Município de Itatiaia pode implantar projeto Jovem Aprendiz – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaMunicípio de Itatiaia pode implantar projeto Jovem Aprendiz

Município de Itatiaia pode implantar projeto Jovem Aprendiz

TIM Campos disse que proposta visa que o Executivo crie projeto para inserir os jovens no comercio local como aprendizes - Cyntia Freitas

Município de Itatiaia pode implantar projeto Jovem Aprendiz

ITATIAIA

Preocupado com a inserção do jovem no mercado de trabalho, o vereador Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos (PSD) sugeriu ao prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB) que seja feito um estudo visando a elaboração do projeto Jovem Aprendiz no Comércio. A indicação do parlamentar foi aprovada e encaminhada para o Poder Executivo.

Segundo Tim Campos, o objetivo é de que o Executivo implante um projeto que possa incluir os jovens do município no comercio local como aprendizes, contribuindo para a inserção destes adolescentes ao primeiro emprego. “Sabemos que o jovem almeja sua inserção no mercado de trabalho, porém, muita das vezes isso não é uma tarefa fácil. A inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal. Essa experiência pode ter êxito, caso haja dedicação, força de vontade e, principalmente, continuidade no que diz respeito ao aprendizado educacional, o que fará do jovem um profissional mais qualificado, que busca deter conhecimento, e que sabe nivelar seu equilíbrio emocional para um melhor amadurecimento”, argumentou o parlamentar, lembrando que a Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande portes contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. “Uma das exigências dessa Lei é que o jovem esteja devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino. É importante também incluir no projeto alguma ação que incentive os comerciantes locais para a contratação de Jovens Aprendizes, seja com descontos em taxas cobradas pelo município ou outros, bem como campanhas e palestras que demonstre os benefícios da contratação dos jovens, o que fará com que sempre estejam buscando inseri-los em seus quadros de funcionários. A inclusão de jovens no mercado de trabalho é um excelente instrumento para afastar jovens da trajetória de crimes e drogas que, infelizmente, acaba acontecendo em todo o país”, ressaltou.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Tags
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar