Guarda Municipal conta com rádios transmissores para auxiliar trabalho de segurança – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíciaGuarda Municipal conta com rádios transmissores para auxiliar trabalho de segurança

Guarda Municipal conta com rádios transmissores para auxiliar trabalho de segurança

Rádios Transmissores reforçam o trabalho da Guarda Municipal - Divulgação

Guarda Municipal conta com rádios transmissores para auxiliar trabalho de segurança

ITATIAIA

O comandante da Guarda Municipal, Edson Bento, informou que rádios transmissores tem reforçado a comunicação entre os agentes da Guarda Civil Municipal. Os 25 equipamentos foram doados, em abril, pela Secretaria de Segurança do Estado, após serem utilizados nos jogos Olímpicos do Rio 2016 e estão sendo usados pelos guardas em serviço nos prédios públicos e no trânsito do município.

Bento, explica que hoje os rádios estão funcionando com todos os recursos e são fundamentais na comunicação da Guarda Municipal. “Os rádios auxiliam muito na comunicação do guarda com a nossa sede de serviço. Por meio deles os agentes, sejam aqueles que estão tomando conta de um patrimônio ou trabalhando no trânsito, conseguem fazer contato imediato. Tanto que já houve casos em que o agente de trânsito precisou de reforço para uma ocorrência e nos fez esse pedido via rádio, sendo atendido imediatamente”, relata o comandante, informando que os equipamentos também  possibilitam fazer uma ronda via rádio. “Além de passamos nos postos de serviço para saber se está tudo bem, a partir das 22 horas os agentes fazem contato com a sede da Guarda de duas em duas horas, para nos informar e  todos os postos que contam com os rádios tem acesso as mensagens”, ressalta.

A doação dos equipamentos fez parte do termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, órgão responsável pelo esquema de segurança das duas competições. Além de Itatiaia, mais seis cidades do Médio Paraíba e duas da Região Centro-Sul Fluminense receberam os aparelhos. A doação dos rádios transmissores, solicitados durante os encontros regionais dos comandantes das guardas municipais foi possível após a assinatura de um termo de cooperação voltado à cessão dos equipamentos.

Para que pudessem aprender a operar os equipamentos, os agentes passaram por uma capacitação no Centro de Qualificação Profissional de Itatiaia, na Vila Odete. As aulas foram ministradas por dois agentes da corporação que receberam treinamento especializado. “Para conhecer os equipamentos, os guardas assistiram aulas teórica pela plataforma, onde puderam conhecer as funções do rádio e o seu alcance.  Já na aula prática, com duração de duas horas, os agentes aprenderam a operar  os rádios de forma eficaz”, comenta o comandante.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar