Notas – 06-04 – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas – 06-04

Notas – 06-04

Notas – 06-04

VENTILADOR CAI NA CABEÇA DE ALUNO

A Prefeitura de Barra Mansa se posicionou a respeito de um fato inusitado: um ventilador caiu na cabeça de um aluno da Escola Municipal Eliete Ferreira, no bairro Vista Alegre. O menino tem sete anos e é estudante do 2º ano. A prefeitura disse que a Secretaria de Educação prestou toda assistência ao aluno ferido, o encaminhou para a Santa Casa, acompanhado da diretora Janete Aparecida da Silva e dos pais da criança. Lá, recebeu os primeiro socorros, passou por exames. “O secretário de Educação Vantoil de Souza foi até o hospital e se colocou à disposição da família e afirmou que a Secretaria vai arcar com todas as despesas referentes ao atendimento médico. Mais tarde, ele entrou em contato com a mãe ratificando o apoio da escola. O aluno já foi liberado e passa bem. A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, está acompanhando o caso de perto e prestando todo apoio necessário à família”, disse a nota da prefeitura.

SUBSTITUÍDOS

Após o ocorrido, o secretário de Educação determinou que todos os ventiladores de teto da escola fossem retirados e já seriam substituídos por de parede. A prefeitura informou que em breve todas as salas serão equipadas com aparelhos de ar-condicionado. E todas as escolas de Barra Mansa receberão uma verificação. As escolas serão beneficiadas através do programa municipal Escola Legal que destina recursos para manutenção preventiva e corretiva, entre outras ações.

QUEBRA DE PINO 

Segundo investigações preliminares realizadas pela Gerência de Manutenção Escolar da Secretaria de Educação, a causa do acidente se deve a quebra de um pino de sustentação sob a canopla de proteção do ventilador. Segundo a prefeitura, o ventilador estava em bom estado de conservação e não apresentava defeito.

Saae orienta moradores a economizarem água 

O rompimento de uma tubulação na Rua José Hipólito, situada no bairro Cotiara, em Barra Mansa, na noite da última quarta-feira, e um problema na bomba da Colônia Santo Antônio, podem causar interrupção no abastecimento de água no município. A informação foi divulgada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que solicitou que moradores economizem água. Na Cotiara, o rompimento da tubulação pode ocasionar na eventual falta d’água nos seguintes bairros: Centro, Verbo Divino, Saudade, Vila Maria, KM4, São Genaro, São Silvestre e Cotiara. Já a Colônia Santo Antônio e região também podem sofrer interrupções devido a um problema ocorrido na bomba que abastece a localidade. Até o fechamento desta edição, a autarquia providenciava reparos.

Diagnóstico Precoce para HIV/Aids

Neste sábado, entre 9 e 12 horas, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa promoverá atividades alusivas ao Dia Nacional do Diagnóstico Precoce para HIV/Aids. O evento será realizado na Praça da Matriz, no Centro, e contará com circuito do chá, auriculoterapia (técnica de usar pontos na pele do ouvido externo para diagnosticar e tratar dor) com a equipe do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (Nasf), orientações sobre tuberculose e hanseníase, teste rápidos para HIV, assim como palestras e orientações acerca da doença.  Ainda com foco na prevenção a Aids, as Unidades Saúde da Família realizarão entre os dias 9 e 13, palestras e teste rápido para HIV.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Nesta sexta-feira, dia 6, crianças da rede municipal de ensino de Volta Redonda e da Casa da Criança e do Adolescente receberão o projeto “Hora do Recreio”, para celebrar o Dia Mundial da Saúde, lembrado no sábado. Idealizado pela Unimed Volta Redonda, tem como objetivo estimular a prática de atividades que trabalham o movimento, promover o bem-estar e a saúde. Ao todo, seis escolas participarão do circuito de atividades. Cerca de 1,1 mil crianças serão beneficiadas com o projeto, que contará com grupos de voluntários formados por colaboradores e cooperados da Unimed Volta Redonda.

PALESTRA PARA INTEGRAÇÃO 

Cerca de 150 estudantes, divididos em três grupos, foram recebidos nesta semana na Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda com a palestra Integração Ensino Serviço. Coordenado pela divisão Área Técnica e Educação em Saúde, o encontro prepara os estagiários de enfermagem, técnicos em enfermagem e nutrição e psicologia para atuarem por seis meses na Rede de Assistência em Saúde do município. Vale lembrar que, todo semestre, a Secretaria recebe acadêmicos de cursos e escolas de nível médio e superior conveniados com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Instituto Tecnológico de Capacitação (Itec) para cumprir sua carga horária de estágio curricular supervisionado na Rede Municipal de Saúde.

MOVIMENTO E BEM-ESTAR

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda e da Casa da Criança e do Adolescente irão receber hoje o Projeto “Hora do Recreio”, para celebrar o Dia Mundial da Saúde, amanhã. Idealizada pela Unimed Volta Redonda, a ação visa estimular a prática de atividades que trabalham o movimento, promover o bem-estar e a saúde. Ao todo, seis escolas irão participar do circuito de atividades. Cerca de 1,1 mil crianças serão beneficiadas com o projeto, que contará com grupos de voluntários formados por colaboradores e cooperados da Unimed Volta Redonda. Uma das unidades participantes é a Escola Municipal Miguel Couto, que fica na Rua Martins Fontes, 62, bairro Jardim Normândia.

REVITALIZAÇÃO VIÁRIA

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (STMU-VR) está realizando a revitalização viária em toda a cidade, começando pelas vias mais movimentadas. O objetivo é aumentar a segurança no trânsito. Os trabalhos começaram em janeiro e seguem sem prazo para terminar. Segundo informou o secretário Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, o balanço da operação é positivo, são duas turmas, nos horários de 7 às 17 horas e das 14 às 23 horas. Disse que será feita toda a revitalização para que a cidade tenha um trânsito seguro.

VEREADOR PEDE DE ASSOCIAÇÃO EM ITATIAIA 

O vice-presidente da Câmara de Itatiaia, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB) entregou, na terça-feira, um ofício ao secretário de Obras, Carlos Alberto, solicitando que seja realizada a limpeza da Associação de Moradores do bairro Jardim Itatiaia. Vaninho solicitou que o secretário direcione uma equipe para realizar a limpeza da Associação. “É necessário que seja realizado urgente a limpeza do terreno da Associação, pois trará mais conforto aos moradores, além de impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e do Zika Vírus”, explica Vaninho.

PELA INTERNET

A Prefeitura de Volta Redonda, através do site oficial www.voltaredonda.rj.gov.br, divulga as licitações que serão feitas pela administração municipal. O objetivo, além de atrair mais fornecedores e aumentar a concorrência, é gerar mais transparências aos atos do governo. O coordenador da Central Geral de Compras, Eli Alves, explicou que qualquer cidadão pode acompanhar as licitações. “Disponibilizamos nos site da prefeitura todas as licitações. Os fornecedores e a população podem ter acesso aos editais e até acompanhar os certames. A maioria das licitações da prefeitura está sendo feita através de pregão eletrônico, pelo site Compras Net, o que não tem custo para quem concorrer”, disse Eli, completando que, em breve todos os órgãos da prefeitura vão fazer licitações através de pregão eletrônico.

INTENSIFICANDO SERVIÇOS 

Como parte da Operação Reconstrução, a prefeitura de Barra Mansa, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp), tem atendido diversos bairros desde o início da ação em março. A iniciativa é um pedido do prefeito Rodrigo Drable. Essa semana, os serviços estão sendo realizados com foco em três bairros: Siderlândia, Morada Verde e São Domingos. Durante a ação conjunta entre as duas autarquias estão sendo atendidas as principais reivindicações dos moradores da localidade como capina, roçada, poda de árvores, manutenção da iluminação pública, troca de lâmpadas, recuperação do calçamento (bloquetes e paralelepípedos), pintura de meio-fio e serviços de tapa-buracos na via. Mais de oito mil lâmpadas estão disponíveis para troca.

PREFEITO RECEBE ESTUDANTES

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable e a vice-prefeita Fátima Lima receberam na tarde de quinta-feira, a visita de 82 alunos do terceiro ano, da Escola Sesi. O encontro ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani. A coordenadora do Ensino Fundamental do Sesi, Flávia Sampaio, acompanhou a iniciativa e comentou sobre a sua importância para a formação do conhecimento dos alunos. “Muitos estão aqui no prédio da prefeitura pela primeira vez, a maioria está tendo a oportunidade de conhecer o prefeito pessoalmente e aprender na prática o assunto abordado pelas professoras em sala de aula”, detalhou Flávia.

UM FATO NA FOTO 

Só isso?

O lojista pinta as paredes exteriores do estabelecimento, que fica mais atrativo e ainda contribui com o cenário da cidade. Sabendo que pichações são recorrentes no local, ele, educadamente, deixa um espaço reservado para isso. E os caras… demonstraram a essência da “arte”, que é considerada crime. Só isso! Ah, o ponto é o de exclamação mesmo! A cena acima foi registrada pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, na Rua José Caetano, no Centro de Barra Mansa.06

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar