Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO

Muita gente ligada à política de Volta Redonda classificou como brincadeira de mau gosto a ideia do ex-prefeito Antonio Francisco Neto se unir ao ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, para concorrer às eleições do Estado do Rio de 2018. Conforme solicitou Maia, Neto viria como vice-governador e ele para governador. Os mais revoltados destacam que, se o país, o estado e os municípios estão quebrados os culpados são esses mesmos políticos que, no passado, se mostraram inimigos e agora querem se unir para um mesmo ideal. Será que o eleitor vai gostar?

VOLTA REDONDA VACINOU MAIS DE 190 MIL

Mais de 190 mil pessoas já foram vacinadas contra febre amarela em Volta Redonda. Em 2018, foram imunizadas 150.586 pessoas na cidade. Já em 2017, foram vacinados 40 mil. Neste sábado, dia 3, o município aderiu ao Dia D Estadual de vacinação contra a doença. Nove unidades de saúde ficaram abertas de 8 às 17 horas e foram vacinadas 480 pessoas. O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, destacou que a campanha de intensificação da vacinação contra febre amarela começou no último dia 16 de janeiro. A meta da secretaria é imunizar 225 mil pessoas.

CONTRA A FEBRE AMARELA

Identificar os moradores que ainda não se vacinaram contra a febre amarela e convencê-los a se proteger da doença é o desafio da Secretaria Municipal de Saúde. Na manhã de domingo, dia 4, a diretora de Enfermagem do Hospital Geral da Japuíba, em Angra dos Reis, Beatriz Bessa, realizou uma palestra para o grupo de Escoteiros Aventureiros da Ilha Grande, conscientizando-os da importância e eficácia da vacina. Só na Vila do Abraão, mais de 60 crianças participaram. Após a palestra, o grupo caminhou pelo centro da Vila em busca de pessoas não vacinadas. Diversos turistas foram identificados e orientados a procurar a vacinação.

PROCON NOS BAIRROS

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Barra Mansa realizou no último sábado, dia 3, a quarta edição do projeto ‘Procon nos Bairros’. Desta vez, a tenda itinerante esteve na Rua Joaquim Maria da Silva, no bairro Jardim América. O gerente do Procon-BM, Felipe Fonseca, destacou que o intuito do projeto é oferecer à comunidade assistência em relação aos direitos do consumidor. “Os moradores que não podem se deslocar ao Centro, podem ter seu atendimento realizado através do Procon nos bairros”, afirmou. A maior parte das reclamações foi contra os bancos, celulares e lojas, principalmente em relação a financiamento e cobrança indevida de taxas. O Procon-BM funciona de segunda à sexta-feira das 8horas às 16h30, no térreo da prefeitura, na Rua Luis Ponce, 263, Centro. O telefone do órgão é (24) 2106-3420.

TURISMO FLUMINENSE

Rio de Janeiro – 15-12-2017 Chegada Cruzeiros no Pier Mauá.
Foto: Carlos MagnoA temporada de cruzeiros rende bons frutos para o turismo fluminense. A previsão é que até abril, fim da temporada, a capital receba 93 cruzeiros, com expectativa de desembarque de mais de 380 mil passageiros. Somente entre o período de 27/2 a 4/3, o Pier Mauá recebeu sete navios e mais de 20 mil turistas. Desde outubro de 2017, quando se iniciou a temporada 2017/2018, 82 navios já aportaram. “Temos o terceiro maior litoral do Brasil, com 636 quilômetros de extensão e cinco cidades aptas a receber navios de grande porte. A capital, Búzios, Cabo Frio, Paraty e Angra dos Reis recebem um enorme fluxo de visitantes, oriundos desse segmento, que movimentam a economia, gerando empregos e renda para esses municípios”,  disse o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix. Segundo o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado em parceria entre a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), cada viajante gastou em média R$ 560 nas cidades de escala, na temporada 2016/2017.

MELHORIAS PARA ESCOLAS

Uma proposta do vereador Sergio Lima (PRB) aprovada pelo plenário do Legislativo de Resende está saindo do papel. Estão em andamento as obras de revitalização da Escola Municipal Jardim das Acácias, no bairro Fazenda da Barra II, onde estudam cerca de 477 alunos do 2º ao 9º ano. A melhoria foi reivindicada por meio de uma indicação à prefeitura, que contou com o apoio dos demais vereadores. De acordo com o vereador, a reforma na unidade escolar era essencial e urgente, uma vez que as condições de infraestrutura do local eram precárias. Entre as benfeitorias reivindicadas estão: a pintura geral do prédio, a manutenção das partes elétrica e hidráulica, a colocação de uma cobertura no corredor de acesso à quadra e a construção de um vestiário. “A Educação é um direito de todos e deve ser garantida por meio de políticas públicas e sociais. Dentro deste contexto, a reforma da escola – com a realização de serviços emergenciais – era fundamental para permitir que a escola atendesse à comunidade a contento”, comenta.

ATENDIMENTO

O parlamentar destaca, ainda, a prontidão com que a proposta foi atendida pelo prefeito Diogo Balieiro (DEM). “Quero deixar registrados os meus agradecimentos à Prefeitura de Resende, em especial ao prefeito Diogo Balieiro, por ter se sensibilizado com o nosso pedido. Tenho certeza de que a comunidade da Região das Barras será amplamente beneficiada com os serviços realizados na Escola Municipal Jardim das Acácias”, frisa o vereador Sérgio Lima. Ele lembra que funcionários e professores que atuam na escola também serão beneficiados. “Ao término de todas essas obras, daremos melhores condições de trabalho e conforto a todos os funcionários e professores da Escola Municipal Jardim das Acácias, de modo que a unidade ficará mais bonita, segura e harmoniosa”, enfatiza.

PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR NOS USA

A diretora Angélica de Alvarenga Silva Souza, do Ciep 488- Ezequiel Freite, em Itatiaia, embarcou para os Estados Unidos, no último sábado, onde participará de um intercâmbio de dez dias. Ela vai representar o Rio de Janeiro e se juntou a outros 26 professores do Brasil, que conquistaram a última edição do Prêmio Gestão Escolar, para vivenciar a rotina de escolas norte-americanas e trocar experiências com gestores de escolas da Terra do “Tio Sam”. Para Angélica, o intercâmbio será uma oportunidade de levar a realidade do Brasil para as escolas americanas e buscar novas experiências para o dia a dia. A diretora destaca que a equipe do Ciep 488, unidade que pertence à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), é comprometida e as atividades cotidianas contam com a participação de professores, funcionários e também dos pais, com a proposta de resgatar, principalmente, a autoestima do aluno.

PRÊMIO

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. O Ciep 488 conquistou o Prêmio, na categoria “Escola Destaque Estadual”, ficando entre as 27 instituições públicas vencedoras do país. Além deste, a diretora também conquistou, em 2017, o ouro no Prêmio Qualidade Rio – concedido a instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro em reconhecimento a excelência do modelo de gestão. De acordo com ela, as premiações são resultado de uma série de ações.

PORTE DE ARMA

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), voltou a destacar sobre a importância da liberação do porte de armas para a Guarda Municipal para ajudar na segurança pública. Disse que, não permitir o uso de armas para a guarda não estão afrontando as prefeituras, mas sim a população. Lembrou que os guardas fazem rondas escolares, Patrulha Maria da Penha e até transporte de presidiários. Destacou ainda que, há necessidade de um orçamento específico para a segurança pública dos municípios.

DETRAN PRESENTE

Depois de estrear em 2018 com três edições na capital, o Detran Presente está de volta para o interior do Estado do Rio de Janeiro. Na próxima sexta-feira, 9, o mutirão de serviços do Detran estará em Volta Redonda, das 9 horas às 16 horas, na Ilha São João. Esta será a 49ª edição do programa que já passou por 25 cidades e realizou 83.816 atendimentos. Volta Redonda e Petrópolis são as cidades com maior demanda reprimida do Estado para os serviços do Detran. Prova disso é que foram as que mais edições do Detran Presente receberam em 2017. Cada um dos municípios recebeu quatro vezes o Detran Presente. No total, foram 13.191 atendimentos.

UM FATO NA FOTO

ASSISTÊNCIA

A Assistência Social da Prefeitura de Resende esteve ontem no Jardim do Sol, levando suprimentos para moradores desalojados pelas chuvas que atingiram a localidade no fim de semana. Foram distribuídos 40 galões de 20 litros de água, 100 marmitex, tíquetes alimentação, roupas e dezenas de produtos de limpeza; além de fraldas descartáveis e outros itens de primeira necessidade. Quarenta famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas; sendo que oito delas, englobando 29 pessoas, foram remanejadas para um abrigo provisório. A imagem acima foi registrada pelo governo municipal. Mais detalhes, na Página 5 desta edição.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar