Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro recebe a exposição ‘Ação do Tempo’ – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeVariedadesMuseu da Memória do Trabalhismo Brasileiro recebe a exposição ‘Ação do Tempo’

Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro recebe a exposição ‘Ação do Tempo’

Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro recebe a exposição ‘Ação do Tempo’

VOLTA REDONDA

A transformação da vida, da matéria e dos objetos ao longo do tempo é o fio condutor da mostra ‘Ação do Tempo’, que reúne obras dos artistas visuais Anderson de Souza, André Sodré e Antônio Geraldo. Serão fotografias, quadros e instalações que estarão disponíveis para visitação do público entre os dias 14 e 18 de maio, no Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

A abertura da mostra acontece hoje a partir das 18 horas com sarau de poesia e música ao vivo com o duo Lado B. A entrada na exposição é gratuita, com agendamento especial para escolas e grupos.

A curadoria da exposição é do artista visual Anderson de Souza, responsável por convidar os demais artistas e reunir as obras. “Apesar do André e do Antônio serem amigos e grandes artistas, a gente nunca havia feito uma exposição juntos. Por eu conhecer a obra dos dois, percebi que, mesmo utilizando linguagens diferentes, em determinado momento, estávamos discutindo a mesma coisa em nossos trabalhos, e dai surgiu a ideia de convida-los”, explica Anderson.

André Sodré apresenta sua série de fotografias em preto e branco  intitulada ‘Seco’, que desenvolve um pensamento sobre a ação do tempo.  “As fotos provocam uma reflexão sobre a fragilidade da existência, através de imagens de galhos e fragmentos de plantas mortas ou em decomposição. Com isso, faço um recorte sobre a banalidade do tempo, do vigor e dos sentimentos de vida e morte”, acrescenta o fotógrafo.

Antônio Geraldo apresenta obras produzidas em 2017, feitas com a técnica de oxidação. Nos trabalhos, que incluem quadros e instalações, o público poderá presenciar o ‘enferrujamento’ e a transformação da matéria. “Esses são meus trabalhos mais novos e frutos de um amadurecimento da minha trajetória”, diz o artista.

Já o artista visual Anderson de Souza exibirá quadros feitos sobre pedaços de folhas de cartazes envelhecidas retiradas das ruas. “O objetivo desta minha série é mostrar que o papel urbano e a pele  humana desgastam com o tempo”.

A presidente do museu que recebe a mostra, Angela do Bem, destaca a necessidade de valorizar a produção cultural de Volta Redonda. “Este é um momento muito especial para a produção artística da cidade. E nós, do Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, temos a imensa satisfação de fortalecer o que nos une e identifica, que é a criatividade de nossa gente”, afirmou Angela.

O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro fica na Rua 19, n 21, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Agendamento para escolas ou grupos pode ser feitos pelos telefones (24) 3342-6450 ou (24) 999324489. O espaço pode ser visitado de 9 às 18 horas.

 

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar