Notas & Notas – 31 de maio de 2018 – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas – 31 de maio de 2018

Notas & Notas – 31 de maio de 2018

Notas & Notas – 31 de maio de 2018

CORPUS CHRISTI

Ações religiosas irão marcar hoje as comemorações do Dia de Corpus Christi. Entre as ações constam missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento (Eucaristia) – ponto culminante da vida da Igreja Católica, que foi instituída por Jesus na Última Ceia, na Quinta-feira Santa. Vale lembrar que a data é celebrada na primeira quinta-feira livre depois do tempo pascal que este ano está sendo celebrado hoje. A programação foi programada pela Região Pastoral de Volta Redonda e Pinheiral. Na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, às 16 horas, haverá Missa Solene e logo após, procissão seguindo para a Igreja de Santa Cecília, na Vila Santa Cecília, onde acontecerá a bênção do Santíssimo.

TAPETE

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do Arquivo Histórico Municipal, vai apoiar nesta quinta-feira, nas imediações da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico de Resende, uma das mais antigas tradições deste feriado: a confecção do tapete por onde seguirá a procissão de Corpus Christi. De acordo com o diretor do Arquivo Histórico, Claudionor Rosa, os interessados em participar da atividade se reunirão às 7 horas no saguão do Cine Vitória, onde será servido um café da manhã. Logo depois, as equipes serão divididas e iniciarão a confecção do tapete, partindo da rua localizada atrás da Igreja Matriz. O tapete contornará a igreja pela rua lateral, ao lado do Colégio João Maia, chegando até a rua de entrada.

SERVIÇOS ESSENCIAIS NO FERIADO

A Prefeitura de Itatiaia informa que em razão do feriado de Corpus Christi (hoje) e do Aniversário de emancipação de Itatiaia, celebrado no dia 1º de junho, ambos previstos na Lei Municipal nº 141/2005, somente os serviços essenciais funcionarão na administração municipal nestas datas.

Por conta dos feriados, o expediente nas repartições públicas municipais enceraram o expediente na quarta-feira e o retorno do atendimento será na segunda-feira (04). A Policlínica Municipal, no Centro e as demais Unidades de Saúde só funcionarão na próxima segunda-feira. Em decorrência da falta de abastecimento de combustível, ocasionado pela greve dos caminhoneiros, nesse período o serviço de coleta de lixo domiciliar funcionará com a frota reduzida até que volte ao normal. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos solicita aos moradores que realizem o descarte consciente. A lei que estabelece os feriados municipais pode ser consultada pela população no site da prefeitura através do link https://itatiaia.rj.gov.br/downloads/677/lei-n–141–feriados-municipais

ATENDIMENTO NORMAL

Durante esse período o atendimento 24 horas seguirá normalmente no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no bairro Jardim Itatiaia e no Posto de Saúde de Penedo. Ainda nos dias de recesso, a Guarda Municipal também continuará atuando e além da segurança do patrimônio público, fará o controle do trânsito no município. Os contatos com a Guarda Municipal e com Defesa Civil podem ser feitos pelos telefones: (24) 3352-6752 ou 153. O Conselho Tutelar atuará no sistema de plantão 24horas, através do telefone (24) 998445188.

CAPACITAÇÃO AOS FUNCIONÁRIOS

A Divisão de Recursos Humanos do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promoveu uma capacitação para os funcionários na terça-feira, 29. A atividade reuniu os profissionais técnico-administrativos para as palestras “A diversidade étnica-racial: o negro no Brasil”, ministrada pelo funcionário Almir Gonçalves; e “A postura proativa e ética no trabalho”, ministrada pelo professor e funcionário Edson Ribeiro, no auditório da Biblioteca Central, no campus Olezio Galotti.

FALSO PERFIL

Funcionário da divisão de Recursos Humanos, Edson Ribeiro apontou os principais erros cometidos no ambiente de trabalho. “Encontramos no mercado de trabalho em geral, funcionários com falsa ingenuidade, falta de proatividade, rompimento de regras da empresa por não concordar, entre outros. Procuramos causar uma reflexão sobre as atitudes tomadas perante aos outros e a ele mesmo para que o ambiente de trabalho seja sempre harmonioso”, pontuou.

PRECONCEITO

Almir Gonçalves é quilombola, se formou em Direito pelo UniFOA e trabalha na instituição. “Buscamos mostrar como o preconceito ainda se faz presente, de forma sutil, em nossa sociedade, para provocar mudanças que visam acabar de vez com ele, não somente o racial, mas qualquer tipo de discriminação”, comentou. O encontro faz parte do Programa de Capacitação da FOA/UniFOA 2018, segundo o responsável pelo RH, Marcos Mendes. “Ficamos satisfeitos pelo número de participantes que se interessaram em vir. Os temas trouxeram novas informações não apenas voltadas para o desempenho das atividades no trabalho, mas que também irão contribuir para a vida pessoal dos nossos funcionários”, finalizou.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE É PRORROGADA

O governo municipal de Volta Redonda decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra influenza, que terminaria nesta quarta-feira, dia 30, enquanto as doses ainda estiverem disponíveis nas unidades de saúde. O município imunizou 43.748 pessoas desde o dia 24 de abril, início da campanha nacional. A meta é alcançar os 60 mil vacinados, 90% do público alvo, que é de 66.508 pessoas. De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o prolongamento da campanha foi uma decisão municipal, já que a Secretaria de Estado e o Ministério da Saúde ainda não se pronunciaram a respeito.

PÚBLICO-ALVO

A campanha é voltada para crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais. Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias –  Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter e Síndrome de Wakany.

CONTRA A FEBRE AFTOSA

Em decorrência dos reflexos da greve nacional de caminhoneiros, o Ministério da Agricultura atendeu a solicitação da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento para a prorrogação do prazo de vacinação contra a febre aftosa, que terminaria ontem. A nova data para o encerramento da 1ª etapa anual de imunização do rebanho bovino fluminense contra a doença agora é 15 de Junho. A defesa agropecuária estadual alerta aos pecuaristas para que não deixem para a última hora e vacinem todos os bois e búfalos de sua propriedade. A declaração de vacinação deve ser entregue até o dia 20 de Junho  na unidade de defesa agropecuária da região.

PROGRAMA LÍDER COACH

Todo mundo tem um talento, mas nem sempre ele é bem explorado. Quem é liderança em uma empresa e deseja reconhecer os talentos a sua volta para extrair o melhor de sua equipe, não pode perder o Programa Líder Coach, que será oferecido em breve pelo Sebrae/RJ em Paraty. Para apresentar a capacitação aos empresários, uma palestra gratuita será realizada na Câmara de Vereadores, no dia 7 de junho, às 19 horas. Para inscrições e mais informações: (24) 3365-2799 ou 0800-570-0800; além do e-mail contatocostaverde@rj.sebrae.com.br.

O PROGRAMA

O Líder Coach é um programa voltado a lideranças, com diversas técnicas e ferramentas de gestão que contribuem para estimular, gerenciar e aprimorar os talentos de suas equipes. O curso também desenvolve nos líderes suas habilidades de comunicação. “Os resultados na evolução da gestão de equipes e na comunicação com as mesmas são visíveis após a participação no programa”, afirma Patrícia Rocha, coordenadora do Sebrae na Costa Verde.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Acontece entre os dias 4 e 10 de junho a 16ª edição da Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente (Sema), em Angra dos Reis. O evento tem como objetivo promover conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais. A programação do evento – que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) – inclui atividades educacionais e esportivas voltadas para o público interno da empresa e a população da Costa Verde.

ATIVIDADES

Nos primeiros dias da Sema 2018, serão realizados eventos voltados exclusivamente para os colaboradores da Eletronuclear. No entanto, as atividades do fim de semana são abertas ao público externo. No sábado, dia 9, haverá sessões de atividade funcional, uma gincana ecológica, o torneio de futebol Amigos do Meio Ambiente – para crianças e adultos – e o XVII Canoando o Rio Mambucaba. Já no domingo , dia 10, haverá uma corrida e uma caminhada. Todas essas atividades ocorrerão na Vila Residencial de Mambucaba.

EXPOSIÇÃO ECOLÓGICA

Em ambos os dias, haverá uma exposição ecológica na vila que contará com a participação do Laboratório de Monitoração Ambiental da Eletronuclear, do Instituto de Biologia da UFRJ, do Programa de Monitoramento de Ocorrências de Tartarugas Marinhas da Uerj, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da universidade e do Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto. Além disso, a Trilha Porã e o Parque Restinga da Mambucaba – duas áreas de preservação ambiental dentro da propriedade da Eletronuclear – estarão abertos à visitação.

UM FATO NA FOTO

Acabou

Os caminhoneiros mostraram sua força durante nove dias. Longo período para a sociedade e governo, que perceberam claramente a força que a categoria tem. No fim, ainda queriam lutar pelo povo, para que o produto que move o país (combustível) fosse pago de forma mais justa pela população. Mas, no décimo dia, foram vencidos por filas quilométricas em postos de combustível; filas estas compostas pelo povo pelo qual eles lutaram e que pagaram até R$ 6 pelo litro da gasolina. Será que o brasileiro aprendeu alguma coisa com tudo isso?

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar