Notas e Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas e Notas

Notas e Notas

Notas e Notas

UBM INFORMA RENEGOCIAÇÃO

Uma ordem de despejo por falta de pagamento de aluguel do Campus Cicuta, em Volta Redonda, do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) foi emitida pela Justiça na última semana. A ação foi movida pela Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – conhecido como CBS, o fundo de pensão da siderúrgica, por falta de pagamento. Ontem, o UBM se manifestou em nota dizendo que em negociação feita no final do mês de abril foi estabelecido um acordo para a regularização da locação do imóvel do Campus Cicuta e que o parcelamento de débitos já está sendo cumprido. “Devido ao impacto causado pela crise financeira em todo o país entre os anos de 2015 e 2016, o UBM passou a buscar recursos em instituições financeiras, para a cobertura das despesas correntes naquela época. Como o mercado se encontrava restritivo para concessão de crédito nesses anos, as operações acabaram sendo feitas com curto prazo de pagamento e taxas de juros elevadas para os padrões de hoje, ocasionando uma concentração de vencimentos para o decorrer dos anos subsequentes e que comprometeram a manutenção do custeio das despesas mensais da instituição”, diz a nota.

PROFESSORES 

Na semana passada, professores do UBM em Barra Mansa fizeram uma manifestação porque estão três meses sem receber. A respeito disso, a instituição se manifestou dizendo que compreende a situação dos colaboradores e, por isso, está trabalhando para que as dificuldades sejam contornadas o mais rápido possível. Menciona na nota dois cenários para a melhoria das situações apresentadas. Um deles seria uma nova operação de crédito e outro a decisão a respeito de uma medida judicial para liberação dos recursos do Fies, que ainda não foram liberados.

DIA DA FAMÍLIA

Neste mês, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania vai promover uma programação especial para celebrar o Dia da Família. O objetivo é criar um ambiente de socialização entre os diversos grupos que utilizam os serviços promovidos por cada Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os eventos vão acontecer em seis bairros diferentes, reunindo os diversos grupos de atividades que são realizadas pelos Cras: artesanato, 3ª idade, Gol Social, dança, ginástica, aula de violão, entre outros. Hoje a programação será às 9h30min no Cras Bracuí e às 14 horas no Cras Frade.

AÇÃO NA JUSTIÇA 

Em ação conjunta da Procuradoria da República e do Município de Angra dos Reis, foi ajuizada Ação Civil Pública (0065516-35.2018.4.02.5111), em face da União, do Estado e do Departamento Nacional de Infratestrutura de Transportes (Dnit), sobre todos os problemas apresentados na Rodovia Rio-Santos, no trecho compreendido entre os municípios de Paraty, Angra e Mangaratiba. O documento foi protocolado na semana passada.  A iniciativa surgiu após uma reunião entre o prefeito Fernando Jordão com o procurador da República, Igor Miranda da Silva, que acolheu o pleito e patrocinou a ação conjunta com o município.

PONTOS REQUERIDOS 

Na ação foram requeridos abstenção de autuações pelos pardais eletrônicos; colocação de passarela nas áreas de maior movimento de travessia de pedestre e manutenção da estrada e entornos, inclusive com obras de contenção de morros. Por se tratar de área de segurança nacional e área de fuga em caso de eventualidade nas usinas, a ação ainda requer que seja assegurado o livre trânsito de veículos, contra quaisquer manifestantes, fixando inclusive multa de R$ 1 mil por participante e por evento, sendo possível a utilização de policiais militares do Estado do Rio de Janeiro para coibir manifestações na BR-101.

SAAE ITINERANTE 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa realizou no último sábado, dia 12, a 4° edição do Saae Itinerante, dessa vez no bairro Boa Sorte. A autarquia enviou equipes do setor de atendimento, jurídico, ouvidoria, resíduos sólidos e limpeza urbana. Foram executados mais de 50 atendimentos entre ligação de água, abertura de processos, solicitação de serviços e atendimentos básicos. O diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, avaliou a quarta edição do evento. “É com muita satisfação que podemos auxiliar o usuário. A ideia do Saae Itinerante é levar o atendimento aos moradores de localidades distantes da nossa sede de atendimento e isso tem funcionado bem”, completou.

SERVIÇOS

A autarquia também enviou equipes de limpeza urbana e foram realizados serviços como capina, roçada, pintura de meio fio, poda baixa, coleta de volumosos e recolhimento de resíduos. O Coordenador de Resíduos Sólidos, Jackson Rabelo, declarou sobre o serviço em conjunto com o Saae Itinerante. “Foram retiradas cerca 60 toneladas entre volumosos (móveis velhos, galhos de podas, lixo em geral e vegetação) e entulho. É um serviço que ajuda e muito a população em relação à saúde pública e embelezamento visual”, afirmou Jackson. Em breve a nova edição do projeto será divulgada.

ENTERRADO CORPO DE ex-membro DA APMIR

Foi enterrado, na tarde do último sábado, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos, em Resende, o corpo da antiga voluntária e ex-membro da diretoria da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Resende (Amir), Thereza das Neves Freres, esposa do coronel da reserva Helios Malebranche. O velório aconteceu, no plenário Jorge Miguel Jayme, na Câmara de Vereadores de Resende, no Centro Histórico da cidade. Dona Thereza Malebranche, como era conhecida, morreu na noite de sexta-feira, em um hospital participar de Resende, onde estava internada além de ex-integrante da direção da Apmir também era voluntária social e, em outubro do ano passado foi homenageada pela Associação durante a inauguração da UTI da unidade. Na ocasião, o nome do auditório da unidade passou a ter o seu nome de dona Thereza.

REAJUSTE SALARIAL

Uma reunião entre os vereadores e o prefeito de Piraí está marcada para hoje, às 17 horas, na sede do governo municipal. Em pauta a proposta apresentada pela câmara de reajustar, em até 10%, o salário dos servidores do município. A categoria está há três anos sem aumento salarial.

CADASTRO DO FURBAN

O diretor do Fundo Comunitário (Furban), engenheiro Ronie de Oliveira Machado, informou que sua equipe de cadastro iniciou, ontem, o trabalho nos bairros Santa Cruz I e Santa Cruz II, junto aos moradores, que futuramente serão atendidos com pelo Programa Escritura Fácil. A iniciativa, segundo o diretor irá garantir o título de posse dos terrenos. Uma empresa foi contratada para fazer o levantamento topográfico dos terrenos. De acordo com o diretor, o Furban, visando atingir a meta do Governo Municipal determinada pelo prefeito Samuca Silva, que é emitir o documento de propriedade aos moradores de diversos núcleos urbanos informais, através do Programa Escritura Fácil, dará inicio aos serviços de levantamento planialtimétrico cadastral georreferenciado.

ORIENTAÇÃO AOS AMBULANTES 

A Prefeitura de Volta Redonda vai realizar uma operação de conscientização e orientação com os ambulantes da cidade. Uma força-tarefa, criada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), de Fazenda (SMF) e Guarda Municipal, começou a atuar, ontem. As ações irão acontecer, em sua primeira fase, nos principais centros comerciais da cidade, começando pelo bairro Vila Santa Cecília. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, explicou como funcionará a ação. Disse que com essa ação integrada, quer coibir o comércio ilegal em Volta Redonda. Lembrou que, nesse primeiro momento, o que quer fazer é uma orientação, explicando a legislação atual e os limites de atuação de cada seguimento,  como o que pode ser vendido ou não.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda está com inscrições abertas para dois chamamentos públicos para ocupação de espaços culturais da cidade. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, o objetivo é impulsionar a difusão cultural, democratizar o acesso, dinamizar os espaços culturais. “Vislumbramos uma rotina de ocupação cada vez mais potente, nosso desafio é buscar recursos para conseguir oferecer, além das estruturas dos espaços, um apoio financeiro para auxiliar os artistas e produtores”, explicou Aline. As propostas inscritas deverão prever, além de apresentações, ações de mediação e/ou mobilização de público a serem realizadas durante a ocupação. Teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, audiovisual, videomapping, performances, discotecagem, culturas digitais, economia criativa, culturas populares, culturas identitárias, formação artística e/ou cultural são possibilidades previstas.

 

UM FATO NA FOTO

BEM CONFORTÁVEL

Mesmo estando na condição de morador de rua, o homem que, pouco aparece na imagem captada pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, na Avenida  Joaquim Leite, no Centro de Barra Mansa, é possível ver que os seus inseparáveis companheiros, dois cachorros, estão confortavelmente abrigados dentro de uma carrinho de supermercado. Nessa imagem, mesmo que de maneira subliminar, o homem, mesmo não estando em condições favoráveis a ele, cuida bem e respeita os seus cães. Que isso sirva de lição pata aquelas pessoas que insistem em maltratar e abandonar os animais!

 

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar