Conselho Estadual de Educação discute detalhes para início das aulas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoConselho Estadual de Educação discute detalhes para início das aulas

Conselho Estadual de Educação discute detalhes para início das aulas

Reunião ocorreu na Faetec, onde funcionará curso superior - Foto: Divulgação

Conselho Estadual de Educação discute detalhes para início das aulas

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj), recebeu na tarde de ontem, uma comissão do Conselho Estadual de Educação para reunião, realizada na Faetec, no bairro Barbará. Entre os assuntos tratados, inspeção obrigatória para início das aulas da primeira Faculdade Pública de Barra Mansa, que funcionará no local com o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet com Foco em Empreendedorismo Digital, a partir de março deste ano.

O termo de cooperação entre a prefeitura de Barra Mansa e a Faetec para a abertura do primeiro curso superior tecnológico gratuito de Barra Mansa foi assinado pelo prefeito Rodrigo Drable (MDB) em outubro de 2017. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet com Foco em Empreendedorismo Digital com processo seletivo para o primeiro semestre de 2018 através das três últimas notas do Enem.

Para que a Faculdade Pública em Barra Mansa entre oficialmente em funcionamento é necessária a autorização por parte do Conselho Estadual de Educação. Durante a visita, a comissão responsável pela inspeção verificou as dependências do local onde será instalada a faculdade, conferiu documentos necessários e se reuniu com professores e funcionários. O relatório final com a autorização será entregue até a próxima segunda-feira, dia 5.

Segundo o diretor da unidade Faetec Barra Mansa, Ricardo Said, a autorização por parte do Conselho Estadual de Educação marca o início da Faculdade Pública no município. “Com o aval do Conselho Estadual ainda essa semana, nós poderemos agilizar o processo para que as aulas iniciem a partir de março por conta do recesso de carnaval e do processo seletivo dos estudantes através das notas do Enem”, explicou. Ele ainda afirmou que a partir do segundo semestre será aberto um vestibular específico para o ingresso na Faculdade Pública de Barra Mansa.

PARCERIA

Para Ricardo Said, a parceria com a prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação foi um dos pontos que colaboraram para a abertura da Faculdade Pública no município. “Esse apoio está sendo um ponto essencial para o funcionamento da unidade. O prefeito Rodrigo Drable abraçou essa ideia conosco. Nosso quadro de professores foi composto por 60% da Rede Faetec e 40% da Rede Municipal de Educação”, ressaltou o diretor da Faetec Barra Mansa.

De acordo com o gerente de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Osias Alves Penha, que estava representando o subsecretário Ricardo Rosas, a prefeitura está empenhada em colaborar para que a Faculdade Pública seja uma grande oportunidade de crescimento para os moradores. “É um desejo do prefeito Rodrigo Drable que a faculdade aconteça e agregue valor a Barra Mansa e aos moradores. Como gerente do RH da Educação, meu papel será fazer o termo de cooperação funcionar no que diz respeito à contratação de professores, fornecendo profissionais da nossa Rede e proporcionando assim uma qualificação melhor aos alunos do curso superior”, reforçou.

Sistemas para Internet com Foco em Empreendedorismo Digital

O curso superior de tecnologia que será oferecido na primeira Faculdade Pública de Barra Mansa será o de Sistemas para Internet com Foco em Empreendedorismo Digital. Para o diretor da Faetec Barra Mansa, Ricardo Said, o curso prevê uma vasta área de atuação no mercado de trabalho na região.

“Nós já vimos o termo Empreendedorismo Digital em diversas feiras na região como a Flumisul em Barra Mansa. Nesses eventos, vários jovens que propõem soluções tecnológicas para problemas da comunidade através da criação de startups. Essas mesmas pessoas vão poder participar da Faculdade Pública de Barra Mansa. Tem um campo muito vasto com diversas vagas de estágio e emprego e existe uma carência na região de profissionais nesse ramo. Nós esperamos que o aluno formado na faculdade soma valor tanto para a cidade como para a região Sul Fluminense”, destacou.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar