Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

RETIRADA DO LIXO

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Paraty que estabeleça um cronograma para a retirada de resíduos sólidos da Praia do Sono e Ponta Negra, em especial nos finais de semana, feriados e eventos, quando o lixo deve ser retirado imediatamente. A Praia do Sono e Ponta Negra, onde fica uma pequena vila de pescadores, são consideradas umas das mais bonitas da região e atraem surfistas e praticantes de trekking, já que a única forma de acesso por terra é caminhando por uma trilha de três quilômetros.

SUPERFATURADO

De acordo com recomendação, há informação de que o contrato de coleta de lixo na Praia do Sono e Ponta Negra foi superfaturado e realizado, na prática, por embarcação de pequeno porte sem licença ambiental. Fotografias encaminhadas ao MPF pela população residente no local mostram o acúmulo de lixo. Além disso, as praias estão localizadas na Área de Proteção Ambiental de Cairuçu e a falta de coleta regular ameaça a preservação da região. A Prefeitura terá dez dias, a partir do recebimento da recomendação, para apresentar o cronograma ao MPF. Também terá o mesmo prazo para publicar a recomendação no Diário Oficial do município.

PARA MULHERES

Durante o mês de março as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barra Mansa funcionarão em horário ampliado. A medida é uma determinação do prefeito Rodrigo Drable e do secretario de Saúde, Sérgio Gomes, e tem o intuito de oferecer às mulheres maiores oportunidades para a realização de exames preventivos de câncer de colo do útero e de mama. Os horários são diferenciados, das 6 às 18 horas. Em algumas unidades, esse horário segue até às 19 horas.

EXAMES

Para a realização do exame é necessário a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), CPF e comprovante de residência. O exame preventivo é realizado em um laboratório conveniado com a prefeitura e o prazo médio para entrega do resultado é de 30 dias. Já o pedido para a realização da mamografia necessita de autorização da Secretaria de Saúde. Após a liberação, a própria UBS agenda o exame laboratorial e o resultado leva em média também 30 dias. Um mutirão foi montado pela Secretaria de Saúde para a entrega dos preventivos antigos.

HOSPITAL DE ITATIAIA GANHA UTI MÓVEL

O Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, em Itatiaia, já conta com ma ambulância UTI Móvel do projeto ‘Viva Saúde Itatiaia’. A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu, na semana passada, a ambulância da montadora coreana Hyundai Heavy Industries Brasil. A entrega do equipamento faz parte da quarta etapa do projeto realizado pela empresa que tem sede na cidade há seis anos. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB); o vice Sebastião Mantovani, o Jabá (PDT); o secretario de Saúde, Jorge Figueira; o diretor do Hospital Dr. Fernando Freitas; presidente da Hyundai, Mr S.W.Kim, o diretor Financeiro da Hyundai, Mr Lee, os vereadores Leonardo Seixas (PP), Eduardo Pereira, o Dudu Pereira (MDB) e José Adelson Rodrigues, o Toroca (PSB), além de representantes do secretariado municipal.

NECESSIDADE

O prefeito Eduardo Guedes, disse que a ambulância era uma necessidade de Itatiaia que utilizava o serviço de UTI Móvel particular. “É motivo de muita alegria estar participando junto com a Hyundai da conclusão desta etapa de implantação da empresa no município. A expansão da empresa representa para Itatiaia um grande ganho, pois nós temos aqui uma empresa que realmente se preocupa com a cidade, é parceira e vai além das suas obrigações. Essa ambulância não é só um ganho no transporte, mas irá nos ajudar a otimizar os gastos com saúde porque hoje colocamos o paciente na UTI particular. Estamos trabalhando na regulação do estado para que consigamos vaga no setor público e nós precisamos mesmo dessa ambulância para fazer a remoção dos pacientes com segurança. Não é só reduzir gastos, mas investir na própria saúde, por exemplo, com a modernização do hospital. Estamos avançando e temos que avançar muito mais, porém não há dúvidas de que vamos ter a saúde que a nossa população precisa e merece”, destacou Dudu.

SÁBADO FAMÍLIA

No último sábado diversas atividades foram realizadas no Horto Municipal, em Porto Real, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento intitulado Sábado Família Mulher contou com música ao vivo, dança, artesanato, moda, venda de cosméticos, tendas de saúde, trânsito, assistência social e do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) foram algumas das atrações no evento.

REUNIÃO COM A EQUIPE

Propostas para melhorar o dia a dia da cidade. Esse foi um dos assuntos discutidos na reunião com parte da equipe, do último final de semana, convocada pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos). Segundo o prefeito, é preciso encontrar maneiras de agilizar as soluções para os problemas do município como os buracos nas ruas, mato que cresce rapidamente nessa época e ações que deixem a cidade melhor de se viver. Durante a reunião foram criados grupos de trabalho para semanalmente, apresentar relatórios ao prefeito. Segundo Samuca, a cidade de Volta Redonda é um elemento vivo que se transforma todos os dias. As demandas da sociedade são constantes e, por isso as respostas e soluções também devem ser dinâmicas.

FESTA INTERROMPIDA

Uma festa regada a bebida, que seria promovida, no último sábado, 10, por estudantes de uma república, no bairro Jardim Amália, em Volta Redonda, foi interrompida por guardas municipais. A festa já teria sido iniciada em um prédio, na Rua Almirante Barroso. Os agentes chegaram ao local, após receberem queixas de baderna na localidade. Segundo queixas dos moradores, os estudantes gritavam, o som estava alto e os veículos estacionados em cima de calçadas. A queixa foi feita ao Conselho de Segurança de Volta Redonda, que acionou a Guarda Municipal. A informação é de que, em 2016, os acadêmicos teriam assinado um termo junto ao Ministério Público (MP), se comprometendo que não realizariam festas em republicas, mas o compromisso foi descumprido.

SESSÃO FOTOGRÁFICA

O Dia Internacional das Mulheres foi na semana passada, mas a data ainda está sendo comemorada na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR). Durante toda a manhã de ontem, várias mulheres, com histórias de vidas inspiradoras e que tiveram seus nomes indicados por amigos e familiares, puderam participar de uma sessão fotográfica na sede da entidade, na Vila Santa Cecília. A presidente da AEVR, Laura Jane Lopes Barbosa, a intenção foi proporcionar uma manhã de empoderamento e reflexão para as mulheres. Antes de posarem para as lentes da fotógrafa Paula Dias, as mulheres receberam um cuidado especial com maquiagem e cabelo, produzidos pela equipe do cabeleireiro Marcos Eduardo.

HISTÓRIAS DE VIDA

Dentre as muitas que foram clicadas na sessão de fotos estava Arlete da Conceição Fraga, de 74 anos, uma mulher que se formou em enfermagem aos 50 anos e que trabalhou em postos de saúde de Volta Redonda até os 72 anos. “Estou maravilhada com tanto cuidado que recebemos aqui. Chegamos em uma etapa da vida que só podemos ter orgulho de tudo que conseguimos conquistar. Chequei a trabalhar dez horas por dia e hoje posso dizer que atravessei todas as fases muito bem”, falou Arlete, que tem cinco filhos, 11 netos e dois bisnetos. Outra mulher foi Ana Paula de Souza Câmara, de 41 anos. Com um casamento arranjado pelos avôs, passou 21 anos da vida em um relacionamento abusivo e sem perspectiva do valor da mulher na sociedade. “Hoje (ontem) estou me sentindo como se estivesse em um dia de princesa”, disse.

NOVA LINHA DE ÔNIBUS

Os pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital São João Batista, em Volta Redonda, irão ganhar mais uma opção para chegar e sair da unidade. Os ônibus que fazem a linha 160-A (Circular 16), quando saírem do bairro Cidade Nova, no sentido Centro, irão passar em frente ao HSJB. O novo itinerário será testado, a partir de 20 de março, por um período de 30 dias. Na tarde de ontem o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, acompanhou o teste do novo itinerário do ônibus. O ônibus da linha 160-A, na fase de teste, no sentido Avenida Amaral Peixoto, no Centro, ao invés de passar pela Avenida Capitão Benedito Lopes Bragança, no bairro São Geraldo, irá continuar na Rodovia dos Metalúrgicos e acessar a Rua Nossa Senhora das Graças até passar pelo Hospital São João Batista. Os horários serão 11, 12h20min, 13h40min, 14h50min, 16h10min, 17h30min e 18h45min.

UM FATO NA FOTO

Raridade

O fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, registrou a imagem acima na tarde de ontem, na Rua Michel Wardini, no Centro de Barra Mansa. Para os amantes e colecionadores de carros, ver um Shelby Cobra consome alguns minutos do tempo. Sucesso na década de 60, quando foi superior à Ferrari nas corridas, a raridade acima atrai a atenção dos entendedores de carros!

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar