Notas e Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas e Notas

Notas e Notas

Notas e Notas

 

VEREADOR PEDE MELHORIA PARA LIBERDADE

Uma boca de lobo vem causando transtorno aos moradores da Rua Cláudio Manoel da Costa, no bairro Liberdade, segundo o vereador Caio Sampaio (REDE). O plenário aprovou, recentemente, indicação do parlamentar para a realização de reparos em uma boca de lobo naquela via. Sampaio explica que a intervenção da Prefeitura se faz urgente no local, visto que o estado da tampa de bueiro na calçada da rua oferece riscos aos moradores. “Estive recentemente na Rua Cláudio Manoel da Costa e pude constatar o péssimo estado da boca de lobo. Em dias de chuva forte, tampa do bueiro acumula água e formando poças, impedindo a circulação dos pedestres pela calçada. Todo esse cenário acaba sendo propício para a proliferação de doenças, uma vez que as águas pluviais se misturam ao esgoto que vaza por meio desta boca de lobo”, pontua.

RISCO

Para o vereador Caio Sampaio, a boca de lobo quebrada também oferece risco de acidentes e causa mau cheiro proveniente do esgoto. “É preciso que o Poder Público dê a devida atenção a essa rua, pois o risco de acidentes é alto para quem caminha pela calçada, sem contar o enorme incômodo que o mau cheiro do esgoto vazado causa a quem mora na região. Espero que o Executivo Municipal providencie os reparos necessários e o bueiro possa ser fechado o quanto antes”, destaca o vereador.

CADASTRO ÚNICO NO MARECHAL JARDIM NESTE MÊS

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza durante todo este mês o Cadastro Único (CadÚnico) dos moradores do bairro Marechal Jardim e do Marrocos.

A ação, desenvolvida pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Penedo, acontecerá as terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas, no salão da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, na Avenida dos Ilhéus, no Marechal Jardim.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda familiar de, no máximo, três salários mínimos a fim de incluí-las nos programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Famíllia, Identidade Jovem, entre outros. Além disso, o CadÚnico também é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos.

DOCUMENTOS

Os interessados devem comparecer ao local com o original dos seguintes documentos: RG, CPF, declaração escolar ou da creche, comprovante de residência, certidão de nascimento das crianças acima de sete anos de idade, carteira de trabalho e titulo de eleitor. Para as crianças até sete anos de idade é necessário apresentar a cópia da certidão de nascimento. “Nosso objetivo é atingir os munícipes que moram longe do CRAS e garantir a acessibilidade deles aos programas do Governo Federal, além de divulgar os serviços ofertados no equipamento do município”, explica a coordenadora do CRAS Penedo, Tayenne Parada.

VISITANDO OBRAS

Segundo o vereador, Edson Quinto (PR), de Volta Redonda, cumprindo seu sexto mandato no Legislativo da Cidade do Aço, suas ações têm sido feitas fora do gabinete. Prova disso são as visitas que têm feitos aos bairros da cidade visando ouvir a população sobre suas carências. Nesta semana, por exemplo, ele acompanhou o prefeito Samuca Silva (Podemos) em uma visita ao bairro Santa Rita do Zarur, seu espaço eleitoral. A obra de dragagem do Córrego do Peixe, uma solicitação do parlamentar, que irá levar grande benefício para a população, foi uma das visitadas, como a de contenção de encosta.

CONFERINDO DE PERTO

A exemplo de outros vereadores de Volta Redonda, Luciano Mineirinho (PR) está desenvolvendo várias atividades fora do gabinete. Seja para verificar a realização de obras solicitadas por ele, a pedido dos moradores, ou para ouvir as necessidades das comunidades. Contou que, nesta semana,

acompanhou o prefeito Samuca Silva (Podemos) na Avenida Beira Rio visitando as melhorias que estão acontecendo na localidade, como recuperação das calçadas, bancos, iluminação, limpeza entre outras, sendo muitas delas indicações suas. Lembrou que, essas melhorias irão oferecer muitos benefícios para a população que usufruí do local seja para corrida, caminhada ou para passagem diária.

FEIRA DE TURISMO

A Prefeitura de Volta Redonda está participando da Feira de Turismo WTM (Word Travel Market) Latin America, uma das maiores do mundo no segmento, que acontece nesta semana, em São Paulo. O Governo Municipal esteve dentro do stand do Estado do Rio de Janeiro, divulgando para as agências “Turismo em Volta”. Esse projeto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, será lançado em 8 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Volta Redonda. O grande objetivo, segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, é divulgar a cidade, seus atrativos e o projeto ‘Turismo em Volta’ para operadores e agências de Turismo.

 

Licitações on line 

A Prefeitura de Volta Redonda, através do site oficial www.voltaredonda.rj.gov.br, divulga as licitações que serão feitas pela administração municipal. O objetivo, além de atrair mais fornecedores e aumentar a concorrência, é gerar mais transparências aos atos do governo.

Com objetivo de capacitar pequenos e médios empresários da cidade a participarem das licitações do município, a prefeitura de Volta Redonda realizou o evento Pregão Eletrônico na Praça, em março. O evento aconteceu na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho.

Protocolos da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj

A Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj),iniciou o trabalho de notificação das empresas que prestam serviço em Itatiaia e que foram alvo de reclamações por parte dos moradores, durante a visita do Ônibus do Consumidor ao município A ação, em parceria com a Ouvidoria Municipal, aconteceu em fevereiro, em Maringá, onde também foram atendidos os moradores de Maromba e dos Vales do Pavão, Cruzes e da Grama.
Segundo a COMDEC, as companhias e os estabelecimentos, alvos de reclamações começaram a receber as notificações, por escrito, e tem o prazo de 30 dias para responder. Além das empresas, os moradores que fizeram a reclamação também foram informados, por meio de um protocolo, no qual poderão acompanhar o andamento de suas reclamações através do Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

Atendimentos

Ao todo a equipe do Comdec registrou 60 atendimentos e 198 reclamações, em Maringá,sendo muitas delas referentes a fornecimento de energia e de falta de sinal por parte das operadoras de telefonia celular, serviços essenciais para os moradores e para o comércio, que muitas vezes  é prejudicado quando precisa receber pagamentos com cartão de débito e crédito.
A equipe da Ouvidoria Municipal, que também realizou atendimentos no bairro  contabilizou 36 atendimentos, nas mais diversas áreas.
Os moradores que desejarem fazer contato por telefone com a Ouvidoria Municipal podem ligar para (24) 3352 2192 ou (24) 3352 6777 ramal 231. O setor oferece ainda outras opções de contato como o email ouvidoria@itatiaia.rj.gov.br e a ouvidoria online, no site da Prefeitura onde o cidadão poderá registrar a sua solicitação. Para isso basta acessar o link http://itatiaia.rj.gov.br/ouvidoria preencher o formulário comunicando a necessidade.

Últimas vagas para Programa Empreendedor Rural em Barra Mansa

Acontece logo mais às 18 horas, o primeiro encontro do Programa Empreendedor Rural (PER) 2018, realizado pelo Sindicato Rural de Barra Mansa. Ainda é possível se inscrever para o curso, que é oferecido gratuitamente pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo da formação é desenvolver e estimular o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio.

A capacitação acontece em 17 módulos, divididos em cinco eixos de aprendizagem: diagnóstico ou inventário, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia do projeto e avaliações. Durante o programa, os participantes irão desenvolver um projeto a ser apresentado ao final do último módulo.

Os interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato Rural pelo telefone (24) 3323-1139. O Senar também oferece todos os materiais necessários para o curso gratuitamente.

Dados socioeconômicos de famílias no Parque Independência

A prefeitura de Volta Redonda montou uma estrutura com barracas, mesas e cadeiras para realizar um levantamento socioeconômico no Parque Independência, área que foi ocupada por cerca de 50 famílias e que estão passando uma avaliação social e o destino a ser dado para a regularização da área. A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC), já havia realizado um cadastramento dessas famílias e, no último sábado, voltou ao local para conseguir outras informações. O Parque Independência tem mais de 50 famílias e 12 ruas de difícil acesso e fica situado à beira da linha férrea e do Rio Paraíba do Sul.

 

UM FATO NA FOTO

Amizade leal     

Durante evento realizado na praça da Matriz, em Barra Mansa, no último sábado, foi singular observar a amizade entre esse homem e seu cachorro. Os dois brincaram na praça, atraindo olhares e sorrisos de quem visse a cena. O registro é do repórter fotográfico do jornal A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar