Notas & Notas – 1º de junho de 2018 – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas – 1º de junho de 2018

Notas & Notas – 1º de junho de 2018

Notas & Notas – 1º de junho de 2018

AGRADECIMENTO DOS CAMINHONEIROS

Um dos caminhoneiros que participou do movimento dos profissionais nesses dias de paralisação, Luis Cláudio da Silveira Bugarim, conhecido como Pintinho, de Barra Mansa, procurou o A VOZ DA CIDADE para agradecer o apoio recebido pela população nesses dez dias de movimento. “Gostaríamos de agradecer as igrejas, motoristas de Uber, clube de motoqueiros e a população em geral. Obrigado a todos, fizemos o nosso melhor, mas faltou a população se unir a gente por inteiro”, disse. Na foto estão os organizadores do movimento em Barra Mansa. A comissão continha dez pessoas.

REPRESENTANTES DA LAND ROVER VISITAM INB

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) recebeu recentemente, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), situada no distrito de Engenheiro Passos, em Resende, representantes da Land Rover do Brasil, situada no Polo Industrial de Itatiaia. A visita serviu para um intercâmbio sobre práticas relacionadas ao Meio Ambiente. A conversa aconteceu durante a reunião do Conselho Gestor (CG) do Programa de Educação Ambiental (PEA) da INB, que tem como meta principal acompanhar a realização das atividades do PEA, junto aos municípios vizinhos à FCN (Resende, Itatiaia e Areias). O programa de Educação Ambiental é uma das condicionantes do IBAMA para a manutenção da Licença Unificada de Operação da FCN.

PARTICIPANTES

Participaram da reunião do CG, a gerente de Desenvolvimento e Negócios da Land Rover, Bárbara Garcia e a engenheira Ambiental da empresa, Débora Maximiliano. A reunião também contou com representantes do município de Itatiaia e empregados da INB, que compõem o conselho gestor. Essa foi a quinta reunião do conselho, criado em agosto de 2016.

EXEMPLOS

De acordo com a responsável pelo Programa de Educação Ambiental da INB e coordenadora do conselho gestor, Flávia Pires, boas práticas trabalhadas pela Land Rover servem de exemplo para a INB. Dois exemplos são a terceirização do tratamento de efluentes e a captação da água da chuva, que é reutilizada. “A Land Rover também é referência em sustentabilidade, pois possui um certificado inédito na região, relacionando ao meio ambiente: o Leadership in Energy and Environmental Design (Leed)”, disse a coordenadora. Essa certificação é concedida pela Organização não-governamental (ONG) americana U.S. Green BuildingCouncil (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos.

TRABALHOS DA REGIÃO

A reunião do CG apresentou trabalhos do PEA realizados na região, desde a última reunião, em dezembro de 2017, e discutiu as ações futuras. Entre os trabalhos previstos estão o apoio as unidades de conservação locais e à educação ambiental dos municípios vizinhos e palestras nas escolas. O programa também prevê para junho a participação na semana de Meio Ambiente do município de Resende.

ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO DE RUA

A assistência integrada à população de rua em Volta Redonda foi tema de reunião na quarta-feira, no gabinete do prefeito Samuca Silva. Ele reuniu seis secretários municipais para discutir ações imediatas e a longo prazo para resolver a questão. Estavam presentes os secretários de Saúde, Alfredo Peixoto; de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal; de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Pena; de Cultura, Aline Ribeiro; de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Joselito Magalhães; e o comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni. Além de profissionais que atuam nestas secretarias.

REDE

No encontro foi enumerada toda rede de assistência já existente no município, principalmente nas secretarias de Saúde e Ação Comunitária, como o Consultório na Rua, o Centro de Assistência Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), o quarto de passagem, o Centro POP, e o projeto Superação. E, principalmente, foram apresentadas sugestões para que essa rede inclua as secretarias de Direitos Humanos, Cultura e Desenvolvimento Econômico para que as ações se tornem mais eficaz. Para o prefeito Samuca Silva, o atendimento deve ser feito onde está o morador de rua, em seu ambiente de conforto. “Uma boa ideia, que pode ser adotada por nossas equipes de assistência é fazer o acolhimento junto com uma atividade – artística talvez – que possa despertar o interesse desse morador de rua e culmine na inserção dele no mercado de trabalho”, afirmou.

POLÍTICA PÚBLICA

Outra decisão importante foi a criação de uma política pública voltada para a população de rua, levando em consideração as características desse público em Volta Redonda. “Em dois meses, um grupo de trabalho com representantes das secretarias envolvidas vão apresentar um documento base para a criação dessa política”, disse Samuca. Ele afirmou ainda que o objetivo é inovar, criar soluções novas para esse problema antigo e crescente, seja por uso de drogas, problemas econômicos ou conflitos familiares. “Quero deixar um legado para Volta Redonda em relação ao atendimento à população de rua”, falou, lembrando que, em dez, dias será realizada uma nova reunião para avaliar o andamento das ações propostas.

CONTRA O TABACO

Ontem foi celebrado o Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco. Em Angra dos Reis a Secretaria de Saúde promoveu eventos de sensibilização em algumas unidades de saúde para marcar a data. Na terça-feira a atividade foi na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Monsuaba. Na quarta, as ações aconteceram na ESF do Morro do Carmo, ESF Caixa D’Água e CEM Centro.  O saldo das ações foi positivo e quase 30 pessoas se inscreveram para o tratamento de tabagismo. Oito ESF’s oferecem tratamento contra o tabagismo. Medicamentos para ajudar a se livrar do vício do cigarro podem ser retirados na farmácia de referência de cada unidade, mediante apresentação da receita prescrita pelo profissional de saúde que atende no programa.

ARRAIÁ DA CIDADE

Neste final de semana acontece em Angra dos Reis o tradicional Arraiá da Cidade. Serão três dias – sexta, sábado e domingo – em que o cais de Santa Luzia, no Centro, será palco das tradicionais quadrilhas, apresentações musicais, e barracas com comidas e bebidas típicas, que prometem agradar angrenses e turistas. Ao todo, nove quadrilhas vão se apresentar, três a cada dia: Dito Peres, Zé Buscapé, Dona Junina, Escorrega Lá Vai Nós, Balança Mas Não Cai, Emoções Juninas, Arrasta Pé, Aconchego da Ciça e Compadre Nequinho. A ordem de apresentação vai ser decidida através de sorteio.

APRESENTAÇÕES

A festa é organizada pela prefeitura, por meio da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e vai contar com apresentações de forró, a partir das 23 horas, que prometem aquecer o frio de junho: Trio de Janeiro, na sexta-feira (1),  Banda Sereno, no sábado (2), e  Trio Cariri, no domingo (3).

‘INTEGRAÇÃO FOI FUNDAMENTAL’

O governador Luiz Fernando Pezão participou, na quarta-feira, de mais uma reunião com o secretário de Estado de Segurança, general Richard Nunes, o interventor federal, general Braga Netto, e representantes do Gabinete de Gestão de Crise. Após reunião, foi desativada a Central de Escoltas criada para contornar os efeitos da greve dos caminhoneiros. Segundo o governador, a integração entre as secretarias estaduais e as Forças de Segurança foi importante para que a Central alcançasse resultados satisfatórios e reduzisse os impactos da greve para a população do Rio.

CENTRAL DE ESCOLTAS

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança, a Central de Escoltas realizou, durante o seu funcionamento, 465 escoltas. O secretário Richard Nunes também destacou o trabalho da Central e agradeceu o empenho da população durante esses dias.  “A Central de Escoltas, montada pelo Gabinete de Gestão de Crise, no Centro Integrado de Comando e Controle, possibilitou apenas na terça-feira, o carregamento de 1.014 caminhões com cerca de 24 milhões de litros. Num dia normal, são carregados 504 caminhões com aproximadamente 15 milhões de litros”, afirmou o secretário.

UM FATO NA FOTO

O DONO DA PRAÇA

O Corpus Christi é uma das festas católicas mais fortes no interior do estado do Rio, onde milhares de pessoas se deslocam para as cidades que têm programação voltada não apenas para a tradição dos tapetes, como também para as missas e a procissão, o ponto alto da festa. Contudo, houve quem não gostasse do evento. Na Praça Ponce de Leon, a Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa, uma certa ‘criatura’ estava totalmente incomodada com a presença dos cerca de 60 jovens que organizavam a preparação para a confecção dos tradicionais tapetes. Um cachorro, pelo visto ‘o dono da praça’, se deitou, puxou e até fez ‘xixi’ em algumas peças (tapetes), atrapalhando que as pessoas dessem início ao trabalho. A estripulia do bichinho pode ser vista na foto da repórter Mônica Vieira.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar