduz os trabalhos da Casa, para saber se o momento era adequado para dar sequência à CPI. Em sua resposta, Jorge Picciani reforçou que o importante era mesmo focar na folha e não na administração”, disse o deputado que está de licença da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
CONSCIÊNCIA NEGRA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial e do gabinete da vice-prefeita, Fátima Lima, realiza na quarta-feira, dia 22, às 19 horas, na Câmara Municipal atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares. Na ocasião, 15 jovens negros serão homenageados em virtude dos projetos e contribuições desenvolvidos no âmbito social, cultural e profissional. Durante a condecoração será lido um breve histórico de cada homenageado, diante de seus familiares e amigos, e um destes quinze jovens terá sua história de vida contada aos presentes.
SAÚDE DO HOMEM
Agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) estarão, hoje na Feira Livre do bairro Conforto, promovendo ações de cuidado com a saúde do homem. A atividade acontece em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação acontece entre 7 horas e 13 horas, quando os agentes estarão conversando sobre prevenção à saúde com feirantes, clientes, moradores da região e homens que usam a feira como rota para o trabalho.
CONTRA A DENGUE
Além da campanha de prevenção à saúde do homem, a ser realizada hoje, na Feira Livre do bairro Conforto, em Volta Redonda, a Secretaria Municipal de saúde (SMS) prevê a instalação de tenda que terá a presença de um médico para solicitação de exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue que ajuda a avaliar o estado da próstata e na conclusão de um diagnóstico da presença ou não do câncer. Também estarão no espaço, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para orientar sobre dengue, zika e chikungunya e sobre a prevenção à proliferação do Aedes aegypit, além de representantes do Programa HIV, do Centro de Doenças Infecciosas (CDI), que farão ação educativa e distribuição de preservativos, camisinhas.

GUARDAS MUNICIPAIS DOAM SANGUE
Dez agentes da Guarda Municipal de Quatis doaram sangue na manhã desta quinta-feira ao Hemonúcleo de Barra Mansa. Os guardas se dirigiram à unidade em um ônibus da prefeitura. Os detalhes da doação foram acertados entre o comandante da corporação, João Evangelista Eurico, e a direção do Hemonúcleo. “O gesto dos guardas municipais surgiu a partir dos constantes apelos feitos pela unidade de Barra Mansa para reforçar o estoque de sangue da unidade, visto que é preciso manter sempre uma quantidade suficiente para atender os casos de emergência, além de garantir os procedimentos médicos, principalmente nos casos de emergência”, explicou o comandante.
DIA DO DOADOR
O comandante Eurico informou ainda que a iniciativa fez parte também das atividades relacionadas ao Dia do Doador de Sangue, que transcorrerá no sábado da próxima semana, dia 25. “Inicialmente, conversamos com os guardas municipais sobre a proposta do comando da corporação em tornar realidade este gesto de amor ao próximo. Felizmente, muitos guardas se sensibilizam com o nosso chamado e o primeiro grupo fez a doação hoje pela manhã. A partir de agora, pretendemos intensificar a presença da Guarda Municipal de Quatis nas unidades médicas da região visando à doação de sangue. Nunca é demais lembrar que essa atitude pode salvar vidas”, disse João.
HEMONÚCLEO
Localizado na Rua Pinto Ribeiro 205, próximo ao Jardim das Preguiças, no Centro, o Hemonúcleo de Barra Mansa funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 11 horas. No começo do mês passado, a unidade abriu excepcionalmente em um sábado pela manhã, numa tentativa de aumentar a quantidade de bolsas de sangue disponíveis. O telefone para contato com o hemonúcleo é (024) 3322-8430.
ALUNA VENCEDORA
O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 16, em seu gabinete, a jovem Gleiciane Pereira, de 14 anos. Estudante do 9ª ano do Colégio Municipal Padre Anchieta, no bairro Vista Alegre, ela venceu a Olimpíada Estadual de Língua Portuguesa e Matemática, numa prova realizada no dia 28 de outubro. O encontro contou com a presença da mãe da aluna, Lucinéia Pereira, do diretor da instituição de ensino, Alex Teixeira, do subsecretário de Educação, Ricardo Rosas e do deputado federal Alexandre Serfiotis.
SOBRE A OLIMPÍADA
A Olimpíada Estadual de Língua Portuguesa e Matemática está em sua 12ª edição, promovida pelo Rotary Clube em parceria com o Sesi/Senai. Barra Mansa participa pela terceira vez da prova, aplicada especificamente para alunos do 9º ano da rede pública e privada. O objetivo da competição é reconhecer os melhores alunos e incentivá-los a passarem seus conhecimentos aos colegas de classe.

SAI PRESIDENTE DA TURISANGRA
Foi realizada uma coletiva de imprensa ontem na Prefeitura de Angra dos Reis pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Veníssius Barbosa. Foi divulgado que ela trataria de dois assuntos: a liberação de recursos pelos governos federal e estadual e a mudança administrativa da TurisAngra e na Secretaria de Cultura e Patrimônio. A liberação de recursos já vinha sendo divulgada pela prefeitura há algumas semanas. O que chamou a atenção foi a mudança no cargo da TurisAngra, onde foi anunciado que o atual secretário Executivo de Cultura e Patrimônio, João Willy acumulará a função de presidente da TurisAngra a partir de hoje. Mas na pasta da Cultura, ele ficará interinamente, até que fique definido o nome do novo secretário. Carlos Henrique Vasconcellos, o Peninha, que também estava presente na coletiva, entregou uma carta de desligamento da função da TurisAngra.
VÍDEO
E isso um dia depois de veicular nas redes sociais um vídeo em que aparece dando entrevista para uma emissora de televisão falando que por conta do feriado no meio da semana e a mudança na previsão do tempo para segunda, outro feriado, a ocupação na cidade nao seria boa. Para os que viram, o vídeo rendeu boas risadas, mas não o bastante para a saída de Peninha. Afinal, que mal tem a sinceridade?
UM FATO NA FOTO
ALERTA
Na falta de reparos, um lojista da Rua Major Luiz Alves, no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa, resolveu adesivar um bueiro da via, cuja tampa está quebrada. A rua, devido a ser rota de ônibus e trajeto ao Centro pra quem sai da Via Dutra, é muito movimentada. A intenção foi de alertar os motoristas. A cena acima foi registrada pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar