Conservando o tesouro mais precioso – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeA Voz Evangélica - Pr. Gerson CostaConservando o tesouro mais precioso

Conservando o tesouro mais precioso

Conservando o tesouro mais precioso

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4:7).

O maior tesouro que temos é a nossa fé, definida pelo escritor aos Hebreus: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:2).

Ao longo da vida cada um guarda aquilo que julga ser mais precioso ou desejável. Alguns guardam amizades, experiências e recordações. Outros colecionam títulos e bens. E há aqueles que guardam tristezas, amarguras e ressentimentos. O apóstolo Paulo foi categórico ao afirmar que guardou a fé.

Escrevendo a Timóteo, aprisionado em um calabouço úmido e escuro e aguardando a morte, Paulo, no fim da carta, resume com um só fôlego a sua história: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (II Timóteo 4: 7). Paulo entendia que mesmo a morte mais trágica na prisão mais escura, levado a cabo pela perseguição à sua fé, não aconteceria fora do tempo de Deus. Seu coração estava em paz e sua alma, cheia de esperança. Ele não reclama que irá morrer cedo demais nem gasta tempo acusando seus opressores.

Como enfrentar lutas sem se amargurar? Parece-me que a resposta está no início da mesma carta: “Dou graças a Deus…” Em meio ao combate, oposições, pressões e críticas, devemos continuamente identificar os motivos de gratidão- e dar graças a Deus. Deixemos de lado a vitimização, as reações acusadoras e os corações inconformados e passemos a dar graças a Deus. A gratidão nos conduz ao contentamento da alma e glorifica o seu nome.

Finalmente Paulo conclui e resume a sua história afirmando “Guardei a fé”. O verbo guardar é o mesmo usado no texto em que o jovem rico pergunta a Jesus o que ele deveria fazer para alcançar a vida eterna e Jesus responde: “Guarde os mandamentos”. O ensino bíblico é claro, guarde a sua Fé como quem guarda o tesouro mais precioso.

Em meio à caminhada, lute sem permitir que as amarguras se instalem, tendo sempre na mente os motivos de gratidão a Deus. Complete cada passo e, ao fim, toda carreira apontando para Cristo e não para você. Sobretudo guarde a sua Fé como quem guarda um incomparável tesouro. A Fé em Jesus Cristo é reveladora e nos permiti ver as coisas como elas são. À medida que cremos, passamos a enxergar melhor a bondade de Deus e somos tomados pela gratidão e pelo contentamento. A medica que cremos enxergamos melhor o nosso pecado, sendo levados ao sincero arrependimento. À medida que cremos, descansamos, pois entendemos com a mente e sentimos com o coração que Deus está conosco todos os dias e nos guarda até o dia final! Guarde a sua Fé em Jesus Cristo. Deus nos abençoe!

Reverendo Gerson Costa – Ministro Jubilado da Igreja Metodista Wesleyana – Pastor/conferencista e cantor evangélico

Contato com esta coluna: prgersoncosta@hotmail.com

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Comentários
  • Realmente a fé é o maior tesouro, sem ela não da para viver, precisamos acreditar para ter uma meta na vida.

    25/04/2018

Comentar