MAM promove I Encontro de Fotógrafos de Resende e do Sul Fluminense – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCulturaMAM promove I Encontro de Fotógrafos de Resende e do Sul Fluminense

MAM promove I Encontro de Fotógrafos de Resende e do Sul Fluminense

TATIANA explica o objetivo é reunir os fotógrafos profissionais, artísticos e amadores para debater o futuro da categoria - Cyntia Freitas

MAM promove I Encontro de Fotógrafos de Resende e do Sul Fluminense

RESENDE

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) por meio do Museu de Arte Moderna (MAM) promove nesta segunda-feira, o I Encontro de Fotógrafos de Resende e do Sul Fluminense. O encontro, que acontece a partir das 16 horas, no teatro do Espaço Z, vai reunir fotógrafos profissionais, artísticos e amadores do município e de toda a região fluminense para debater os desafios da profissão e as peculiaridades de se trabalhar com imagens na região. Além disso, o evento também marcam as comemorações do Dia do Fotógrafo, comemorando no próximo dia 08. O Espaço Z está situado na esquina da Avenida Gustavo Jardim com a Rua Pintor Nunes de Paula, no Centro da cidade. O encontro contará com as participações dos fotógrafos   Luiz  Simões, ex-diretor da Associação de Fotógrafos Profissionais de Barcelona/Espanha; e  Antonio  Calino, presidente da Associação dos Fotógrafos e Videomakers Profissionais de Volta Redonda, que  vão  debater a origem da fotografia no Brasil.

Segundo a coordenadora do MAM, a museóloga Tatiana Avelino, o encontro visa reunir os fotógrafos profissionais, artísticos e amadores do município e de toda a região Sul Fluminense para debater o futuro da categoria e formalizar a criação da Associação de Fotógrafos de Resende. “Sentimos uma necessidade de unir os fotógrafos de Resende e da região com o intuito de fortalezer a categoria para projetos futuros em todo o Sul Fluminense. Nada mais justo do que unir os profissionais em um evento na data que é comemorada o Dia dos Fotógrafos”, explicou Tatiana, ressaltando que durante o evento serão realizadas várias atividades. “O encontro vai refletir e debater a imagem como arte e notícia, além de revelar diversas faces da cidade de Resende, chamando atenção para peculiaridades rural, econômica, cultural, histórica, entre outros temas”, completa.

A Oficina de Fotografia para iniciantes acontece a partir das 16 horas. O fotógrafo de Barra Mansa, Lucas Alves que vai mostrar aos participantes um pouco sobre a arte de fotografar. Já às 18 horas o ex-diretor da Associação de Fotógrafos Profissionais de Barcelona/Espanha, Luiz  Simões fará uma palestra com o tema A fotografia como arte e profissão”. Enquanto que às 20 horas acontece uma mesa redonda mediada pelo fotógrafo e presidente da Associação dos Fotógrafos e Videomakers Profissionais de Volta Redonda, Antônio Calino, onde os convidados, entre eles, os fotógrafos Isabel Machado, Pedro Luz, João Sabóia, Melissa Baretti e Celso Dutra, membros da Academia Resendense de Fotografia,  vão debater a origem da fotografia no Brasil. “O Calino tem uma tese de que a fotografia foi inventada no Brasil. Este será um dos temas da mesa redonda”, disse Tatiana.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar