Câmara de Vereadores poderá modificar Lei de Incentivo ao Esporte em Resende – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaCâmara de Vereadores poderá modificar Lei de Incentivo ao Esporte em Resende

Câmara de Vereadores poderá modificar Lei de Incentivo ao Esporte em Resende

Audiência foi pedida pelo vereador Tiago Forastieri para discutir diretrizes e políticas públicas para o esporte em Resende - Divulgação

Câmara de Vereadores poderá modificar Lei de Incentivo ao Esporte em Resende

RESENDE

A Câmara de Vereadores poderá modificar a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte para que volte a ser implementada. A ideia foi sugerida durante a audiência pública realizada na noite de quarta-feira, no Plenário Jorge Miguel Jayme, no Centro Histórico da cidade. A audiência foi pedida pelo vereador Tiago Forastieri (PSC) com o objetivo de discutir diretrizes e políticas públicas para o esporte na cidade. Na oportunidade, também foi dado o pontapé inicial para a implantação do Conselho Municipal do Esporte – cujo objetivo será o de incluir os atletas da cidade nas decisões relacionadas a essa área. Participaram do encontro os vereadores Renan Marassi (PPS) e Davi Manuel de Jesus Silva (MDB); o secretário de Fazenda do município, Paulo Roberto Russo; o secretário de Esportes em exercício, João Carlos da Cunha; o representante do Coletivo Esportivo Rodrigo Soares e o atleta Gabriel Garros, entre outros. O público, composto principalmente de atletas e seus familiares, também compareceu em peso ao encontro.

Principal assunto da audiência, a adaptação da lei de 2012, que caiu em desuso no município, foi sugerida pelo secretário de Fazenda e encampada pelos parlamentares presentes, como alternativa para que volte a ser aplicada, beneficiando o Esporte. “O intuito é solucionar questões técnicas envolvendo esta lei municipal, de forma que o Município vote a utilizá-la sem correr o risco de descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Vejo com muita tristeza e preocupação esta falta de apoio por parte da Prefeitura; precisamos buscar alternativas com urgência”, apontou o vereador Tiago Forastieri.

O secretário de Esportes em exercício, por sua vez, apresentou uma relação das atividades esportivas e recreativas desenvolvidas pela secretaria, que incluem Futsal, Futebol, Handebol, Ginástica, Karatê, Judô, Zumba, Treinamento Funcional, Jazz, entre outros, para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Também foram listados os projetos apoiados pela secretaria, como o da ONG Esperança do Futuro e o Gente Eficiente.

Na oportunidade, Gabriel Garros e Rodrigo Soares afirmaram que muitos atletas deixaram de ser contemplados pela Prefeitura na atual gestão e fizeram perguntas sobre o valor gasto com cada uma das atividades oferecidas à população, a periodicidade das aulas, o local, o número de profissionais de Educação Física contratados etc. Uma vez que essas dúvidas não foram sanadas durante a audiência, Forastieri se comprometeu a fazer um requerimento de informações oficial sobre o assunto para enviar a Prefeitura. “Após a resposta do Executivo, os dados serão divulgados a todos os interessados”, afirmou.

Gabriel e Rodrigo destacaram ainda o sucesso do encontro em reunir as partes envolvidas, expor as demandas dos esportistas e selar compromissos para que os objetivos traçados possam ser alcançados. “O agendamento das reuniões para a adequação da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e para a criação do Conselho Municipal do Esporte são passos importantes”, avaliou Gabriel.

EMENDAS IMPOSITIVAS

O vereador Forastieri lembrou que dedicou o equivalente a R$ 25 mil em Emendas Impositivas para o Esporte e afirmou que o setor tem papel importante no aquecimento da economia. “O investimento no Esporte ajuda a alavancar áreas como o Turismo e o Comércio, contribuindo para aumentar o faturamento de negócios variados e, até mesmo, aumentar a arrecadação do Município, num círculo virtuoso. Daí a importância de – mesmo em tempos de crise – não deixarmos a área do Esporte entregue à própria sorte”, informou o parlamentar.

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar