Festa e devoção à Nossa Senhora da Conceição em Angra dos Reis – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCulturaFesta e devoção à Nossa Senhora da Conceição em Angra dos Reis

Festa e devoção à Nossa Senhora da Conceição em Angra dos Reis

Amanhã será realizada a tradicional procissão pelas ruas do Centro de Angra dos Reis - Divulgação

Festa e devoção à Nossa Senhora da Conceição em Angra dos Reis

O Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Angra, se aproxima e o calendário de festividades religiosas e culturais continua com muitas atividades para os angrenses e também para os visitantes do balneário. A programação para homenagear a Santa que teve início do dia 29 de novembro segue até sexta-feira, dia 8, quando se comemora oficialmente o Dia de Nossa Senhora da Conceição, e na ocasião será realizada a tradicional procissão pelas ruas do Centro de Angra dos Reis.

O andor da santa sairá da Igreja da Matriz às 17 horas e percorrerá as Cônego Bittencourt, Honório Lima, Arcebispo Santos, do Comércio, Praça General Osório e Rua da Conceição até voltar à Igreja. Após a missa, às 20h30min, haverá programação cultural em frente à Igreja da Matriz.

O tema da festa esse ano é: “Maria, Mãe de Jesus, auxiliai-nos em nossas necessidades” e a cidade já está enfeitada com bandeirinhas brancas e azuis, anunciando a festividade de Nossa Senhora da Conceição.

LENDA
Nossa Senhora da Conceição não é padroeira de Angra por acaso, a festa em sua homenagem acontece desde 1632. A chegada da Imagem da Imaculada Conceição, vinda de Portugal, a então Vila dos Reis Magos da Ilha Grande nos ajuda a entender essa história. A Imagem tinha como destino uma vila em Itanhaém, litoral de São Paulo, mas caía uma tempestade todas as vezes que a embarcação tentava partir. Isso seria um sinal divino revelando que a santa queria ficar na cidade. A devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi propagada de geração a geração até os dias de hoje.
BARRAQUINHAS
As populares “barraquinhas” também já são tradição junto as festas de Nossa Senhora da Conceição. Este ano elas foram montadas na Praia Do Anil, ao lado do Centro de Informações Turísticas. Esta mudança facilita o acesso da população, uma vez que há um número maior de estacionamentos disponíveis. São mais de cinqüenta barraquinhas, além de parque de diversões, praça de alimentação e apresentações musicais a partir das 21h, até o dia 10 (domingo) à meia-noite.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Quarta-feira, dia 6 – às 19h30min
TEMA: SENHORA DA VISITAÇÃO, CONDUZI-NOS EM NOSSA MISSÃO
Preside a Eucaristia: Frei Luiz, IFE (Conceição de Jacareí)
Animação: O.T.C., O.F.S. e Ir. São Benedito
Doação: biscoitos

Quinta-feira, dia 7 – às 19h30min
TEMA: SENHORA DA PIEDADE, FAZEI-NOS VIVER A COMPAIXÃO
Preside a Eucaristia: Frei Donizetti Barbosa, O. Carm. (Lapa/Rio de Janeiro)
Animação: Juventude Paroquial
Doação: Fraldas Geriátricas – tamanho: G (doação específica para a Associação de Caridade São Vicente de Paulo – Asilo)
OBS: Não haverá Missa da Esperança

Sexta-feira, dia 8
6 horas – Alvorada;

7h30min – Missa;

10 horas – Missa Solene;

16 horas – Missa;

17 horas – Procissão: saída da Matriz, percorrendo as ruas Cônego Bittencourt, Honório Lima, Arcebispo Santos, do Comércio, praça General Osório, rua da Conceição até a Matriz.
Em continuidade ao Ano Nacional Mariano, celebrado no Brasil por ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, celebraremos a nossa novena fazendo referência a alguns dos títulos atribuídos à Maria que estão presentes na nossa paróquia e nas paróquias vizinhas. São títulos que revelam a presença maternal de Maria nas diversas realidades da vida do povo de Deus.
Programação Cultural
Às 20h30min – em frente à Igreja Matriz.
Quarta-feira, dia 6 – Apresentação da Banda Petrus;
Quinta-feira, dia 7 – Apresentação da cantora Dayse Dutra e Banda;

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar