Morre fundador e presidente de honra do Sindicato dos Comerciários de Resende, Itatiaia e Porto Real – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesMorre fundador e presidente de honra do Sindicato dos Comerciários de Resende, Itatiaia e Porto Real

Morre fundador e presidente de honra do Sindicato dos Comerciários de Resende, Itatiaia e Porto Real

O corpo de José Maria Ribeiro, será enterrado neste domingo, no Cemitério Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos - Cyntia Freitas

Morre fundador e presidente de honra do Sindicato dos Comerciários de Resende, Itatiaia e Porto Real

RESENDE

Morreu na tarde deste sábado, um dos fundadores e presidente de honra do Sindicato dos Comerciários de Resende, Itatiaia e Porto Real, José Maria Ribeiro, 70 anos. Zé Maria, como gostava de ser chamado, estava internado desde o último dia 10, em um hospital particular de Resende, por complicações de diabetes. O velório acontece na Capela do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos. O corpo do sindicalista será enterrado neste domingo, às 11 horas, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos.

Segundo seu filho e diretor sindical, Marco Aurélio Ribeiro, José Maria, teve uma parada cardíaca e não resistiu.

Natural de Arapeí, distrito de Bananal, no interior paulista, José Maria, era casado com a advogada Rita Ribeiro,  pai de quatro filhos, Marta Maria de Souza Ribeiro, Marco Aurélio de Souza Ribeiro, Mônica Cristina de Souza Ribeiro e Maria Isabel de Souza Ribeiro, além de cinco filhos adotivos e seis netos.

Movimento sindical e militância política

José Maria ingressou no movimento sindical em 1980 quando junto com os sindicalistas da Associação Profissional dos Empregados do Comércio de Resende participou da implantação da Semana Inglesa – implantação das 44 horas trabalhadas e quatro horas de trabalho no sábado para todos os trabalhadores. Lutou junto com outros comerciários para a criação do Sindicato dos Empregados no Comercio de Resende, Itatiaia e Porto Real. Na época para se tornar um Sindicato primeiro tinha que ter a Associação. Mas veio a Constituição e liberou a criação dos sindicatos no país. A partir de 5 de novembro de 1988 e com o apoio da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo foi fundado o sindicato.

Além do movimento sindical, Ribeiro também era reconhecido pela militância política. Ele completou, este ano, 31 anos de filiação no Partido dos Trabalhadores (PT).

O sindicalista já recebeu homenagens de várias instituições. Entre elas, o título de Cidadão Resendense, oferecido pelo vereador José Olímpio (PCdoB) em 2014, o reconhecimento do Partido dos Trabalhadores pelos serviços prestados, cuja homenagem foi feita pelo diretório municipal de Resende, onde recebeu a honraria das mãos da deputada federal, Benedita da Silva e uma homenagem do programa “Gente que brilha” do radialista e historiador Claudionor Rosa.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar