Empreendedorismo também é para os biólogos – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoEmpreendedorismo também é para os biólogos

Empreendedorismo também é para os biólogos

Lucas Mascarenhas é formado há quatro anos integra a equipe da Produsa Ltda EPP - Divulgacão

Empreendedorismo também é para os biólogos

BARRA MANSA

Conhecido por cuidar de plantas, animais e ecossistemas, em geral, o biólogo é o profissional que trabalha para a preservação do meio ambiente. Porém, no atual cenário do mercado, nem sempre ideias convencionais garantem empregos, e de acordo com a Resolução 227/2010, estabelecida pelo Conselho Federal de Biologia – CFBio, o biólogo pode atuar em três grandes áreas: produção; meio ambiente e biodiversidade e saúde; biotecnologia.

Sob o incentivo de empreender, com o Lucas Mascarenhas foi diferente. Formado há quatro anos pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Lucas integra hoje a equipe da Produsa Ltda EPP – uma empresa que presta diversos serviços como operação de estação de tratamento (ETA, ETE e ETE com reuso), análises laboratoriais, caminhões de hidrojateamento e sucção para limpezas de fossas, caixas de gordura e desobstrução de tubulações , onde começou como estagiário e, atualmente, é supervisor-técnico e sócio. “É um aprendizado diário. Todos os dias, temos que buscar novidades na área, conhecer melhor os nossos concorrentes – que podem nos ensinar muito -, buscar novas parcerias e, principalmente, entender melhor a necessidade dos nossos clientes para melhorarmos ainda mais a qualidade dos nossos serviços”, contou o jovem empreendedor, acrescentando que, ao seu ver, a tendência na profissão atualmente seja a área de prestação de serviço para pequenas e médias empresas.

Segundo Mascarenhas, há uma deficiência em relação à destinação de resíduos, tratamento de água, esgoto e requisitos legais e, por isso, profissionais de outras áreas estão migrando para áreas de biólogos. Por isso, é importante que o profissional esteja atualizado e tenha uma formação que vá proporcionar a ele estar preparado para os desafios do mercado de trabalho. “Sou extremamente grato ao UBM e, em especial, ao coordenador do curso de Biologia, Prof. Me. Leonardo de Almeida Amado, que, já no início da faculdade, apresentava palestras de profissionais de sucesso da área. Isso me ajudou muito a enxergar o mercado e a desenvolver um lado empreendedor, o que me fez investir também em um novo segmento, dando início a outra empresa, que oferece serviços de limpeza e desinfecção de reservatório de água potável”, destacou Lucas.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Comentários
  • Esse é meu amigo, gente fina, empreendedor e camarada.

    30/11/2017

Comentar