Grebal realiza evento duplo nesta noite em Barra Mansa – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeVariedadesGrebal realiza evento duplo nesta noite em Barra Mansa

Grebal realiza evento duplo nesta noite em Barra Mansa

Grebal realiza evento duplo nesta noite em Barra Mansa

BARRA MANSA

O Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal) realiza nesta noite um evento duplo: Na ocasião, será lançado o livro ‘Fragmentos de Espanha’, do escritor Francisco Evandro de Oliveira, e a inauguração da exposição ‘Criatividad’, do artista plástico Silvio Fernandes. O evento acontece na sede do Grebal, na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, nº 44, Centro, Barra Mansa. O início é às 19h30min, com entrada franca.

De acordo com o presidente da instituição, Rozan Silva, é com muita satisfação que o Grêmio recebe tais eventos. “A exposição estava dentro do nosso planejamento e foi escolhida para dar inicio ao ano cultural. Silvio é um artista da cidade e trabalha com as duas facetas é pintor e escultor. Já Francisco Evandro é grebalista há dois anos e é a primeira vez que lança um livro seu na instituição. É um escritor brasileiro e lança seus livros também na Europa”, destaca Rozan.

‘Fragmentos de Espanha’ é uma conscientização filosófica. Especula sobre o êxodo nordestino, dando-lhe, pela primeira vez, a voz escrita. Seu texto pode ser um marco, se entendido como expressão real da linguagem do seu povo. Inovadora, também, é a releitura que faz do Nordeste. É ‘uma viagem ao contrário’, uma vez que é a fala de um nordestino no Rio de Janeiro e em Três Corações. É o homem que, para conhecer seu lugar, deve ter estado em outro. O livro está elaborado em quatro vertentes do tempo com sua pilastra inicial descrevendo fatos reais e histórico do autor em seu passado de criança, seus momentos no Rio de Janeiro e sua ida a Brasília, há um salto no tempo e os personagens se encontram em uma Espanha de outrora com rápidas passagens por Portugal e Itália. Há outro hiato temporal e novamente eles se reencontram na guerra civil espanhola com desfecho inusitado na II guerra mundial. Outro fabuloso salto e há um desfecho emocionante na atualidade. Assim está alicerçado os Fragmentos de Espanha, o qual é sem sombra de dúvida uma bela obra.

Todas as obras de ‘Criatividad’ são criadas sem nenhuma referência de forma exterior. Os quadros coloridos com composição abstrata, cujo autor tendo à frente apenas uma tela em branco e, de acordo com sua emoção e inspiração naquele momento, começa a colorir, a princípio de forma aleatória e, logo a seguir, sente que o quadro necessita de equilíbrio. É nesse momento que aflora a verdadeira criatividade pelas cores, agora em harmonia. O autor se preocupa com o futuro espectador da obra, sendo sua finalidade precípua sempre criar com objetivos não comerciais, mas de realização como artista plástico.

 

Os artistas

Francisco Evandro de Oliveira

Pseudônimo Farick é Oficial da Reserva do Exército, Professor de Matemática e Física com Pós – graduação em Instrumentação para o ensino da Matemática, Pós-Graduação em Psicopedagogia, Especializado em Planejamento Educacional e Especializado em Medidas de Aceleração de Aprendizado. É escritor e poeta com 20 livros publicados e 35 livros escritos para serem publicados. Pertence a várias academias nacionais e a três academias internacionais.

Vencedor de diversos certames literário nacionais e internacionais e foi agraciado com diversas comendas nacionais e internacionais. Recebeu em 17 de dezembro de 2017 da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos, A medalha e Diploma Ruy Barbosa. Na mesma data recebeu O certificado de moção por excelência de seu trabalho. Recebeu em 23 de Outubro de 2017, o prêmio Machado De Assis, pela excelência de sua obra. Recebeu em 24 de setembro de 2017, a Comenda Pablo Neruda – em Santiago do Chile. Recebeu em seis de dezembro de 2016 o diploma do concurso Grebal, por ter obtido a 8ª colocação no concurso de prosa e poesia daquela cidade.

Publicou em 21 de dezembro de 2012 o livro ‘A Valsa dos Versos’ pela ZMF editora. Publicou em 2013 ‘Folhas ao Vento’. Publicou em Março de 2013 no salão do livro em Paris o livro L’amores Dècalé, pela Divine Editora. Dentre suas inúmeras premiações e condecorações, destacamos ainda a medalha e diploma Luiz Vaz de Camões, o qual foi ofertada pela Editora Mágico de Oz –Ilha da Madeira-Portugal, por ter sido considerado um dos melhores escritores da língua portuguesa de 2015.

Recebeu em Março de 2012 a medalha D’argeant ofertada pela Academie Du Mérite et Dévolumente de Paris–França. Recebeu em Outubro de 2007, o prêmio especial do Concursi di Poesia, Prosa e Arti Figurativi da Accademia Internazionalli II Convívio – Castiglioni di Sicília-Italia o qual foi ofertado ao seu livro O Galo de Bombaim, como melhor livro de contos estrangeiros. É membro de diversas Academias de Letras, dentre elas a de Búzios, Vitória, Fortaleza, Piracicaba, entre outras. Membro correspondente do Grebal.

Silvio Fernandes

Participou de 69 exposições, esta é a septuagésima, sendo 55 coletivas, 12 individuais e duas coletivas internacionais (EUA e Portugal). Participou em cinco edições do Salão do MAM de Resende, um salão em Piracicaba, e do Salão do MAM de Belo Horizonte, edição centenária, tendo sua obra catalogada. Dentre os prêmios recebidos destacam-se Menção Honrosa da AMAN, duas medalhas de ouro por escultura, em Volta Redonda, e troféu do 28º Batalhão de Volta Redonda. Possui diversas esculturas instaladas em locais públicos, tais como no PAC, Ponto de Ação Cultural (Lagarto, Aranha e Moite), No Belvedere em Barra do Piraí (Coruja Gigante), no Colégio Verbo Divino (Coruja pousada sobre símbolo) e Apae-BM (Flor). Criou troféus para o Sesc, foi jurado em salões de arte, realizou diversas palestras e oficinas sobre o assunto.

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar