Livro infantil “O caminho de Marwan” será lançado neste sábado em Resende – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeVariedadesLivro infantil “O caminho de Marwan” será lançado neste sábado em Resende

Livro infantil “O caminho de Marwan” será lançado neste sábado em Resende

Livro infantil “O caminho de Marwan” será lançado neste sábado em Resende

Contar de forma poética e simples a jornada do pequeno Marwan, uma criança de quatro anos, fugitivo da guerra e da fome que atravessa o deserto, é o mote do livro infantil ‘O caminho de Marwan’, da escritora espanhola Patricia de Arias, radicada em Resende. O lançamento do livro acontece neste sábado, dia 02, na Atrium Escola de Música, situada no Centro Histórico de Resende. A escritora estará autografando o livro –‘El camino de Marwan’, título original da obra- a partir das 10 horas. A publicação foi traduzida para o alemão, catalão, inglês, chinês e o português. A entrada para a manhã de autógrafos é gratuita. A Atrium Escola de Música fica na Rua do Rosário, 683.

O lançamento contará com a presença da autora Patricia de Arias, que vai autografar o livro e também terá a participação de alunos da turma de teatro da Atrium Escola de Música, que farão uma apresentação. Durante o evento, a autora realizará um bate-papo com os presentes sobre o processo de criação do livro.

Com ilustrações de Laura Borràs e tradução de Roseana Murray, o livro ‘O Caminho de Marwan’, é editado no Brasil pela Trioleca Casa Editorial e ganhou a Menção de Honra da Categoria New Horizons na 54ª edição da Feira do Livro Infanto-Juvenil de Bolonha, a feira com mais prestigio do mundo na área de literatura infantojuvenil.

‘O caminho do Marwan’ narra à jornada de Marwan, uma criança de quatro anos, fugindo da guerra e da fome. “A historia do livro é real. Tive a ideia de escrever a publicação a partir do momento que li na internet notícias de Marwan, um menino sírio, refugiado de quatro anos que foi encontrado andando sozinho pelo deserto na fronteira da Síria com a Jordânia em 2014. De acordo com a organização das Nações Unidas (ONU), Marwan se perdeu da sua família enquanto fugiam dos ataques no país. Ele foi encontrado por uma equipe da ONU arrastando uma sacola de plástico com poucos pertences. Em um primeiro momento, imaginaram que o menino estava só. No entanto, descobriram que ele fazia parte de um grande grupo de refugiados e se perdeu. Na época, a ONU publicou uma foto de Marwan na internet e ela correu o mundo. O menino teve sorte edepois de cruzar a fronteira, reencontrou sua mãe”, explica Patricia de Arias.

A autora explica ainda que usando uma linguagem simples e de forma poética, além de aproveitar da bela ilustração de Laura Borràs, narra um pouco da historia do pequeno Marwan. “Fiquei muito comovida com a historia do menino, ainda mais pelo fato de que a travessia dos refugiados na Síria é muito dura. Além disso, na época que escrevi o livro, meu filho tinha quatro anos, a mesma do menino, o que me deu mais vontade de contar um pouquinho do que ele passou. A trajetória deste menino é a mesma de refugiados que por causa de alguma circunstância política ou econômica tem que fugir de sua cidade deixando para traz sua cultura, língua e até a família”, disse Patricia, ressaltando que apesar do livro ter indicação para crianças a partir dos sete anos, ele é para ser lido em família. “Escrevi o livro de forma poética e muito simples para chegar até a imaginação das crianças que tem facilidade de conectar a inventividade. O livro é para ser lido em família e não só pelas crianças. Com um texto simples e belas ilustrações que aproximam os pequenos leitores de um drama atual, onde os adultos vão ajudar as crianças a criarem uma referência sociopolítica do que são os refugiados”, destaca.

QUARTO LIVRO

Em seu quarto livro,Patricia de Arias, vem marcando presença no cenário nacional e internacional da literatura infantil. Outros dois títulos – “Uma Ideia no Bolso”, Il. Elisabeth Teixeira, Ed. Rovelle e “FicaComigo”, Il. Cris Eich, Ed. Rovelle- foram incluídos noAcervo Básico da FNLIJ, da Biblioteca Nacional.“Esse é meu primeiro título publicado em espanhol, já que meus outros três livros foram traduzidos ao português e publicados apenas no Brasil.” “O Caminho de Marwan” foi editado originalmente em espanhol pela editora chilena Amanuta e traduzido ao alemão, catalão, inglês e chinês, além do português.

LIVRO

‘O caminho de Marwan’ é feito de coragem e memória. Narra a historia de Marwan, um pequeno menino refugiado que, como outros milhões de seres humanos, atravessou mares e desertos, fugindo da guerra e da fome, em busca de um lugar de pertencimento. Passo após passo, até a próxima fronteira, Marwan tenta se lembrar da voz materna… E assim caminha, com ternura e curiosidade, levando os leitores pelas mãos rumo à liberdade.
‘El camino de Marwan’, título original da pequena joia que a Trioleca publica agora no Brasil, recebeu Menção Honrosa na Categoria New Horizons, na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2017.

Conheça um pouco sobre a autora

Patricia de Arias nasceu em Granada, na Espanha, mesma cidade do grande poeta Federico Garcia Lorca. Formada pela Escola de Teatro de Granada, vive desde 2012 no Brasil. Em 2013 fundou com seu marido, o músico Guga Murray, a Atrium Escola de Música e Artes, em Resende (RJ), cidade onde vive. Seu primeiro livro “Fio de lua & Raio de sol”, em parceria com Roseana Murray, foi publicado em 2013. Com este primeiro trabalho, Patricia e Guga criaram um livro-concerto para crianças, que foi apresentado com grande sucesso em diversos teatros e feiras literárias do Brasil. Os outros livros de Patricia são “Fica comigo” e “Uma ideiano bolso”, ambos incluídos no Acervo Básico da FNLIJ em 2015. “O caminho de Marwan” é seu livro mais recente.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar