Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

COMPETIÇÃO TECNOLÓGICA  

A maior competição tecnológica do Sul Fluminense acontece neste sábado e domingo. O Hackathon 2018 terá duração de 28 horas e vai desafiar 60 competidores a desenvolver uma plataforma virtual que vai reunir informações quanto às demandas por produtos das indústrias e competências técnicas disponíveis na região para o desenvolvimento de inovação. A competição será no Sesi Barra Mansa e será aberta ao público, que poderá assistir ao torneio e participar de palestras voltadas para o assunto. Ao todo, 20 grupos, com quatro participantes cada, se inscreveram. Haverá prêmios em dinheiro para os três melhores projetos.

HORÁRIO

A abertura oficial do evento começa às 9 horas de sábado, dia 10. No mesmo dia, a utilização da geolocalização para o desenvolvimento regional será tema de discussão. Logo em seguida, às 15 horas, os visitantes poderão aprender sobre a importância de uma logística inovadora para o desenvolvimento regional. Já às 16 horas, o tema será a importância do networking na construção de um ecossistema favorável ao desenvolvimento. Todas as palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na hora do evento. Os projetos serão apresentados no domingo, dia 11, às 14 horas. E, às 16 horas, será realizada a premiação dos vencedores.

INTERFACE

“A proposta do evento é a criação de uma plataforma que possibilite a integração, a troca de conhecimentos, de informações, que servirá como interface entre o setor produtivo, as instituições de ensino e os órgãos públicos. Queremos conectar empresas e instituições de ensino superior e técnico que se complementam nas suas necessidades e especialidades”, esclareceu o professor Efraim Medeiros; um dos organizadores do evento.

MAIS TRABALHO

Em mais um dia de reuniões em Brasília, o superintendente do Ministério de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, o ex-vice-prefeito de Angra dos Reis, Essiomar Gomes, se encontrou com o secretário Nacional de Segurança Pública, General Santa Cruz, e com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Além deles, estavam presentes o deputado Julio Lopes (PP); os representantes do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado do Rio, Márcio Azevedo, Ranier Almeida, Marcelo Novaes; e o coordenador do Laboratório de Gestão em Tecnologia da Informática e Comunicação da UFF, Carlos Bastos. O tema tratado foi a implantação do Programa de Vigilância e Controle de Fronteiras – Cerca Inteligente, uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal e as Agências de Segurança e Fiscalização do estado. Segundo Essiomar, o pedido é para ampliar o videomonitoramento do Arco Metropolitano, das fronteiras e divisas do estado, além de cuidar da reforma do posto da PRF em Resende, um ponto de muita apreensão de drogas.

“SE O ESTADO DO RIO FOSSE NOSSO”

Está marcada para o próximo dia 16, em Volta Redonda, a primeira atividade para a construção do Movimento “Se o Estado do Rio Fosse Nosso”. Haverá dois debates – um às 10 horas no Campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense (UFF); outro às 15 horas, sobre moradia, na Ocupação Dom Waldyr, no bairro Belmonte. À noite, às 19 horas, haverá ainda, lançamento do Movimento na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no bairro Vila Santa Cecília. No dia seguinte, em Barra Mansa, haverá debate sobre transporte público e em Pinheiral, na mesma data, debate sobre sócio-ambiental. As ações serão abertas ao público.

REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES

A Câmara de Vereadores de Resende aprovou, recentemente, uma indicação do vereador Edson Miranda, o Edson Peroba (PPS) solicitando à Prefeitura que faça estudos de viabilidade para o aumento real do salário dos servidores do Poder Executivo. Peroba explica que a proposta visa redução da defasagem salarial histórica da categoria. “Considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal, o servidor tem o direito constitucional ao reajuste anual de salário. Os servidores da Prefeitura de Resende não têm seus soldos reajustados já há alguns anos. O que se pede é que haja um aumento real de salário, isto é, que o reajuste fique acima da inflação anual”, explica o parlamentar.

DEFASAGEM

O vereador Peroba ressalta que com o passar dos anos, a defasagem salarial se tornou mais grave e o servidor perdeu boa parte de poder de compra, uma vez eu todos os insumos do dia a dia são reajustados de acordo com a inflação. “A falta desse reajuste anual é determinante para a queda da qualidade de vida e do poder de compra do servidor da prefeitura. Os salários dos funcionários da prefeitura estão defasados não só em relação ao mercado, mas, também, em comparação a outros municípios de nossa região. Espero que o prefeito Diogo Balieiro atenda ao nosso pedido e faça o possível para valorizar os nossos servidores”, assinalou o parlamentar, destacando a qualidade dos serviços prestados e a capacitação dos funcionários de carreira da Prefeitura.

ÚLTIMA CHAMADA

A Prefeitura de Volta Redonda faz hoje a última chamada para desconto de 18% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. É importante lembrar que os proprietários dos mais de 109 mil imóveis da cidade podem pagar antecipadamente a cota única do IPTU com desconto. Os contribuintes que forem pagar a cota única sem antecipação terão desconte de 10%, com vencimento no próximo dia 29. Quem escolher parcelar o Imposto poderá pagar em até seis vezes e a primeira cota vence também no dia 29. A secretária municipal de Fazenda, Norma Chaffin, ressaltou a importância de o contribuinte conferir o carnê e, caso ele discorde de alguma informação, deve comparecer à prefeitura até o dia 29 para solicitar alterações.

ATENDIMENTO ÀS MULHERES

A Prefeitura de Volta Redonda garante que incentiva projetos e ações em prol das mulheres, além de rede especializada de atendimento social e protetivo durante o ano todo e não somente no Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem. O Governo Municipal diz que visa, através de uma rede de atendimento e de proteção, valorizar as mulheres todos os dias. Conforme registros da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), a rede de atendimento vem oferecendo cada vez mais recursos e formas de proteção a vítimas de violência.

REGISTROS

Em 2016, o Centro Especializado de Atendimento a Mulher de Volta Redonda, registrou 120 casos de atendimentos. Em 2017 o número passou para 300 mulheres atendidas. Conforme dados da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), a Patrulha Maria da Penha também registrou  acompanhamento significativo para as mulheres com medidas protetivas expedidas. Cerca de 90 mulheres vem sendo acompanhadas desde janeiro. Outra ação que vem dando resultados é o projeto “Desconstruindo o machismo”, atividade em parceria com juiz da violência doméstica.

HOJE TEM

Acontece em Volta Redonda, a 49ª edição do Detran Presente que  marca o retorno do mutirão ao interior. A primeira edição de 2018 fora da capital será hoje. A estrutura do Detran, com mais de 200 funcionários, será montada na Ilha São João e oferecerá inúmeros serviços das 9 horas às 16 horas para os moradores de toda a Região do Médio Paraíba. Volta Redonda foi a cidade que mais recebeu atendimentos do Detran Presente no ano passado. E em quatro edições, foram 8.801 serviços gerados para a população do Médio Paraíba.  O Detran Presente já passou por 25 cidades e realizou 83.816 atendimentos. A maior procura está sendo pelos serviços de vistoria de veículos. Mais de mil vagas já foram preenchidas no agendamento prévio.

PREFEITO DESTACA AÇÕES DA CASA DA MULHER

O prefeito de Quatis, Bruno de Souza (MDB), aproveitou as comemorações do dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, para cumprimentar as moradoras e as profissionais que trabalham ou estudam na cidade. Ele também informou que a Casa da Mulher realizou, no ano passado, 3.664 procedimentos, entre consultas com médicos especialistas, visitas domiciliares feitas pelas agentes comunitárias de saúde, coleta de material destinado à realização de exames e curativos, entre outros serviços. Além disso, foram feitos quase 300 exames de mamografias para moradoras de Quatis em unidades de referência na região do sul fluminense.

UM FATO NA FOTO

“Fiarada”

A imagem acima, feita pela repórter do A VOZ DA CIDADE, Mônica Vieira, mostra a estratégia que as pessoas tiveram para sinalizar a fiação que parece ter se desprendido um pouco do poste, em frente ao Colégio Barão de Mauá, no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda. Os fios atrapalham tanto pedestres nas calçadas, quanto carros maiores, que trafegam na rua. Para tentar alertar os condutores, moradores chegaram a pendurar sacos plásticos nos fios.

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar