Notas e Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas e Notas

Notas e Notas

Notas e Notas

Recuperação da Beira Rio

Atendendo à solicitação feita pelo vereador Laydson Cruz, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda providenciou a recuperação de parte do calçamento da Avenida Beira Rio, na altura do nº 3.060, no bairro Retiro. Na localidade foram executados serviços de pintura e limpeza, entre outros.  O parlamentar agradeceu a parceria com o secretário Toninho Orestes; responsável pela pasta, e ao Executivo por entender as melhorias que vêm beneficiar a comunidade local.

APRESENTANDO PROJETOS

Líderes empresariais, sindicatos, representantes de órgãos públicos participam amanhã, terça-feira, de um almoço com o interventor do Sesc e o Senac do estado, Luiz Gastão Bittencourt, que apresentará projetos das duas instituições para fomentar o desenvolvimento do Médio Paraíba. O evento será no Espaço M, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa, a partir do meio-dia.

ESTOQUE DE SANGUE 

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, anexo ao Hospital São João Batista, precisa garantir o estoque para o feriado prolongado pelo dia de São Jorge, próximo dia 23. E segundo a Coordenadora do Hemonúcleo, Cristina Guimarães de Nascimento, o feriado prolongado, com muitos viajantes nas estradas, historicamente, gera aumento no número de acidentes e, consequentemente, a demanda por sangue. Lembrou ainda que o sangue coletado no Hemonúcleo de Volta Redonda atende o Hospital São João Batista, o Hospital Municipal Munir Rafful, o Hospital do Idoso, os pacientes do Programa Unacom, no Himja; além do Hospital Municipal de Pinheiral e da Agência Transfusional, que fica no Hospital Municipal Flávio Leal, em Piraí.

CONVOCANDO PARA ATUALIZAÇÃO

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está atualizando os dados dos usuários que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, todos os deficientes que recebem o BPC da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) devem estar até dezembro de 2018 inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. A medida também vale para os idosos beneficiários do BPC, que tiveram o prazo prorrogado para dezembro desse ano.

BENEFICIADOS EM BARRA MANSA 

Segundo a assistente social da Coordenação do Cadastro Único de Barra Mansa, Daniele Vaz, 774 pessoas que recebem o benefício, entre idosos e deficientes, ainda não estão inscritas no CadÚnico. Os deficientes e os idosos com 65 anos ou mais, sem vínculo com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e com renda por pessoa do grupo familiar inferior a ¼ do salário mínimo vigente, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para recadastramento e atualização do BPC. A cidade conta com seis unidades do Cras (Vila Coringa, Getúlio Vargas, Paraíso de Cima, São Pedro, Siderlândia e Vila Natal). Dúvida ou outras informações pelo (24) 2106-3445.

CHEQUE ESPECIAL

Os bancos vão oferecer aos clientes do cheque especial opção de parcelamento da dívida, com juros mais baixos, a partir de julho. A decisão foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Cada banco vai definir a taxa de juros dessa nova modalidade. O cheque especial é uma das modalidades de crédito com taxas de juros mais altas. Em fevereiro, chegou a 324,12% ao ano, enquanto a taxa média do crédito livre para as famílias ficou em 57,72% ao ano.

IMPOSTO DE RENDA

A campanha para arrecadar recursos através de percentual do Imposto de Renda (IR), com o objetivo de ajudar o Fundo para Infância e Adolescência de Volta Redonda (FINAD), se encerra neste mês. Os interessados em doar para projetos destinados à defesa da criança e do adolescente podem destinar até 3% do imposto pago à Receita Federal. Segundo explicou a gestora do Finad em Volta Redonda, Rose Duque, podem participar pessoas físicas e jurídicas e quem fizer a doação, terá o valor deduzido do Imposto de Renda. O valor é determinado no preenchimento da declaração do IR que tem prazo até 30 de abril. Quem controla os recursos do Finad em Volta Redonda é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). De acordo com Rose, a verba é usada para financiar projetos das Organizações da Sociedade Civil registradas no conselho.

PREPARANDO PARA COMPETIÇÕES 

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Piraí abrirá nesta segunda-feira, inscrições para a seleção de alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental – matriculados na rede pública ou privada -, para integrarem as equipes de Robótica de Garagem de Piraí em competições e eventos de tecnologia. O secretário da pasta, Osni Silva, explicou que a iniciativa surgiu a partir da nova regulamentação da Olimpíada Brasileira de Robótica, que a partir deste ano passou a aceitar a participação de equipes de garagem. “Equipe de garagem é aquela que não tem vinculo com uma instituição de ensino específica. Tanto o professor quanto os alunos podem pertencer a escolas diferentes, independentemente delas serem públicas ou privadas”, explicou Osni Silva.

INSCRIÇÃO 

Para se inscreverem os alunos interessados deverão acessar o link www.pirai.rj.gov.br/pirai-obr-2018, a partir de hoje, preencher o formulário e aguardar a convocação para a prova de seleção que será elaborada com o conteúdo curricular do 6º e 7º períodos do Ensino Fundamental e ministrada a todos os inscritos independentemente do período que o aluno esteja cursando atualmente. A idade máxima para inscrição é de 19 anos a serem completados ainda em 2018. As inscrições vão até o dia 25 de abril e a primeira competição será a Olimpíada Brasileira de Robótica (Nível 1), que acontecerá de junho a setembro deste ano.

BONFIM CELEBRA 208 ANOS DO PADROEIRO

Está marcada para acontecer entre os dias 3 e 6 de maio, mais uma edição da tradicional Festa do Senhor do Bonfim, que este ano vai celebrar os 208 anos do padroeiro que tem o mesmo nome do bairro. A realização da festividade é da comunidade do Bonfim, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, e a TurisAngra. O tema deste ano é “Senhor do Bonfim Ajudai-nos a Cultivar a União e a Paz”. Tradicionalmente a festa reúne eventos religiosos, esportivos e culturais. Quermesse com comidas e bebidas típicas, o famoso pau-de-sebo e atrações culturais fazem parte da programação que se inicia às 19h do dia 3 com a parte religiosa, na Ermida do Nosso Senhor do Bonfim. Já a parte cultural vai começar a partir das 21h, na Praia do Bonfim.

CAPACITAÇÃO DE COORDENADORES

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa realizou na última semana, uma capacitação para os coordenadores dos equipamentos sociais como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), Bolsa Família, Lar Acolhedor, Cemitério e Funerária Municipal, além de funcionários da secretaria. O curso foi ministrado pela contadora Débora Dutra e teve como objetivo orientar e esclarecer sobre processos de licitação dos setores, como forma de garantir uma administração transparente e eficaz.

ESTADO DOS BUEIROS NA CIDADE ALEGRIA 

Preocupado com o risco de acidentes na Rua das Acácias, no bairro Cidade Alegria, em Resende, o vereador Odair Ozório (PSD) solicitou à prefeitura a substituição das tampas de bueiros naquela via. Ele argumenta que as estruturas estão em péssimo estado de conservação e que ameaçam a segurança  de moradores e passantes e pede providências urgentes.

A indicação foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares de Resende. “A situação das tampas dos bueiros da Rua das Acácias é muito preocupante. Parte do concreto se encontra quebrado e existem pontas de vergalhões bem visíveis no local. O panorama fica ainda mais crítico no período noturno, pois a visibilidade é baixa, de modo que é grande a chance de as pessoas se acidentarem”, pontua Odair.

CONSERVAÇÃO 

Ainda segundo o vereador do PSD, é fundamental que a Prefeitura realize serviços de conservação de ruas e bueiros de maneira constante. “Reafirmo a importância deste tipo de intervenção por parte do Poder Público, pois vias bem conservadas, sinalizadas e seguras representam mais qualidade de vida para todos”, apontou o parlamentar.

CRAS DE PENEDO REALIZA OFICINA

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promove nesta quarta-feira, dia 18, às 14 horas, uma oficina com o tema ‘Benefício Assistencial – BPC/LOAS’.O CRAS de Penedo fica na Rua do Médico, nº 30, ao lado do Anexo da Creche Augusto Borges. A atividade é aberta ao público, será ministrada pela Assistente Social do INSS, Secilianne Tavares, e acontecerá na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Penedo. “s Oficinas com as famílias estão sendo realizadas uma vez por mês com o objetivo de socializar as informações sobre as diversas políticas públicas e os direitos sociais para a população residente de Penedo e suas localidades”, explicou a Coordenadora do CRAS Penedo, Tayenne Parada.

 

UM FATO NA FOTO

Complicou!

Sábado é dia de pensar duas vezes antes de ir ao Centro de Barra Mansa de carro. Ainda mais pela manhã e quando há acidente em uma das principais vias da cidade. Isso foi o que ocorreu na Rua Orozimbo Ribeiro; próximo ao ponto de ônibus. Populares disseram que o carro acima, um Palio cinza com placa de Rio Claro, foi desviar de um veículo que saía da garagem de um prédio e acabou sendo atingido por outro. O acidente complicou o trânsito no local. A Guarda Municipal orientou os condutores. A imagem acima foi registrada pela jornalista do A VOZ DA CIDADE, Rebecca Cardoso.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar