Jovem de Itatiaia é eleito presidente da Mesa Diretora do Parlamento Juvenil – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaJovem de Itatiaia é eleito presidente da Mesa Diretora do Parlamento Juvenil

Jovem de Itatiaia é eleito presidente da Mesa Diretora do Parlamento Juvenil

 Mesa Diretora foi eleita nesta terça-feira- Divulgação

Jovem de Itatiaia é eleito presidente da Mesa Diretora do Parlamento Juvenil

ITATIAIA/ESTADO

O presidente da Mesa Diretora Jovem da 11ª Edição do Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), é de Itatiaia. Allan Bergk, de 17 anos, foi eleito hoje pelos 84 jovens que integram o projeto do Legislativo estadual. Para muitos, a iniciativa pode até parecer pequena, mas os integrantes do Parlamento Juvenil enxergam a possibilidade como única em suas vidas e levam a vida parlamentar de uma semana muito a sério, já que muitos pensam em seguir carreira política.

Allan cursa o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Oliveira Botelho, em Resende. Ele sai de sua casa todos os dias às 6 horas e ainda faz teatro, curso de cinema e dança. Preside o grêmio estudantil de sua escola. Seu discurso foi pela esperança em um futuro melhor, ouvindo os 92 municípios do estado. “Dizer que estou preparado é egocentrismo da minha parte. O Parlamento Juvenil é um projeto que muda a gente. Ouvir as 92 cidades do Rio de Janeiro não vai ser fácil, mas eu garanto que tentarei fazer o possível para estar ao lado de todo mundo”, disse Allan, completando que sua paixão pela política vem de família. Ele contou que tem parentes políticos e pode participar das últimas eleições mais de perto. Para o menino de 17 anos, a verdadeira política é um ato de dialogar, debater e de mostrar.

A abertura da 11ª Edição do Parlamento Juvenil aconteceu na última segunda-feira. Hoje aconteceu a eleição da Mesa Diretora. Além de Allan, fazem parte da mesa: André Vinícius – Ciep 179 Professor Claudio Gama, de São João de Meriti, como vice-presidente; Mel Rocha – Instituto de Educação Roberto Silveira, em Duque de Caxias, como 2ª vice-presidente; Lorrane Costa – Colégio Estadual Augusto Spinelli, em Nova Friburgo, como 1ª secretária; Júlia Ramos – Ciep 148 Professor Carlos Hélio Vogas da Silva, de Araruama, como 2ª secretária; Laiane Santos – Ciep 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves, de Trajano de Moraes, como 1ª suplente; Miriam Cristina de Souza – Ciepe 129 Maria Nanci, em Itaboraí, como 2ª suplente.

Participam dessa edição jovens de praticamente todo o estado – Divulgação

A vice-presidente Mel Rocha disse que vem de família de professores e sempre fui incentivada a ler. “Quem me impulsionou mais foi a minha professora de história que me fez pensar de uma forma mais crítica sobre tudo. Comecei a ter uma voz mais ativa na escola e a me mostrar mais. Eu quero seguir a política. Para mim, estar aqui já é um grande passo, ainda mais assumindo o cargo que assumi, que é a vice-presidência. Meu objetivo é absorver tudo e levar para Caxias o que aprendi”, completou.

Para o deputado Wanderson Nogueira (Psol), coordenador do Parlamento Juvenil, esse ano participam jovens muito maduros. “Os sonhos, a defesa da democracia e a vontade de mudar é algo forte entre eles”, afirmou. O presidente em exercício da Alerj, André Ceciliano (PT), participou da abertura da sessão do projeto, assim como o secretário de Educação, Wagner Victer.

PARLAMENTO

O projeto teve início na segunda-feira e segue até sábado, dia 17. Os jovens foram eleitos no ano passado por integrantes das escolas do estado para apresentarem, debaterem e votarem projetos de lei, conhecendo mais de perto o funcionamento do Legislativo. Os jovens afirmam que o Parlamento Juvenil muda a forma deles verem o mundo. Ana Clara Macedo, de 17 anos, participa pela segunda vez. A jovem, que é de Valença, declarou que a experiência marca a vida dos participantes.  “Depois que participei do Parlamento Juvenil, estou vendo as coisas ao meu redor com um olhar mais crítico. Nesta semana, quero desenvolver melhor meu projeto na Alerj”, comentou a jovem.

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar