BuZum! Chega a Itatiaia e apresenta dois espetáculos – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeVariedadesBuZum! Chega a Itatiaia e apresenta dois espetáculos

BuZum! Chega a Itatiaia e apresenta dois espetáculos

BuZum! Chega a Itatiaia e apresenta dois espetáculos

Depois de passar por diversas cidades do interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, chega a Itatiaia, o projeto BuZum!, promovido pelo Ministério da Cultura com o patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. Os dois novos espetáculos do teatro de bonecos, o ‘Mamulengo’ e ‘Que lixo é lixo?’ Serão apresentados nos próximos dias 28,no campo da Campo da Casa da Cultura , no Centro da Cidade e no dia 29, Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, em Penedo, com os horários das sessões às 9 horas,  9h40min, 10h20min, 11 horas, 13h30min, 14h10min e 14h50min.

Em setembro de 2017, o BuZum! completou sete anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar. Afinal são 300 mil quilômetros rodados para realizar nove mil apresentações a aproximadamente meio milhão de pessoas em 1.000 escolas públicas de 250 cidades em nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

O enredo de Mamulengo envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a ‘Capital do Mamulengo’. O texto é assinado por Beto Andreetta e a direção está a cargo de Wanderley Piras.

Concebido por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, o espetáculo Que lixo é lixo? tem direção de Wanderley Piras. Com objetos cênicos desenvolvidos a partir de embalagens descartáveis como caixas de leite, garrafas pet e latas de alumínio, a peça mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos. O enredo envolve dois astronautas que, durante uma viagem espacial, percebem que nosso planeta está sufocado com o lixo gerado pelo homem. Ao retornarem à Terra, os astronautas contam às crianças os estragos causados pelo lixo, ressaltando, de forma lúdica e divertida, a importância de reutilizar e reciclar o que chamamos de ‘lixo’.

ENSINAMENTOS

Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz  levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula – em disciplinas como português, história, geografia e matemática – expandindo, assim, os conhecimentos do aluno por meio de charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. As crianças presentes na plateia recebem um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças; e o gibi BuZum! em Quadrinhos, que traz o enredo de espetáculos do projeto no divertido formato de história em quadrinhos.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar