Cidade de Paraty se prepara para IX Folia Gastronômica – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCulturaCidade de Paraty se prepara para IX Folia Gastronômica

Cidade de Paraty se prepara para IX Folia Gastronômica

Todas as atividades são gratuitas, sendo necessária apenas inscrição para participar - Divulgação

Cidade de Paraty se prepara para IX Folia Gastronômica

A cidade se prepara para a nona edição da Folia Gastronômica, que acontece entre sexta e domingo, dias 10 a 12, em vários pontos do município. Com a co-realização do Sesc Paraty, o evento pretende agregar a programação, teatro, música e oficinas. Diversos convidados poderão trocar experiências do universo gastronômico de outros lugares, proporcionando um momento de importantes intercâmbios entre os profissionais e para o público.

A IX Folia Gastronômica está focada no universo paratiense e coloca a cidade como referência, rica nas bases e valores locais. Paraty tem uma longa trajetória na valorização da sua cultura alimentar e ganhou no último mês o título de Cidade Criativa pela gastronomia. Com esta chancela da Unesco, assume compromissos em todos os níveis da cadeia que move a gastronomia local.

Essa ação integra um novo movimento cultural enquanto preserva ofícios tradicionais e gera empregos qualificados para seus jovens com incentivo a circuitos gastronômicos criativos que se fortalecem como referência em turismo cultural para explorar os novos caminhos de base comunitária.

A IX Folia Gastronômica de Paraty conta com diversas parcerias como a da Coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Paraty que organizou a programação para a criançada, com oficinas, receitas e brincadeiras, ou de entidades organizadas como Polo Gastronômico, Economia Solidária, Ceramistas, Associação dos Produtores de Cachaça, que vão garantir e aquecer Paraty durante o fim de semana do evento.

Nos restaurantes, pratos especiais serão servidos por até R$ 39,90 e no Largo de Santa Rita, um espaço gastronômico será criado, com comidas, artesanato, música e aulas show. Além disso, a programação vai rodar a cidade com opções na Casa da Cultura, Forte Defensor Perpétuo e Fazenda Bananal. E uma boa novidade é que os eventos são todos gratuitos, sendo necessário apenas fazer uma pré-inscrição.

Programação

A programação completa e mais detalhes dobre o evento podem ser obtidos através do site: http://foliagastronomica.com.br/2017/. Dúvidas também podem ser esclarecidas através dos telefones: (24) 3371-4516 e 3371-8415.

CIDADES CRIATIVAS

No dia 31 de outubro, a cidade foi incluída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na lista da Rede das Cidades Criativas. Criada em 2004, a lista conta com 180 cidades em 72 países diferentes homenageadas pelas habilidades de criação de seus povos. A Rede engloba sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Essa rede tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades comprometidas em investir na criatividade como uma propulsão para o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e aumento da influência da cultura no mundo.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar