Microempreendedores devem prestar declaração de faturamento – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEconomiaMicroempreendedores devem prestar declaração de faturamento

Microempreendedores devem prestar declaração de faturamento

Microempreendedores devem prestar declaração de faturamento

Todos os trabalhadores cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI) devem realizar anualmente a prestação de contas do faturamento registrado nos últimos 12 meses. A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI), ou Declaração Anual de Faturamento, é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar até maio.

Segundo o Sebrae, o MEI deve informar sua receita bruta total do ano passado, a receita bruta contabilizada referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual. E se teve algum empregado durante o período abrangido pela declaração. A orientação do Sebrae é que o microempreendedor faça o cálculo mensal das receitas mantendo as notas fiscais.

O prazo de envio da DASN-SIMEI é até às 23h59min do dia 31 de maio, lembrando que a declaração é realizada exclusivamente pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). O trabalhador que se torna um MEI deixa de ser informal e assegura o direito aos benefícios previdenciários, tais como, aposentadoria por idade, licença maternidade, auxílio-doença, entre outros, depois de obedecidos os prazos de carência.

Os microempreendedores podem buscar auxilio para preencher a declaração nos balcões de atendimento do Sebrae ou nas Salas do Empreendedor de sua cidade. O processo é gratuito e ágil, pela internet.

No município de Itatiaia, por exemplo, o atendimento ocorre na Sala do Empreendedor, situada na sede da Prefeitura de Itatiaia, na Praça Mariana da Rocha Leão, no Centro. Quando o MEI entrega a declaração em atraso, fica sujeito ao pagamento de multa. “Atualmente Itatiaia conta com 1.650 microempreendedores registrados. A declaração anual do MEI é importante porque mantém o empreendedor em dia com as obrigações fiscais. É fundamental que todos fiquem atentos para não perderem os prazos e também que não deixem  para fazer na última hora”, reforça o diretor de Indústria e Comércio, Marcelo Toledo. A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar